Saiba se o mercado de investimento imobiliário é afetado pelas alterações da Bolsa

By On
investimento imobiliário

O mercado imobiliário sempre foi uma excelente opção de investimento. Desde a época dos avós, ou mesmo de nossos pais, é bastante comum ouvir a máxima. Aplique seu dinheiro em imóvel, pois é um bom investimento. O fato é que é realmente possível tirar uma renda extra, de aluguel, por exemplo, ou deixar a residência de herança; talvez por esse motivo, que imóveis tenham se tornado uma das aplicações mais queridas entre os brasileiros.

Para compreender melhor se esta é mesmo uma aplicação segura e quais são os fatores que influenciam a sua rentabilidade, é preciso compreender primeiro como é essa aplicação e quais são suas características principais. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que se trata mesmo de uma aplicação segura, mas com baixíssima liquidez. Isto é, na prática, caso seja necessário resgatar o dinheiro de um imóvel, não é um processo simples e rápido

Por esse motivo, uma alternativa ao imóvel, os fundos de investimento imobiliário são cada vez mais escolhidos pelos investidores e têm ganhado bastante força nos últimos anos.Hoje, apesar de não serem mais os queridinhos, como há alguns anos, ainda são bastante escolhidos por grande parte da população.

Saiba se o mercado de investimento imobiliário é afetado pelas alterações da Bolsa

Mas o que são fundos de investimento imobiliário?

Os FII são constituídos como condomínios, assim como todos os outros fundos, e por isso, as cotas condominiais podem ser adquiridas por diferentes investidores, que se tornam cotistas no momento da aquisição. Apesar disso, o titular das cotas não possui direitos legais sobre os imóveis em si e, por isso, também não respondem por quaisquer obrigações contratuais.

Além disso, é permitida aos FII a aquisição de títulos relacionados a outros empreendimentos do setor, como os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) ou as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs). A maneira de investir em fundos de investimento imobiliário é bastante parecida com a compra de ações, e, por essa razão, é bastante afetado pelas oscilações da bolsa, já que esse tipo de fundo é negociado na B3.

Por essa razão, é possível comprar as cotas durante as ofertas públicas ou mesmo negociando com outros investidores, no chamado mercado secundário. Tal operação pode ser realizada por plataformas de negociação online, disponíveis em corretoras de valores (home broker).

A valorização das cotas é um dos pontos positivos quando falamos em fundos de investimento imobiliário. Na prática, é possível ganhar dinheiro vendendo suas cotas por um preço maior que o de compra. Assim como ocorre na negociação de ações de empresas. Assim, a volatilidade encontrada em todo o mercado de ações também pode ser vista na negociação dos FIIs. Há lucros ou prejuízos em cada compra/venda.

A maior diferença é que, no caso dos fundos, o lucro é distribuídos a todos os cotistas, e parte dele ainda é dada ao gestor do fundo como forma de pagamento pelos serviços prestados na B30. Como negociações, a chamada taxa de administração.

Além disso, a aplicação em fundos imobiliários é rápida, prática e muito parecida com o processo de compra a venda de ações. Costuma ser acessível, o que é favorável à entrada de pequenos investidores no mercado.

Leia também: Fazer investimento financeiro e aluguel de imóveis, ao mesmo tempo, é uma boa opção?

Como já dito anteriormente, a liquidez dos fundos de investimento imobiliário talvez seja um dos principais atrativos, já que, diferentemente de imóveis, a facilidade de negociação torna os FIIs uma boa opção para quem necessita resgatar recursos investidos.

Saiba se o mercado de investimento imobiliário é afetado pelas alterações da Bolsa

FII possui o mesmo risco que ações?

Assim como os fundos de ações, os fundos imobiliários também sofrem risco de mercado. Por causa justamente da volatilidade da bolsa de valores. Isto é, existem diversos fatores, como a crise política, ou mesmo a recuperação econômica. Fatores que podem influenciar o setor como um todo e, claro, a queda ou alta desses fundos.

Além desse risco, os fundos imobiliários ainda possuem risco de liquidez. Por ser um condomínio, não é possível que os investidores resgatem suas cotas antecipadamente. Ele deve ocorrer apenas no vencimento da cota. Por essa razão, caso necessite de dinheiro rápido, não é possível obtê-lo antes do prazo.

Uma alternativa é negociar essas cotas para outro investidor. Nesse ponto, o processo funciona também na bolsa, como em ações. Afinal, nem sempre é possível encontrar pessoas dispostas a comprá-lo. O que pode tornar o processo de liquidez ainda mais demorado.

Agora que você já sabe mais sobre o mercado imobiliário, o que acha de investir e comprar um imóvel? Comece acessando o nosso ebook e escolhendo o bairro que mais te agrada.

Saiba se o mercado de investimento imobiliário é afetado pelas alterações da Bolsa

Deixe uma resposta