Glossário do mercado imobiliário

By On

Toda especialidade de atividade remunerada possui um glossário exclusivo, com o qual os especialistas daquele ramo estão acostumados. Entretanto, para aqueles que não possuem familiaridade com a profissão é possível aparecer incertezas ao conceito de dadas palavras ou expressões, o que influência negativamente na compreensão da conversa. 

O mercado imobiliário é um bom exemplo. Nele existem diversos conteúdos que ouvimos falar, porém, não entendemos muito bem. Circunstância que é capaz de produzir incertezas naquele que está adquirindo uma casa. glossario-do-mercado-imobiliario

Refletindo sobre isso, estruturamos esse glossário, possuindo algumas palavras e expressões que são usadas no cotidiano pelos agentes de imóveis. Veja!

Alienação fiduciáriaglossario-do-mercado-imobiliario

 

Ao adquirir uma residência ou terreno, levando em consideração os meios de consórcio ou financiamento, o imóvel fica como garantia de quitação da dívida até ser pago. Portanto, falamos que a residência está “alienado”, isto é, ele não pode ser vendido para outrem, até liquidar o montante devido. Desta forma, ao quitar a dívida aquele que está comprando obtém definitivamente a posse do imóvel. 

Contrato de Gavetaglossario-do-mercado-imobiliario

É como se fosse um contrato só que não é oficial. Ou seja, o contrato de gaveta registra no papel o que as partes planejam verbalmente sem que seja um contrato oficial. 

 

Por exemplo, você adquire uma casa e diz que vai pagar em cinco parcelas trimestrais. Para que o vendedor não fique sem garantia, uma das partes elabora um contrato 

Para não ficar apenas na palavra, o comprador ou o vendedor redige um documento detalhando exigências de liquidação da dívida. Dado o fato do documento não ser registrado em cartório usamos a expressão de que ele ficará “guardado na gaveta” e tem a função de garantir o combinado entre o comprador e o vendedor, se for necessário.

Outra circunstância, se você ainda está quitando um financiamento e vende o apartamento, por exemplo, para outrem que garante continuar pagando as prestações que faltam, sem registrar essa negociação em cartório. Logo, para dar segurança para você, o vendedor, é possível assinar um contrato de gaveta. 

Não podemos esquecer que esse tipo de transação abrange altos riscos demandando que as partes tenham confiança mútua.

Usucapião

glossario-do-mercado-imobiliario

Se uma pessoa ocupa um imóvel por muito tempo, como se fosse a real proprietária dele, ela pode receber o direito de domínio sobre aquele bem. Ou seja, o usucapião é uma forma de aquisição do imóvel pelo uso.

Contrato De Promessa De Compra e Venda

glossario-do-mercado-imobiliario

Esse se caracteriza por ser um documento prévio em que os envolvidos se pactuam, uma parte, a vender uma residência, e a outra parte, a comprá-la, atendendo os requisitos de pagamento detalhadas no documento. Por exemplo, o contrato é usado se uma pessoa adquirir uma casa que está sendo construída e é concluída no momento em que o comprador quita a dívida e aquele que vende transfere definitivamente a residência.

Não deixem de conferir nossos imóveis na plataforma online da Benvenuto, além de acompanhar nosso instagram – @benvenutobrasil – e o nosso facebook. 

Gostou das informações? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

glossario-do-mercado-imobiliario

Deixe uma resposta