Saiba como deixar sua casa sustentável

By On
Saiba como deixar sua casa sustentável

Vai reformar ou construir um novo lar para você e a sua família? Pois então, antes de levantar poeira nós recomendamos que você dê uma conferida neste post para conhecer melhor o conceito de casa sustentável.

A ideia pode ser aplicada de diferentes maneiras, com alternativas que vão das mais simples às mais estruturais para o imóvel. E para que você não fique de fora dessa tendência que chegou para ficar na engenharia civil, preparamos este post!

Confira conosco, e descubra os benefícios que se pode obter por meio da construção de uma casa sustentável e também algumas novidades no mundo da construção que podem fazer do seu lar um local ainda mais cômodo e engajado com a preservação do nosso futuro!

O que significa uma casa sustentável?

As definições podem variar, aqui e ali, mas a essência da casa sustentável se ampara em uma construção que gera ou reaproveita recursos naturais para que não sejam desperdiçados.

Em uma época na qual muito se discute o desperdício de fontes de energia findáveis — como a água, por exemplo —, essa tendência mostra o quanto pode ser benéfica não apenas para os moradores de sua casa, mas para toda a sociedade. Especialmente, se mais pessoas adotarem uma ou mais medidas que possam contribuir para um futuro mais sustentável.

Vale destacar também que existem diferentes tipos de modelos sustentáveis para o lar. Com adiantamos, eles podem ser pensados em detalhes ou na própria construção do imóvel. Casas de madeira, por exemplo, são erguidas a partir de materiais renováveis, que não impactem o meio ambiente, portanto. Também podemos apontar, aqui, a construção a seco, já conhece?

Quais são as vantagens diretas e indiretas de uma casa sustentável?

Durante a execução de obras, a casa sustentável pode se mostrar rapidamente como um atrativo para os futuros moradores — além da preocupação com o meio ambiente que citamos logo acima. E, entre as principais vantagens que podem ser observadas com essa alternativa envolta em sustentabilidade, destacamos as seguintes:

Grande economia de energia elétrica

Casas sustentáveis tendem a fazer pouco uso de energia elétrica porque seus projetos arquitetônicos privilegiam o uso de luz natural nos ambientes. Isso sem falar nas possibilidades em usar a energia solar para abastecer o lar — falaremos mais a respeito adiante.

A casa livre de toxinas

A decoração industrial, para citar apenas um exemplo, é fortemente pautada pelo uso de concreto, cimento, metais e cores vívidas em muitos casos. Para muitas pessoas, o uso equivocado de tintas e outros elementos pode se traduzir em um ambiente nocivo.

Algo que é previamente evitado no planejamento de uma casa sustentável. Como já citamos anteriormente, o uso de matérias-primas naturais ou mesmo recicláveis e renováveis permite que a casa seja menos “tóxica”. Impacta menos a natureza e os moradores do lar.

Nesse sentido, para não perder as cores desejadas para agregar vida aos ambientes, uma dica; opte pelas tintas à base de cal, que são menos agressivas.

Possibilidade de usar “eletrodomésticos sustentáveis”

Aqui, é menos uma vantagem, mas um complemento que pode trazer um selo de sustentabilidade maior à sua residência: o uso de eletrodomésticos que carregam em suas configurações um consumo menos exagerado de energia elétrica. Para tanto, uma dica: procure sempre por aparelhos que levem o selo Procel.

Viu como existem bons motivos e vantagens em aproveitar os recursos que uma casa sustentável tem a oferecer? Que tal conferirmos, a seguir, quais são as principais tendências aplicadas nas construções e que podem inspirar você replicá-las no seu imóvel?

Quais são as tendências de aplicação em uma casa sustentável?

Se, por um lado, existem muitos mitos que envolvem a busca por um imóvel, quando falamos em casa sustentável essa questão é tão objetiva quanto transparente. Quer ver só? Basta conferir as principais soluções pensadas para casas e apartamentos ultimamente:

Telhado verde

Primeiro, a cobertura da casa recebe uma camada de impermeabilização, seguida da aplicação de solo fértil e também de vegetação. Isso faz com que sua residência ganhe um jardim suspenso que, naturalmente, contribui com a redução térmica no interior. Além da possibilidade de:

  • Captar energia solar;
  • Tratar efluentes;
  • Coletar água da chuva.

Captação de água da chuva

Não é só com o telhado verde que podemos reutilizar o recurso. Por diferentes métodos de coleta você pode armazenar a água e usá-la para atividades que não demandem o uso do recurso portável, como em descargas de vasos sanitários ou para a limpeza do lar, roupas e até mesmo do automóvel.

Captação de luz solar

Mais uma vez, uma atividade que independe do telhado verde, mas pode ser aproveitado para isso. A energia solar está inclusive, entre as grandes tecnologias e métodos sustentáveis da construção civil porque oferece mais economia e sustentabilidade aos moradores da casa.

Ventilação natural

Não há segredo: ao aproveitar a ventilação natural na própria maneira de construir a casa, você e a sua família serão beneficiados com um lar arejado e sempre fresco.

Tijolos ecológicos

Assim como o concreto reciclado tem sido considerado como medida sustentável de construção, o tijolo ecológico não foge à regra: feito com um polímero encontrado em algas e também com lã, o material é mais resistente e possui um invejável isolamento térmico.

Telhas solares

Por fim, temos as telhas solares que servem como um complemento ao tópico de captação de energia solar. Elas absorvem a energia a partir de painéis fotovoltaicos que a convertem na geração de energia elétrica. Dependendo do porte do projeto, a maior parte do consumo pode ser aproveitado por meio das telhas, o que impacta positivamente na redução da conta, no fim do mês.

Começar grande ou pequeno com a casa sustentável?

Com base nas dicas que vimos aqui dá para ter uma ideia aproximada de quais projetos demandam mais tempo e investimento e quais podem ser continuamente aperfeiçoados, não é mesmo?

Por isso, consideramos que toda hora é uma boa hora para considerar a transformação do seu lar em uma casa sustentável. Faça de acordo com a sua disponibilidade e colha, de imediato, os frutos de um lar muito mais focado na preservação do meio ambiente.

E caso você conheça outras alternativas que podem ajudar na construção ou reforma de uma casa sustentável, compartilhe-as conosco, no campo de comentários, para ampliarmos essa discussão!

Agora que você já sabe como tornar a sua casa sustentável, acesse o nosso site e encontre o imóvel ideal para você e sua família.

Saiba como deixar sua casa sustentável

Deixe uma resposta