4 dicas para decorar uma Sala de Estar pequena

By On

Essa matéria foi feita em parceria com o blog Total Construção.

A Sala de Estar é o ambiente preferido por muitos e, muitas vezes, encontramos somente opções de salas grandes. Preparamos um post completo com dicas de decoração para uma sala de estar com tamanho limitado.

Prateleiras, nichos e painéis

As prateleiras, nichos e painéis para a Sala podem ajudar na organização e são a escolha perfeita para a decoração do ambiente pequeno.

Os nichos são bastante versáteis, podendo ser usados também em outros ambientes da casa, e o modelo padrão é o formato tipo caixa, havendo ainda outros tipos. Uma dica é juntar alguns nichos, criando uma composição bem interessante. Os nichos são itens elegantes para um ambiente pequeno, pois aproveitam muito bem os espaços verticais, sem atrapalhar na circulação e deixando o ambiente mais moderno e descontraído.

As prateleiras são uma solução imediata para decorar seu espaço, são ótimas opções para itens necessários na rotina da casa. Você pode optar por um modelo simples de madeira ou algo mais sofisticado, de acordo com o estilo dos moradores da casa.

O painel é um objeto funcional que faz toda a diferença na aparência visual do cômodo. Um painel vai além de ser um item decorativo, ajudando a fixar o televisor na parede e escondendo os múltiplos fios, deixando o cenário visualmente mais agradável. Na hora de decorar, a dica é não adicionar muitos elementos nesse painel, pois o visual pode ficar pesado. Sugerimos que coloque um item que se destaca, como um porta retrato, ou faça uma composição com elementos específicos, podendo ser um jogo de livros, vasos, etc.

Sofá

O sofá pode ser um erro muito comum na decoração de espaços pequenos, já que não pode ser muito grande, pois nesse caso passará o limite da área do cômodo e diminuirá o espaço para circulação no ambiente. O correto é escolher um sofá proporcional ao tamanho da sua sala de estar. Sugerimos que você tire as medidas da sua sala previamente, para escolher um sofá que se encaixe no espaço. Prefira um sofá com linhas retas, menos profundidade, com uma cor lisa e neutra.

Espelhos

A função principal de um espelho na sala de estar é ampliar o espaço, mas pode ser muito útil também para valorizar algum objeto ou direcionar a atenção. Para reproduzir a imagem de algo decorativo agradável, como um vaso de flores, posicione a superfície espelhada de modo que ela reflita essa imagem. Outra opção é instalar os espelhos nas paredes laterais, refletindo a luz e ampliando o espaço.

Cores

As cores são muito funcionais na decoração, já que influenciam os sentimentos e sensações das pessoas com que tem contato. Em um espaço pequeno, o ideal é trabalhar os tons claros e neutros, transmitindo sensação de amplitude. Móveis escuros deixam a sala carregada e com um tom pesado, prefira aqueles de tonalidade mais neutra. As paredes devem ser consideradas, a pintura branca é a mais assertiva ou tons claros, como o salmão, bege, amarelo pastel, azul pastel e cinza claro, podem funcionar muito bem.

Gostou das nossas dicas? Continue navegando para ter acesso a outros conteúdos de decoração – e muito mais.

Deixe uma resposta