Como fazer jardim vertical

By On

Jardim Vertical na parede tem sido uma ideia com custo-benefício ótimo para decorar seu lar sem precisar de muito espaço, pois, a proposta do Jardim Vertical é unir o espaço urbano com o verde e também criar ambientes mais saudáveis e sustentáveis.

jardim-vertical-indoor

Você pode criar um Jardim Suspenso onde quiser! Se tem uma parede que não é utilizada, um ambiente com pouca decoração, quer deixar a parte interna da sua residência mais fresca ou simplesmente é apaixonado com a natureza e, quer levar o verde para dentro de seu lar.

Como fazer Jardim Vertical com paletes?

É claro, você precisa de um palete e de dois sacos grandes de terra firme com alta qualidade.

Cerca de, 15 à 20 mudas de planta e depois explicaremos qual planta fica melhor em cada ambiente.

Uma pistola de grampos e, obviamente, grampos.

Lona preta que depende do tamanho do seu palete e depende de quantas plantas serão colocadas.

Quatro suportes de montagem, um para cada canto do palete.

Lixa

Passo a passo

1- Primeiramente, lixe o palete para que fique liso e sem farpas.

2- Então, corte a lona duas ou três vezes maior que o tamanho do palete. Agora, na parte de trás da lona grampeie a lona nas laterais e na parte inferior grampeie para que à terra não caia, conforme a imagem abaixo.

 

jardim-vertical-pallet

 

3- Coloque o palete com a lona, já grampeada, para baixo sobre uma mesa e despeje à terra entre as ripas pressionando bastante. Porém, não esqueça de deixar espaço suficiente para colocar as plantas.

4- Para fazer a plantação, comece na parte de baixo até chegar ao topo e se as plantas não estiverem firmes, adicione mais terra.

5- Logo, para enraizar as plantas se deve deixar o palete na horizontal por duas semanas e durante este tempo não deixe de regar.

6- Depois de duas semanas, pode pregar seu jardim na parede e usufruir da beleza natural do verde.

Plantas para Jardim Vertical interno

Há várias plantas que sobrevivem com pouco sol, mas iremos informar somente três.

Orquídeas

A orquídea necessita de pouca iluminação solar, sendo necessária ser cultivada à meia-sombra. Então, é uma ótima flor para colocar no jardim vertical interno.

jardim-vertical-com-orquidea

Samambaias

A samambaia precisa de iluminação indireta, cultivando-a à meia-sombra, e o maior inimigo dela é o vento, pois, acaba queimando as folhas mais jovens. Então, é uma ótima flor para ficar dentro do imóvel. 

jardim-vertical-samambaia

Suculentas

A suculenta é uma das plantas mais fáceis de cuidar, elas costumam nos “falar” do que necessitam e quando estão murchas é preciso aumentar a água gradativamente. Se as folhas da base estiverem apodrecidas, diminua a quantidade de água. Se elas perderem muitas folhas e ficarem finas é porque não estão recebendo luz suficiente. Normalmente, as suculentas necessitam de quatro horas diárias para sobreviverem da melhor forma.

jardim-vertical-suculentas

Jardim Vertical externo: plantas resistentes ao sol

Cactos

Os cactos amam o sol e precisam de pouca quantidade de água. Então, regue a cada seis ou sete horas por dia.

jardim-vertical-cactos

Margaridas

A margarida gosta muito do sol e é tolerante ao frio, então só adicione mais água quando à terra estiver quase seca.

jardim-vertical-flor-margarida

Amor-perfeito

As flores amor-perfeito necessitam de cerca de 7 horas de luminosidade solar, mas o solo deve ser regado regularmente e à terra deve ficar sempre molhadinha. Então, não esqueça dessa dica, pois, para a flor ficar linda é essencial regar com frequência. 

jardim-vertical-flor-amor-perfeito

Agora que você tem as informações básicas de como montar um jardim vertical através do passo a passo, com as plantas que resistentes e não resistentes ao sol e as ferramentas necessárias, falta nada para colocar as mãos na massa. Então, não deixe para depois a implementação do seu tão sonhado projeto de fazer um jardim vertical. 

Com essas dicas, você já pode começar a planejar e estruturar a sua parede verde!

Gostou das ideias? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Deixe uma resposta