Descobrindo os bairros: Vila da Serra

By On
Descobrindo os bairros: Vila da Serra

O Vila da Serra é um bairro novo na divisa entre os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima. Criado em 1982, a sua ocupação só ocorreu efetivamente nos anos 2000. Todavia, o ápice do bairro só ocorreu em 2006, com o surgimento de inúmeros empreendimentos e a saturação do seu bairro vizinho, o Belvedere.  

O Biocor surgiu em 1984 como primeiro empreendimento do bairro. Desde então, o Vila da Serra tem se tornado o destino natural de investimentos de alto padrão e concentra excelentes oportunidades de investimento imobiliário. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

O crescimento do bairro foi tardio, mas não foi desordenado. Novos hospitais, escolas, prédios comerciais e residenciais, além de um corredor de lojas e restaurantes, brotaram para atender o mesmo perfil de moradores e visitantes dotados de alto poder aquisitivo. A principal avenida do bairro, a Alameda Oscar Niemeyer, a antiga Seis Pistas, passou a fervilhar. 

As primeiras construções usavam terrenos de 4 mil metros quadrados, sendo que no Belvedere os lotes eram bem menores, com 500 metros quadrados. 

Juntamente com bairros da região centro-sul, como o Lourdes, e do seu vizinho Belvedere, o Vila da Serra está entre os bairros mais valorizados de BH e região.  

O Vila da Serra é considerado a expansão da Zona Sul, porém conta com um metro quadrado mais em conta.  

Recentemente, um grande número de lançamentos comerciais, com a mais alta tecnologia, pretende tornar a região, dentro de poucos anos, num coração financeiro de ponta, permitindo, ao morador, trabalhar no bairro. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Bares e restaurantes 

Como citado anteriormente, um dos marcos do crescimento do Vila da Serra é um corredor de lojas e restaurantes. Nesse corredor, localizado na Alameda Oscar Niemeyer, se encontram grandes e famosos bares e restaurantes da região metropolitana de Belo Horizonte. 

Na antiga Seis Pistas podemos encontrar estabelecimentos como o Tmak, Duke n Duke, Akemi, Ah!Bon, Vila Monjardim Costelaria e Botequim, Devotos Sport Bar, Eddie Fine Burger, Bacco’s e muitos outros. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Um dos destaques vai para o Craft Station, um descolado e agradável espaço de cervejas especiais. O bar é especializado em cervejas e com grande variedade de opções, mais de 300 rótulos. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Em outros endereços podemos encontrar restaurantes como o 68 La Pizzeria e o Omília, um charmoso restaurante de culinária internacional. 

Quando o assunto é comer um lanche ou tomar um café, a querida Boca do Forno conta com a sua unidade Soho, em Nova Lima. O Mocca também é um dos queridinhos da região, localizado na Alameda do Ingá, é famoso pelos seus deliciosos cafés, além de contar com a versátil possibilidade de ser utilizado como espaço de eventos. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Saúde 

O Vila da Serra é referência quando o assunto são hospitais. O primeiro empreendimento do bairro, o Biocor é um grande hospital geral. 

No bairro conta-se também com a presença do Hospital de Olhos, um dos maiores hospitais de oftalmologia do país e, o maior especialista em Síndrome de Irlen do país. 

Além desses, contamos com a presença do Hospital Vila da Serra. Hospital que nasceu do sonho de um grupo de médicos mineiros que tem o objetivo oferecer assistência de qualidade, de forma integral, à mulher, à criança e à família. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

O Bairro também conta com a presença de diversas farmácias, com destaque para duas grandes Araújos e uma Droga Raia.  

Educação 

Um dos marcos do crescimento do Vila da Serra diz respeito ao seu crescimento organizado e ao surgimento de escolas.  

O Destaque no assunto educação vai para a faculdade Milton Campos, que possui suas duas unidades localizadas no bairro. O campus I se encontra na Rua Senador Milton Campos e o Campus II está localizado na Alameda Oscar Niemeyer. 

O Vila da Serra é responsável por sediar também uma das unidades do Instituto Metodista Izabela Hendrix, uma renomada instituição de ensino privada, criado pela missionária americana Martha Watts e sendo um colégio inicialmente destinado à educação de mulheres.  

O bairro conta com a presença de outras escolas, incluindo escolas de inglês famosas como a Green Idiomas e o Wizard.  

Lazer 

Quando o assunto é praça, infelizmente, o Vila da Serra deixa a desejar. Todavia, é importante salientar que o “A Nossa Praça”, projeto que fecha espaços de Belo Horizonte e os destina para lazer saiu dos morados do bairro mencionado nesse artigo. 

Em 2015, a Associação de Moradores do Vila da Serra começou um processo para tentar fazer com que a prefeitura de Nova Lima disponibilizasse um grande terreno, que estava vazio, para a construção de uma praça. 

Infelizmente, nenhuma praça existe no bairro, mas foi através da movimentação de seus moradores, que o “A Nossa Praça” surgiu. 

O bairro conta com a presença de uma unidade da boate Wood’s, casa noturna com sertanejo ao vivo e DJ’s.

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

É importante mencionar a proximidade do bairro ao BH Shopping, o maior shopping de Belo Horizonte.  

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Grande parte dos moradores do Vila da Serra encontram no BH Shopping um grande espaço e variedade de lazer. 

Há, porém, um destaque para a paisagem natural com bela vista para as montanhas (Mata do Jambreiro) e a possibilidade de se realizar passeios por lá. 

Torre de Nova Lima 

A Torre AltaVila Central Class foi criada para ser um centro de entretenimento, abrigando 72 lojas, mas a previsão não se concretizou. O prédio já chegou a ser ocupado pela Hard Rock Café, mas a casa de shows fechou as portas em 2014, diante do fraco movimento. O restaurante japonês Hoshi, inaugurado em 2007, também não resistiu.  

Atualmente, o movimento no prédio é gerado por aproximadamente mil funcionários da empresa de consultoria Accenture, que funciona no terceiro andar desde 2014. O salão de festas, no quarto andar, ainda está aberto a locações.  

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Segurança 

Cabe salientar que por não estar rodeado por nenhuma favela, o Vila da Serra é considerado um bairro extremamente seguro.  

Outra característica que influência, e muito, na segurança é a distância dos grandes centros urbanos. 

O VIla da Serra é um bairro tranquilo, com clima ameno e proximidade coma natureza. 

Ponto positivo 

Por se encontrar em Nova Lima, o bairro possui impostos e taxas como IPTU, mais baratas, todavia, para muitos, a sua distância pode ser um problema. 

Ponto negativo 

A distância é o maior problema para aqueles que estudam e trabalhar em BH. Todavia, o trajeto daqueles que moram em Nova Lima é de fluxo menos intenso do que daqueles que se deslocam de Belo Horizonte para lá. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Felizmente, o bairro Vila da Serra é um bairro bastante completo e que vem crescendo e só tende a crescer cada vez mais, por isso, é possível viver integralmente na região. 

Um problema, não só do Vila da Serra como de toda a região metropolitana de Belo Horizonte é o trânsito. 

Todavia, é importante ressaltar que o prefeito de Nova Lima tem reconhecido o problema e tem se mobilizado a fim de resolver, pelo menos em partes, a questão da mobilidade. 

Se você busca qualidade de vida para sua família ou quer fazer um ótimo investimento a sua oportunidade está no Vila da Serra.

Acesse o nosso site e procure o imóvel ideal para você e sua família. 

Descobrindo os bairros: Vila da Serra

Deixe uma resposta