Como calcular o IPTU em BH

By On

2019 acabou de começar e as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já estão acessíveis no site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Como o imposto é cobrado?

O IPTU é cobrado em cima do imóvel localizado em região urbana, residencial ou comercial.

O BH Resolve recebe várias pessoas durante o dia que visam serem atendidos nas unidades com a finalidade de compreenderem se o montante que está sendo cobrado é compatível com a estrutura do imóvel e da zona onde ele está situado.

É fundamental compreender dois fatores que influenciam o cálculo do IPTU. O valor venal e a alíquota determinada pela prefeitura de BH.

 

Quais são as variáveis e como calcular o IPTU?

valor venal equivale ao preço de mercado (venda) do imóvel e a alíquota se caracteriza como o percentual que irá ser multiplicado ao valor venal. Desta forma é possível descobrir o valor do IPTU. Mas, a alíquota difere segundo o valor de venda (venal) e então, é essencial detectá-lo primeiramente.

O fator influenciador no cálculo do IPTU é o preço do metro quadrado da região onde o imóvel está situado. O bom é que este dado achado na Prefeitura ou no site da mesma.

Realizado esses processos e sabendo preço de venda do imóvel, consulte na tabela que está no site da Prefeitura a alíquota correspondente — neste ano varia de 0,60% a 1,00% para imóveis residenciais — e multiplique o primeiro pelo segundo.

Logo, quão acurado for o valor de venda, mais preciso será o cálculo do IPTU.

Importante: em 2019 o IPTU em BH teve a correção de 3,86%.

Gostou das informações? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião! Não deixe de conferir nossa plataforma digital!

calcular-IPTU-BH

Deixe uma resposta