Conhecendo o bairro São Bento

By On
Conhecendo o bairro São Bento

Localizado na Região Centro-Sul de BH, o São Bento, antes de seu loteamento, já foi responsável pelo abastecimento da capital mineira. Junte-se a Benvenuto e fique conhecendo o bairro São Bento.

História

O bairro São Bento fazia parte da antiga Colônia Afonso Pena, área reservada para pequenas fazendas e produtores rurais, que abasteciam a capital com seus produtos.

Apesar de ser considerado um tradicional bairro de Belo Horizonte, o São Bento é relativamente novo. O começo de sua urbanização e, ocupação, teve início na década de 1970. Nessa época, ele foi desmembrado do Santa Lúcia, que havia tido seu loteamento aprovado em 1928.

O seu primeiro loteamento foi aprovado em 1972. A criação de vias como as avenidas Prudente de Morais e Raja Gabaglia acabou por impulsionar o desenvolvimento do bairro.

A fama de tradição talvez tenha relação com a sua vizinha, de classe alta. O bairro conserva certa tranquilidade, com ruas poucos movimentadas, arborizadas e limpas,  boa parte da área é estritamente residencial.

Conhecendo o bairro São Bento

Origem do nome

Existem duas versões para o nome: A primeira, estaria ligada ao Mosteiro Nossa Senhora das Graças, dirigido por monjas beneditinas, devotas de São Bento. Já a segunda estaria relacionada ao nome do patriarca da família responsável pelo loteamento do bairro, o Sr. Bento Simão.

Outro possível nome é o de Ex-Colônia Afonso Pena, nome que diz respeito a história e origem do bairro São Bento.

O São Bento nos dias de hoje

O bairro, que tinha como principal referência a Paróquia São Bento, construída em 1986 e desenhada pelo arquiteto Roberto Simão, também da família que deu origem ao bairro, hoje tem como uma de suas principais referências o colégio Santo Tomás de Aquino.

A Paróquia, considerada a antiga principal referência foi edificada com o apoio dos moradores do bairro, morados que frequentam a igreja assiduamente.

Conhecendo o bairro São Bento

O bairro é predominantemente composto por casas, por estar inserido em Área de Diretrizes Especiais (ADE). Esse talvez seja o seu principal diferencial em relação a outros bairros, como por exemplo, seu vizinho Santa Lúcia.

O bairro apresenta vias em homenagem a figuras de prestígio, como Helena Antipoff, Arthur Bernardes e Antônio Cadar.

Infraestrutura

A  entrada do bairro, pela Avenida Prudente de Morais, concentra os poucos edifícios e comércio do São Bento. O resto da vizinhança é composto por casas luxuosas e espaçosas, com belos jardins.

É um lugar privilegiado pela situação geográfica, com vários pontos de entrada e saída. Isso facilita o ir e vir de quem mora lá. O São Bento já nasceu com vocação residencial, com lugares agradáveis para fazer caminhadas.

A Praça República do Líbano é uma das principais referências do bairro. A praça possui área verde, espaço aberto e é um excelente programa gratuito para toda família.

Um dos primeiros prédios levantados no bairro foi o da Escola Santo Tomás de Aquino, que se mudou de uma casa no Centro para o São Bento em 1978. A instituição de ensino, considerada uma das principais referências do bairro, ocupa área de 11 lotes.

Conhecendo o bairro São Bento

Bares e restaurantes

BH é a capital dos bares e isso não é surpresa pra ninguém. Quando pensamos em bares várias coisas vem a nossa cabeça. Cerveja gelada, espetinho, e muito mais. No São Bento isso não é diferente. Com música ao vivo e movimento, o Do Chef conquistou os moradores do bairro.

Outro espaço do São Bento que atraí muita gente é nada mais, nada menos do que o Porcão. Rede de restaurantes com rodízios de carnes de alto padrão, o Porcão está presente na Avenida Raja Gabáglia.

Por último, mas não menos importante, um dos queridinhos do bairro: O Projeto Sabor. Com lanches, açaí e almoço todos os dias, o Projeto Sabor é um espaço de culinária natural que faz muito sucesso entre os moradores do São Bento.

Gostou do nosso artigo? Busca por conforto e tranquilidade? Então o São Bento é o bairro certo para você. Acesse nosso site e encontro o imóvel dos seus sonhos.

Conhecendo o bairro São Bento bairro

Deixe uma resposta