5 cuidados ao comprar um imóvel

By On

A compra de um imóvel é um dos primordiais objetivos de vida da maior parte dos indivíduos. Portanto, para impedir alguns problemas e até danos à longo prazo, deve-se ter alguns cuidados ao comprar um imóvel

Então, algumas cautelas são fundamentais, considerando que adversidades com documentação, localização e conservação acontecem com periodicidade.

Desta forma, visando descomplicar a vida de vocês, decidimos levantar os cuidados costumeiros que os indivíduos devem ter quando decidirem adquirir o imóvel próprio.

1. Decida as características do imóvel desejado

casa

Primeiramente, aquele que procura adquirir um imóvel deve saber, precisamente, o imóvel que busca. Então, algumas questões devem ser respondidas para obter uma procura mais rápida e assertiva possível:

  • Está buscando um imóvel usado ou um novo?
  • Qual tipo de imóvel visa? casa, apartamento, loft, cobertura ou outros.
  • Quais as regiões que deseja morar?
  • Precisa de quantas vagas de garagem?
  • É necessário área de lazer e/ou elevador?

Perguntas dessa natureza são primordiais, elas desempenham a função de um funil — excluindo aquilo que não tem relevância para você e sobrando somente imóveis que são de seu interesse.

2. Localização

lpcalização

É imprescindível examinar profundamente cada oferta, e não confiar somente nas aparências. Uma residência pode até ser maravilhosa e bastante pragmática, porém, a localização do imóvel é agradável e oferta realmente o que você necessita?

Efetivamente, a localização é fundamental na decisão, considerando que algumas atributos do local são importantes para assegurar o seu bem-estar e proteção e da sua família. Uma das variáveis é analisar se a infraestrutura com escolas, condições de trânsito, de segurança, comércio local, barulho, iluminação e etc, é o que você busca.

3. Analisar a estrutura e a conservação do imóvel

casa

Quando você for visitar cada residência que lhe interessou, o melhor é realizar uma vistoria, isto é, um especialista de confiança lhe acompanhar na visita para assim assegurar a real situação estrutural da casa e também a conservação da mesma.

Nesta avaliação com o especialista é essencial conferir vazamentos, instalação elétrica e hidráulica, infiltrações e conservação do teto e telhado. Também, é muito bom, analisar se existem rachaduras nas paredes e pisos para então evitar despesas adicionais no curto prazo.

4. As condições do condomínio

condomínio

Em tocante ao condomínio, tem bastante fatores à serem analisadas. Primeiramente, busque informações sobre o valor mensal do condomínio. Em seguida, analise as como a limpeza do condomínio é realizada e a conservação da sua infraestrutura.

Se tem vaga de garagem é outra variável importante para saber e a área de lazer, se possui piscina, brinquedoteca, salão de festas, churrasqueira, cozinha gourmet, academia, sauna ou outros. Igualmente é primordial examinar como é a segurança do condomínio, se tem porteiros 24 horas, câmeras de segurança e,ou guaritas.

Se o imóvel é uma casa, as análises devem ser as mesmas, porém, é necessário haver uma atenção maior quanto à segurança. Verifique o tipo da vizinhança e se há terrenos baldios ao lado, ou próximo à propriedade.

5. Verifique a idoneidade da construtora

construtora

Procure referências sobre a construtora do empreendimento, confirme em quais projetos ela está realizando, com quais instituições faz parcerias, sua situação fiscal com o governo, se possui débitos, se outros projetos seus foram entregues no prazo e nas condições estabelecidas. Minha casa, minha vida são ótimos referenciais para uma construtora, bem como outros empreendimentos da iniciativa privada, que tenham grande repercussão na sociedade.

Enfim, tomando esses cuidados na compra do seu imóvel você, com certeza, terá mais tranquilidade no momento da aquisição de sua casa própria!

E aí, gostou do post? Gostaria de comprar algum imóvel? Entre na plataforma da Benvenuto e ache a sua residência dos sonhos!

imobiliaria-benvenuto

Deixe uma resposta