Como organizar a casa: 22 dicas

By On

Saber como organizar a casa e mantê-la arrumada muitas vezes é uma tarefa que exige grande esforço, mas, uma vez que isso se torna um hábito e se consegue manter as coisas sempre nos seus devidos lugares, o acumulo de serviço acaba e não é mais preciso gastar um tempo desnecessário em tarefas que seriam simples.

É muito mais fácil já colocar a bolsa no cabideiro do que jogá-la em cima da cama e mais tarde ter que colocá-la no lugar certo, por exemplo. 

Confira as 22 dicas para manter a casa sempre arrumada:

Como organizar a casa: dicas gerais

como-organizar-a-casa

Organizar a casa é um processo sequencial que funciona basicamente em criar uma rotina e definir os espaços dos objetos dentro da casa. Os que ainda possuem uso são organizados de forma harmoniosa, e os que não são mais utilizados são descartados. Dessa forma, é muito mais fácil manter o ambiente arrumado e poupar trabalho.

1. Otimização dos espaços

como-organizar-a-casa

Cada cantinho da casa pode ser aproveitado e se transformar em um espaço funcional. É só planejar com calma e pensar em novas formas de utilizar espaços nem sempre explorados.

2. Defina o local de cada coisa

como-organizar-a-casa

Quando cada coisa tem um lugar determinado a organização é simplificada. O necessário para manter a casa sempre em ordem, então, é respeitar os locais definidos por você e manter tudo onde deveria estar.

3. Guarde os objetos logo após o uso

como-organizar-a-casa

Essa dica vai de encontro com a anterior: depois de usar, guarde as coisas no lugar. Essa lógica é simples, mas nem tão fácil de seguir todos os dias. Porém, com disciplina sua casa nunca vai ficar bagunçada!

4. Defina uma rotina de descarte de materiais

como-organizar-a-casa

Se livrar daquilo que só ocupa espaço e junta poeira é uma ótima estratégia para organizar a casa. Além de te deixar com menos coisas para guardar e limpar, você abre espaço para coisas nova habitarem o seu lar!

5. Use e abuse de organizadores e rótulos

como-organizar-a-casa

Compartimentar te ajuda tanto na hora de arrumar a casa quanto nos momentos do dia a dia em que você precisa encontrar, pegar e guardar as coisas.

Como organizar a sua cozinha

como-organizar-a-casa

A organização é um processo cíclico, e a mesma ideia vale para a cozinha. Na organização temos um ciclo: descartar, categorizar e organizar. Na cozinha, a dica é deixar os utensílios usados com mais frequência em lugares de fácil acesso, em armários e gavetas mais próximos ou não tão altos. 

6. Otimização dos espaços

como-organizar-a-casa

Quando o armário é muito alto, você acaba perdendo alguns espaços, usar prateleiras e ganchos te ajuda a aproveitar ao máximo cada cantinho da cozinha.

7. Desapegue do que você não usa mais

como-organizar-a-casa

Aqui é aquela hora de separar os utensílios. O primeiro passo que você deve dar é o de selecionar o que não tem mais utilidade. Jogue fora, faça doações. O importante é que você fique apenas com os utensílios da cozinha que realmente serão úteis.

8. Categorize as louças do armário

 

Coloque ao alcance das mãos as louças que você mais utiliza, e as que são usadas com pouca frequência deixe na parte mais alta do armário.

9. Use nichos e potes como organizadores de mantimentos

Além de ser uma opção mais compacta, você consegue saber exatamente onde os alimentos estão e quanto ainda tem de cada um.

10. Separe as panelas por tamanho e utilidade

como-organizar-a-casa

As panelas normalmente vão embaixo da pia, por ser mais perto do fogão. Quando for guarda-las, separe por utilidade: as que você usa com frequência, melhor manter à frente, deixando de mais fácil acesso.

11. Rotule os alimentos

como-organizar-a-casa

O ideal é armazená-los em potes hermeticamente fechados, rotulados e com os devidos prazos de validade.

12. Aposte em cestos e organizadores

como-organizar-a-casa

Cestos e organizadores são a melhor forma de guardar as coisas, e isso vale para materiais de limpeza, alimentos e até a louça lavada na pia.

13. Invista em prateleiras e suportes de parede

como-organizar-a-casa

As prateleiras e suportes de parede são uma forma fácil e prática de otimizar seu espaço. Neles, você pode pendurar panos de prato, guardar temperos e até deixar a louça escorrendo.

14. Faça uso de divisórias para os talheres

como-organizar-a-casa

Guardar os talheres em divisórias é a fórmula perfeita. Você consegue mais visibilidade e mais facilidade no momento que for procurá-los na gaveta.

15. Potes transparentes para ter mais visibilidade

como-organizar-a-casa

Utilize potes transparentes e de vidro para manter a geladeira mais prática, organizada e visualmente mais bonita. Além disso, se atentar para guardar os mantimentos de acordo com a temperatura para que eles tenham mais durabilidade é essencial.

16. Organize os potes plásticos por tamanho e separe-os das tampas

como-organizar-a-casa

Para economizar espaço, guarde os potes um dentro do outro. Uma ótima ideia é armazenar as tampas verticalmente, porque facilita quando você for pegá-la sem que interrompa toda a pilha.

17. Guarde os eletrodomésticos em um mesmo lugar

como-organizar-a-casa

Guardar os eletrodomésticos no mesmo lugar pode te ajudar a poupar tempo e deixar a cozinha organizada. Se o uso for diário, como liquidificador e torradeira, você pode armazená-los na bancada.

18. Guarde os panos de prato em rolinhos

como-organizar-a-casa

Guardar os panos de prato em rolinhos deixa a gaveta mais harmônica, prática, e evita que as peças fiquem presas ao abrir a gaveta.

19. Organize os temperos em potes

como-organizar-a-casa

São várias ideias úteis para armazenar temperos de forma prática. Customizar potinhos de vidro ou até mesmo colocar as especiarias em cestinhas são ótimas opções. A ideia mais criativa é colocá-los num quadro de ímã, assim você otimiza bem todos os espaços da sua cozinha.

20. Utilize cestinhas ou gavetas para guardar as coisas na geladeira

como-organizar-a-casa

Cestinhas são super práticas para guardar os alimentos e retirá-los. Prefira as que tenham furinhos do lado – isso deixa entrar o ar frio – e categorize os alimentos parecidos. É bom também organizar os alimentos por ordem de validade, os que vão vencer primeiro ficam na frente para consumi-los mais rapidamente.

Não deixem de conferir nossos imóveis na plataforma online da Benvenuto, além de acompanhar nosso instagram – @benvenutobrasil – e o nosso facebook. 

Gostou das informações? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

como-organizar-a-casa

Deixe uma resposta