Conhecendo a história do bairro Serra

By On
Conhecendo a história do bairro Serra

Bairro nobre, localizado na região centro sul de Belo Horizonte, o Serra é uma das opções preferidas dos habitantes de classe média e classe média alta da capital mineira.

Seu nome deriva do Córrego da Serra, com nascente no atual Parques das Mangabeiras e atualmente canalizado.

História

No início da recém-criada Belo Horizonte, tudo o que se via na região do bairro Serra eram grandes chácaras. As chácaras foram planejadas pelo engenheiro Aarão Reis, chefe da Comissão Construtora da Nova Capital.

A área, que se localizava fora dos limites da avenida do Contorno, pertencia à zona suburbana de BH. Durante anos, as chácaras abasteciam a capital mineira com produtos de hortifrúti.

Conhecendo a história do bairro Serra

A atual Estevão Pinto, antiga rua do Chumbo, foi o ponto de partida das construções dessas chácaras. Logo em seguida a rua do Ouro passou a receber moradias com imensos quintais. Por esses motivos a região foi desenhada bem diferente de outros bairros de BH, com terrenos amplos, grandes quarteirões e ruas estreitas.

Os primeiros lotes da região foram vendidos em leilão em 1896, 15 meses depois da inauguração da cidade, no dia 12 de dezembro de 1897. Ali viveram figuras públicas importantes da capital mineira, como o primeiro prefeito da capital mineira, Adalberto Ferraz.

Atualmente, pouco resta dos primórdios do bairro. Entretanto, algumas ruas, com nomes de metais, permaneceram com seus nomes de origem.

Conhecendo a história do bairro Serra

Colégio Sagrado Coração de Maria

A história do colégio é tão importante pra história do bairro que merece parágrafo próprio. Inaugurado em 1930, o antigo Colégio Sacré Couer de Marie, nome devido às suas raízes francesas, só recebia meninas.

O plano original de Aarão Reis era que o espaço fosse basicamente destinado a chácaras. Todavia, com  a inauguração do Colégio Sagrado Coração de Maria, o perfil dos moradores começou a mudar. Na década seguinte, casas se espalharam pelo alto da serra.

Conhecendo a história do bairro Serra

Com construções cada vez mais exorbitantes, o bairro começou a adquirir características e contornos específicos de um bairro nobre. Dois acontecimentos que marcam essa transformação são: a criação do Olympico Club, em 1948, e do Minas II, em 1970.

Mesmo que o endereço do Minas II seja considerado como Mangabeiras, a proximidade dos bairros faz com que a sua criação seja considerada um marco importante para o surgimento e crescimento do bairro Serra.

Serra do Curral

Localizado aos pés da Serra do Curral, o Serra conta com um clima bastante agradável e sensação de ar puro.

O Córrego que nomeia o bairro possui nascente no Parque das Mangabeiras, maior área verde da capital mineira.

Juntos, os bairros Serra e Mangabeiras, foram incluídos como Áreas de Diretrizes Especiais na lei de Uso e Ocupação do Solo de Belo Horizonte com limites altimétricos para suas construções. O intuito dessa inclusão é de preservar a vista da Serra do Curral, que emoldura a cidade.

Conhecendo a história do bairro Serra

Serviços

Ainda que seja um bairro bastante residencial, o Serra possui toda a estrutura comercial necessária para seus moradores. Além disso, os bairros vizinhos ajudam a alimentar o Serra com tudo o que é necessário para a vida em uma metrópole.

No próprio bairro e em suas redondezas, o morador pode encontrar supermercados como Epa, MartPlus, Super Nosso, GranVictoria, além de uma vasta opção de sacolões.

Para serviços de saúde, é um bairro repleto de possibilidades, com vários consultórios médicos às margens da Afonso Pena e da Avenida do Contorno. Próximo a hospitais de renome e qualidade dentro de BH, como o Life Center, e com fácil e rápido acesso ao Vila da Serra e Biocor, em Nova Lima. O bairro também conta com boas opções de drogarias, como Araújo, Pacheco, Droga Raia e uma unidade do laboratório Hermes Pardini.

Resumindo, o bairro Serra abriga grandes empresas, excelentes escolas e é uma das melhores regiões para morar na capital mineira.

Bares e restaurantes

Com excelentes opções para os amantes de um bom happy hour, o Serra destaca-se com estabelecimentos como o Taberna Baltazar. Com decoração que faz jus ao propósito da culinária portuguesa, a oferecida na casa, o Baltazar é sucesso na região.

O bairro conta também com opções como o Sushi Japa Chan, restaurante de culinária oriental que possui várias unidade espalhadas pela cidade. O Néctar da Serra, querido pelos moradores do bairro é uma excelente opção para lanchar e tomar uma água de coco natural.

A Mercearia 130, que conta com uma unidade do bairro de Lourdes, também está presente e é destaque no bairro Serra. O Mello Mercearia também merece destaque, bastante frequentado pelos moradores do Serra, o espaço se encontra em uma das principais ruas do bairro.

Conhecendo a história do bairro Serra

O Minas II, além de ser uma opção de lazer, é responsável por abrigar outro restaurante de sucesso na região.

Eai, gostou do Serra? Então acesse o nosso site e encontre o imóvel ideal para você e sua família.

Conhecendo a história do bairro Serra

Deixe uma resposta