Vendas online no setor imobiliário

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Já há algum tempo que a forma como fazemos negócios está mudando, poucos anos atrás era loucura se alguém falasse que uma empresa sem ter nenhum hotel seria muito forte no setor de hospedagem, ou que uma empresa sem frota de carro seria destaque na locomoção de passageiros e tantas outras formas de negócio que temos visto acontecer. Porque até alguém ter uma ideia fora da caixa o “impossível” era “impossível”. As vendas online no setor imobiliário não é diferente, até alguém começar a ter presença online e provar que isso é valido, era apenas loucura ou investir dinheiro e esforço para não ter retorno.

Plataforma imobiliária

O mercado imobiliário tem seguido as mudanças que outros setores sofrem, mas, porque será? Porque as pessoas que “consomem” em outros setores também consomem no setor imobiliário. O que quero dizer que, na verdade não é apenas o setor que está mudando e sim as pessoas, com isso as empresas necessitam se adaptar, e dependendo do caso até se reinventar.

Mas estamos falando de vender imóvel pela internet com apenas um clique? Acho um pouco difícil ainda, mas não impossível, afinal vimos exemplos acima de “causas impossíveis” que foram solucionadas, mesmo antes de serem problemas.

Agora quando falamos em vender online não estamos nos referindo a vender com um clique apenas, mas sim na união de clientes, imobiliárias e corretores através da internet. Envolver e captar cada vez mais as pessoas interessadas em imóveis ao seu negócio e a partir do primeiro contato com seu negócio começar a alimentar esse lead até o ponto que ele efetue a compra. Esse trajeto do início do contato até o fechamento da venda pode não ser rápido, dependerá do momento que esse lead está, mas o que cabe a empresa é interagir com ele até o fechamento do negócio.

A relação das pessoas com a internet 

Hoje a grande maioria das pessoas estão online, seja em um notebook, desktop, tablet ou celular. Com certeza o início da tomada de decisão delas é sem mesmo sua empresa ficar sabendo, pesquisando no Google, buscando sites de imobiliárias e corretoras, buscando vídeos no Youtube, pelas redes sociais, enfim a busca começa antes mesmo de encontrar com seu negócio. Quando esse potencial cliente entrar em contato com sua empresa querendo um imóvel, por qualquer meio online que seja, você tem que ter equipe pronta para atendê-los.

O ideal é que você conheça seu potencial cliente (persona), sua forma de consumir produtos, serviços e informações do seu setor e quais as tecnologias que utilizam. Com essas informações em mãos fica mais fácil de se comunicar e vender pela internet seu imóvel e o principal saber onde será investido esforços para interagir com seu público.

Um planejamento para atuação online é essencial para o sucesso dos seus negócio e poderá variar de empresa para empresa, você deverá verificar sua estrutura e quanto está disposto a investir para que suas vendas online ocorram.

Seguem abaixo algumas dicas para atuação online:

Sites e blogs

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Um site é essencial para atuação online, ele é a cara da sua empresa online. Por se tratar de um negócio imobiliário o site deve ser clean e moderno, com fotos feitas de forma profissional. E não esqueça, pode ser o primeiro contato de uma pessoa com sua empresa, fotos feias e não profissionais irão espantá-lo.

Se tiver dinheiro para investir e analisar que vale a pena pode ser implementado tours em 3D para melhor experiência do cliente.

Vídeo Marketing

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A tendência de consumo de informação na internet hoje são os vídeos pela sua praticidade e facilidade, mas para que desperte interesse deve ser feito de forma profissional para não depreciar sua empresa.

Blogs

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Os blogs são uma boa pedida para trazer as pessoas para seu negócio, com ele você pode alimentar os seus leads e ser referência no setor que atua. Não esqueça de fazer conteúdos direcionados para sua persona (público-alvo).

Chats em sites, blogs

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Os chats são bons para tirar dúvidas rápidas de quem se interessou por alguma proposta sua mas ainda ficou com alguma dúvida. É importante após o primeiro contato continuar a se relacionar com essa pessoa.

WhatsApp

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Hoje em dia o whatsapp entrou no mundo das vendas, ele pode ser usado de duas formas passiva e ativa:

Passiva – Quando no seu site tem um link para acesso ao seu zap automaticamente ou até mesmo o número de contato.

Ativa – Você se relaciona de forma ativa com seus potenciais clientes seja individualmente ou em grupos. O inicio da comunicação parte de você

Email marketing

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Ainda muito usado o e-mail marketing é uma boa opção, com ele você pode oferecer ofertas direcionadas aos seus clientes e o principal alimentar seu potencial cliente com informações, seja do seu próprio blog ou informações que sejam úteis para ele.

Redes sociais

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Quando falamos de redes sociais as possibilidades são grandes, você deverá analisar onde estão as pessoas que você quer interagir para ver onde será sua atuação. Pode ser o Facebook, twitter, Instagram…. O importante é que aonde você decidir estar deverá ter presença ativa, caso contrario não verá resultados.

Sites de divulgação de produtos – Marketplaces

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Existem sites que possibilitam que você coloque seu produto a venda. Alguns exemplos são os marketplace: OLX e Facebook (também tem opção de marketplace). Como é sua empresa que estará lá, não esqueça, sempre atento para responder e tenha imagens profissionais.

As empresas estão cada vez mais tendo que reduzir seus custos e oferecer maior qualidade aos seus clientes. Há pouco tempo vi empresas do setor imobiliário fazendo negócios apenas entregando chave para o seu possível cliente e na espera do cliente retornar com a resposta, será que esse é o caminho ou  estreitar e aproximar as pessoas potenciais ao seu negócio? Caso queira ler mais sobre esse assunto acesse o site Marketing Digital e Vendas Online.

Artigo escrito por Ricardo Euclydes Nazar do site Cia do Marketing.

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