Entenda se existe ou não uma melhor opção de investir em imóveis

By On
Entenda se existe ou não uma melhor opção de investir

Quando estamos falando sobre investimentos, é preciso entender que há várias variantes. A primeira delas é o perfil do investidor.

Cada investidor deve ter em mente qual é a finalidade e o objetivo do seu investimento e a partir disso tomar decisões e escolher o melhor investimento de acordo com a sua realidade e expectativa.

Dessa maneira, não existe uma única opção favorável para se investir em imóveis, mas, sim, a qual vai ser a mais vantajosa para um perfil específico. O que é melhor para uma pessoa, pode não ser melhor para outra.

Na hora de escolher um investimento imobiliário é fundamental avaliar todos os pontos dele, percebendo quais são as suas vantagens e quais são as suas desvantagens e também se ele combina com o seu estilo de vida.

Vamos mostrar alguns pontos importantes que devem ser levado em conta na hora de investir em imóveis.

Entenda se existe ou não uma melhor opção de investir

Investimento em Imóveis através de Compra de propriedades

Uma das formas mais comum e mais antiga de se investir em um imóvel é através da compra de propriedades. Alguns investidores compram e alugam e outros compram, reformam e vendem.

Esses investidores devem ter um perfil mais ativo, pois, precisam colocar a mão na massa efetivamente. Ou seja, deverão visitar imóveis, se preocupar com melhorias, lidar com imobiliárias, lidar com pequenas ou grandes reformas entre outras coisas.

Portanto, precisarão também ter mais tempo e mais paciência, pois, esse investimento não apresenta um tempo de retorno fixo, já que algumas vezes o contrato aluguel não acontece tão rápido e a reforma pode ter atrasos, alongando o processo de venda.

Esse tipo de investimento é interessante para quem gosta de estar envolvido diretamente no setor imobiliário brasileiro e tem prazer em lidar com imóveis.

A Benvenuto é uma imobiliária do futuro que surgiu para facilitar e intermediar esse tipo de investimento. Através da venda de imóveis, a Benvenuto conecta investidores a propriedades.

Investimento em Imóveis através de Compra de fundos e títulos imobiliários

Esse tipo de investimento de imóveis requer um outro perfil de investidor, o qual vamos chamar de passivo, já que ele não se envolve diretamente com o imóvel.

Através da compra de fundos ou títulos imobiliários, o investidor se torna um cotista de um empreendimento imobiliário dos mais variados tipos.

O investidor lucra com a valorização e o rendimento das cotas, vendendo cada uma por um preço maior do que o seu valor de compra.

Geralmente, esses investimentos apresentam prazos específicos, por isso, a data de retorno do investimento é garantida.

Além disso, em alguns casos, não é necessário o pagamento de IOF (imposto sobre operações financeiras). O que também pode ser vantajoso.

Dessa forma, esse investimento é interessante para quem quer estar envolvido no setor imobiliário brasileiro de forma indireta.

Ou seja, existe ou não uma melhor opção de investir em imóveis?

Ambos investimentos vão sofrer com as variações do mercado imobiliário, mesmo atuando diretamente ou indiretamente nesse setor.

Então quando o mercado imobiliário está quente, ambas opções são possíveis e quando está frio, ambas opções também sofrem.

Outro ponto é que ambos trazem possibilidades diferentes de fazer renda, por isso é preciso colocar na ponta do lápis qual é o que te dará maiores benefícios a curto e a longo prazo.

Você iria lucrar mais recebendo um aluguel ou com a venda da casa depois da reforma? Você entende de mercado de investimentos? Você precisa do dinheiro agora ou para daqui 10 anos?

Tudo vai depender do que você precisa, quanto você quer investir, quanto espera lucrar e quando quer ter esse retorno.

Analisando os dois tipos de investimentos, os fundos e títulos imobiliários se tornam mais atrativos e uma melhor opção, pois são mais práticos, rápidos e fáceis de lidar.

Mas isso só quem pode decidir é você, realizando análises concretas através da calculadora. Coloque cada opção em números, e resolva de forma analítica.

Esperamos que você consiga tomar a melhor decisão tanto para os seus objetivos de vida pessoal como para os seus objetivos de vida financeira.  

Entenda se existe ou não uma melhor opção de investir em imóveis

Deixe uma resposta