Conhecendo o bairro Santo Agostinho

By On
Conhecendo o bairro Santo Agostinho

Limitado pelo triângulo formado pelas avenidas Amazonas, Olegário Maciel e Contorno, o bairro Santo Agostinho é considerado um dos melhores lugares para se viver em BH.

Localizado na Zona Sul de Belo Horizonte, o Santo Agostinho é considerado um bairro de classe média-alta e classe alta.

Sua localização é considerada privilegiada e os seus bairros vizinhos são responsáveis por exprimir parte das vantagens de se morar por lá. Cercado pelos bairros de Lourdes, Barro Preto, Centro, Cidade Jardim, Gutierrez Prado e Savassi, o Santo Agostinho se encontra na melhor região da capital mineira.

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

Origem do bairro

Formado em 1934 após a instalação do Colégio Santo Agostinho, fundado por padres agostinianos, o bairro Santo Agostinho, que leva o mesmo nome do colégio, ganhou forma.

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

Ocupado a princípio por favelas formadas às margens dos córregos Leitão e Barroca. A diferenciação entre a comunidade simples e o alto luxo começou na década de 1950, quando as moradias foram todas retiradas e, a área, disponibilizada para a Universidade de Minas Gerais (que, hoje, é a UFMG).

Cortado pelas avenidas Olegário Maciel e Barbacena, o bairro possui vias de acesso privilegiadas e arborizadas. Além de uma topografia plana, áreas de lazer bem cuidadas e uma completa rede de serviços. Com tudo isso, Santo Agostinho se tornou um dos melhores bairros de BH.

Educação

Já que o bairro ganhou vida graças a instalação de um dos melhores e mais renomados colégios da capital mineira, o tema educação merece destaque.

Além do Colégio Santo Agostinho, o bairro abriga uma unidade do Colégio e Pré-vestibular Bernoulli, o Colégio PIO XII, A Escola Estadual Maestro Villa Lobos e a Escola Municipal Marconi.

Além desses colégios, podemos encontrar no bairro o Instituto Cultural Cecília Meireles e a Faculdade Novos Horizontes.

Vale mencionar que próximo ao bairro encontram-se outros colégios aclamados pelos moradores de Belo Horizonte, como por exemplo o Colégio Loyola, que encontra-se próximo a muitas residências do bairro.

Saúde

Um dos destaques do bairro vai para o hospital Mater Dei, que possui uma unidade na rua Gonçalves Dias.

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

Além do hospital, é importante mencionar que o Santo Agostinho possui diversas farmácias, dentro e fora do bairro.

Diamond Mall

O Diamond Mall é considerado por muitos como integrante do bairro de Lourdes. O seu endereço, inclusive, se pesquisado na internet, vem como Lourdes.

Todavia, é importante mencionar que o Diamond Mall integra o lado da Olegário Maciel onde encontra-se o bairro Santo Agostinho. A avenida, é responsável por delimitar os bairros, de um lado Lourdes, do outro, Santo Agostinho.

O Diamond Mall foi inaugurado em 1996, possui 204 lojas e 3 andares, possui mais de 30 lojas exclusivas, com destaque para grifes como Victor Hugo e Hugo Boss. 

O Diamond se encontra onde funcionava o Estádio Antônio Carlos, do Clube Atlético Mineiro, inaugurado pelo clube em 30 de maio 1929, ao lado de sua sede. 

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

Lazer

O destaque do lazer do bairro Santo Agostinho vai para a Praça Carlos Chagas, mais conhecida por Praça da Assembleia.

A praça, recentemente foi reformada para garantir mais segurança e lazer a moradores de todas as idades. Além disso, a Praça da Assembleia conta com a Igreja Nossa Senhora de Fátima, muito frequentada pelos moradores do bairro.

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

O bairro se orgulha, ainda, em ser pet friendly – ou seja, por lá, seu bichinho de estimação é bem vindo e tem todas as condições de ser bem cuidado.

No parque Rosinha Cadar é possível encontrar um espaço específico para que moradores levem seus cachorros para brincar. O que acaba por estimular tanto a boa vida do bichinho quanto a convivência entre vizinhos dentro das áreas do bairro.

Gastronomia

Quando o assunto é gastronomia, o bairro surpreende no quesito qualidade, mas deixa a desejar em relação a quantidade.

O destaque gastronômico do Santo Agostinho é o Vecchio Sogno. Restaurante criado pelo chef Ivo Faria, o Vecchio é considerado por muitos o melhor restaurante de BH.

Restaurante italiano, ao longo de sua existência colecionou uma série de prêmios. Como seu próprio nome sugere, ele surge do antigo sonho de um chef de chefiar a cozinha de seu próprio restaurante.

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

Informações extras

O bairro Santo Agostinho possui diversos órgãos públicos em suas imediações. Dois exemplos são a Sede Regional do Banco Central e a Procuradoria Geral do Estado.

No bairro podemos encontrar também a sede da CEMIG e o Edifício JK, que atualmente é considerado um monumento histórico. O projeto foi feito em 1952 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e o cálculo estrutural coube ao engenheiro Joaquim Cardoso.

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

Gostou do nosso artigo? Gostou do Santo Agostinho? Então acesse o nosso site e encontre o imóvel ideal para você e sua família.

Conhecendo o bairro Santo Agostinho

 

 

Deixe uma resposta