Conheça mais sobre o mercado de aquisição de imóveis na planta no Brasil

By On
Conheça mais sobre o mercado de aquisição de imóveis na planta no Brasil

Seja tempo de crise ou não, o mercado de imóveis na planta dificilmente se manterá estagnado. No Brasil, muitas pessoas passam a vida planejando a compra da casa ou apartamento próprio, a fim de ter um lar em seu nome. Nesse sentido, compras e vendas estão sempre acontecendo. Veja no conteúdo abaixo o um pouco mais sobre as vantagens de se comprar um bem imobiliário na planta!

Financiamento e documentação envolvem menos burocracia

Possuir um imóvel próprio ainda é o sonho de muitos cidadãos brasileiros. Buscando facilitar a aquisição, a maioria das pessoas acaba procurando um financiamento imobiliário, atraídos pelas taxas de juros baixas e os longos prazos de pagamento. No entanto, mesmo sendo uma boa escolha, é preciso saber que adquirir um financiamento pode envolver uma boa burocracia.

Nesse sentido, comprar imóveis na planta possui suas vantagens, visto que o processo de financiamento é mais fácil. Os 30% de entrada, por exemplo, normalmente podem ser parcelados junto às construtoras. Com isso, fica mais fácil de fechar o contrato de compra do imóvel antes de requisitar um financiamento — em geral, três meses antes da conclusão da obra.

Com a liberação do Habite-se — documento que comprova que o imóvel está em condições plenas de ser utilizado — pela construtora, o comprador já deverá estar com o financiamento em vigência. No entanto, é provável que isso não seja um empecilho burocrático: podendo parcelar a entrada até que o financiamento seja necessário, há tempo para se organizar financeiramente.

Falando em burocracia, uma outra vantagem está relacionada a papelada do imóvel. Por ser o primeiro proprietário, o comprador dificilmente enfrentará problemas nessa questão. Os documentos são novos, o que ajuda a garantir a sua legitimidade e, além deles serem entregues todos em dia para o novo proprietário.

Imóveis na planta são mais vantajosos financeiramente

Uma das principais vantagens em se comprar imóveis na planta é a sua valorização ao longo do tempo. Tomemos o seu preço antes da construção como “valor inicial”. No caso da compra, a pessoa irá pagar tal montante à construtora para obter a posse do imóvel. Conforme passar o tempo, ele estará cada vez mais valorizado.

Nesse sentido, depois de, por exemplo, dois anos, o seu valor total, provavelmente, será maior — e quem ganha com isso é o seu proprietário. Financeiramente, a pessoa que comprou um imóvel antes deste estar pronto para morar, sai em vantagem no fato da valorização — já que ela pagou o menor preço possível pelo bem.

Comprar um apartamento ou casa de outra pessoa pode ser bom para o comprador, mas, com certeza, será melhor ainda para quem está vendendo. Com o imóvel valorizado, é ele quem irá sair com o lucro da operação.

Além disso, há fator “moderno”. Sendo recém lançado, o imóvel terá todas as suas instalações zeradas, sem uso. Isso ajuda a atrair a atenção de potenciais compradores, visto que, além de mais conforto para morador, também ajuda a valorizar o preço final do imóvel em caso de vendas.

Pelo tempo de obra, é mais fácil de planejá-lo do jeito ideal

Se tratando do lar em que moramos, no geral, preferimos que a sua decoração e as suas instalações sejam de acordo com os nossos gostos, não é mesmo? Comprar móveis novos, itens de decoração e eletrodomésticos acabam sendo tarefas necessárias em alguns casos de mudança. Ao comprar um imóvel que ainda não está pronto, há muito mais tempo para planejar isso.

Nesse sentido, o apartamento na planta acaba sendo o desejo de quem quer planejar o seu lar da forma mais minuciosa e detalhista possível. Quando se compra um imóvel pronto para morar, o processo de decoração e planejamento será feito simultaneamente a estadia no novo lar — o que não necessariamente é ruim, mas pode dificultar a decoração em alguns sentidos.

Decorar a casa do seu jeito demanda uma certa quantia em dinheiro, que, muitas vezes, precisa-se de tempo para juntá-la. Dentre outros motivos, comprar um apartamento que ainda esteja em construção pode facilitar o planejamento.

Quer adquirir um imóvel na planta mas não sabe qual bairro escolher? Acesse o nosso ebook e encontre o bairro ideal para você e sua família.

Conheça mais sobre o mercado de aquisição de imóveis na planta no Brasil

 

Deixe uma resposta