Decoração industrial: dicas e ideias

By On

A decoração industrial vem se tornado cada vez mais comum em casas e apartamentos. Para entender melhor como fazer uma decoração dessa é importante saber de onde ela surgiu. Pensando nisso a Benvenuto escreveu esse artigo sobre decoração industrial: dicas e ideias.

O estilo teve origem na década de 70 em Nova York, no bairro do Brooklyn. Esse bairro era conhecido por ser perigoso e de periferia, onde ondas de crimes eram comuns e o turismo não chegava. Hoje, o Brooklyn mudou completamente. O bairro se tornou um recanto de artistas e pessoas modernas que fogem da loucura de Manhattan.

História

Foi entre os anos 1950 e 1970 que o estilo industrial chegou à decoração, quando antigas fábricas abandonadas começaram a servir como moradias. Esses antigos galpões se tornaram residências urbanas e ficaram conhecidos como lofts.

Esses espaços amplos, repletos de tijolos e tubulações aparentes, madeira, metal e muito concreto, servem de referência para a criação, dispensando paredes em prol de ambientes integrados e quartos cinza.

Esse estilo está cada vez mais comum no Brasil. Como não é de nosso costume utilizar antigas fábricas como moradias, por aqui acabamos decorando as casas e apartamentos se inspirando nos lofts do Brooklyn.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre a decoração industrial, seus traços e características.

Concreto e tijolo

No design industrial a inspiração tem muito a ver com as características primarias das construções. Construções que ficam expostas, sem acabamento em paredes e pisos de tijolo e cimento. O acabamento fica a cargo da suavidade do décor, trazendo o equilíbrio entre a rigidez das estruturas e traz aconchego aos ambientes. Escolha materiais naturais como a madeira e tecidos macios como o algodão e a lã.

Decoração industrial: dicas e ideias

Espaços amplos

Assim como nos galpões industriais, os ambientes que seguem este estilo são amplos e funcionais, planejados para integrar os espaços de convivência com charme e praticidade. Sem paredes para isolar as pessoas, sala, copa e cozinha se fundem em um único espaço. Desse modo, a decoração industrial se torna ideal para receber amigos e familiares com muito conforto e estilo.

Decoração industrial: dicas e ideias

Encanamentos aparantes

Encanamentos aparentes também fazem parte da estrutura crua presente no estilo industrial. Quando colocados em evidência, acabam por criar uma atmosfera urbana e moderna na decoração. O truque é equilibrar o peso dos metais expostos. Basta dar vida aos ambientes através de acessórios descontraídos e cores vibrantes.

Decoração industrial: dicas e ideias

Dois em um

O estilo industrial é sobre a otimização dos espaços. Os ambientes não só se fundem, como acumulam funções. Uma sala pode se transformar em quarto durante a noite, por exemplo. Ou sua cozinha e sala de jantar passam a ocupar o mesmo ambiente. Tudo é possível quando trabalhamos os espaços com criatividade.

Decoração industrial: dicas e ideias

Acessórios

Uma maneira de incorporar o estilo industrial na decoração, sem alterar a estrutura da casa, é mudando os acessórios. Invista em lâmpadas e bancos de metal, com acabamento em materiais rudimentares e uma combinação descolada de cores neutras com tons mais vibrantes. O papel de parede ou pintura para criar um efeito de tijolos ou concreto exposto é também uma excelente opção.

Decoração industrial: dicas e ideias

O vintage

O estilo vintage se conecta muito bem com a decoração industrial. Esse tipo de decoração utiliza objetos antigos, como vitrolas, máquinas de escrever, móveis antigos… Tudo isso combina muito bem com a decoração industrial e ajuda a criar uma atmosfera aconchegante.

Decoração industrial: dicas e ideias

Gostou do nosso artigo? Quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos e gratuitos? Então acesse nosso ebook e descubra BH com a Benvenuto.

Decoração industrial: dicas e ideias

Deixe uma resposta