4 Principais benefícios das casas inteligentes

By On

Casas inteligentes costumavam ser vistas como assuntos de ficção científica há alguns anos, porém agora já se trata de uma realidade que, aos poucos, vai ganhando um espaço cada vez maior nas casas e se tornando uma tendência cada vez mais forte. Esse post irá te apresentar à automação residencial e mostrar 4 benefícios que ela pode te trazer.

Poder acionar a banheiro da sua casa, para que ela aqueça a água na temperatura do seu gosto, enquanto você dirige de volta pra casa, já é realidade para algumas pessoas e representa um dos possíveis confortos de uma casa inteligente. Porém, controlar remotamente objetos distintos da casa não é o objetivo da automação residencial, que tem um conceito muito mais abrangente  e capaz de oferecer benefícios muito maiores que um simples controle à distância. A seguir, veja a classificação das soluções de automação residencial, da mais simples para a mais completa.

Níveis de Interação

Sistemas Autônomos:

Permitem ligar ou desligar subsistemas, ou dispositivos específicos, de acordo com um ajuste predefinido. Porém, aqui, cada dispositivo ou subsistema é tratado independentemente, sem que dois dispositivos tenham relação um com o outro.

Interação de Sistemas:

Situação em que há múltiplos subsistemas integrados a um único controlador. A limitação desse sistema está no fato de que cada subsistema deve ainda funcionar unicamente na forma pretendida pelo fabricante. Permite ampla gama de benefícios aos usuários e garante a máxima eficiência no aproveitamento dos recursos utilizados.

Residência Inteligente:

Nesse modelo a automação pode ser personalizada para atender as necessidades específicas de uma pessoa. A empresa integradora, juntamente com o proprietário, irá definir as instruções específicas para modificar o sistema. Dessa forma, o sistema de automação passa de um mero controlador remoto para um gerenciador.

Quando tratada no nível de residência inteligente, a automação residencial pode trazer vários benefícios ao proprietário da casa, apesar de que a maioria das pessoas, em um primeiro momento, só enxergue o benefício do conforto.

Veja abaixo 4 benefícios trazidos pela automação residencial:

1. Segurança

De câmeras mais modernas ao controle do portão, tudo pode ser monitorado e controlado através da internet, aonde quer que você esteja.

2. Economia

Acender as luzes somente quando necessário e na intensidade necessária, desligar aparelhos que consomem muita energia quando esses não são necessário, enfim, utilizar os recursos da casa de maneira eficiente! Tudo isso contribui para uma economia de energia.

3. Acompanhamento

Um dos principais objetivos da casa inteligente é fazer com que seus moradores tenham uma vida independe. Lembrar o idoso dos remédios ou de ligar para os filhos, acompanhar a alimentação e as horas de sono dos moradores, dentre outras coisas, nada disso será problema para sua casa inteligente!

4. Conforto

Todos os itens acima acabam que geram conforto, mas ele é bem mais abrangente: Ajustar as persianas de maneira ideal na hora de assistir à um filme? Preparar a casa com a iluminação que você gosta, deixar a TV no seu canal favorito e ainda esquentar a banheira, tudo isso automaticamente para quando você chegar do trabalho? Fácil!

Leia também: Tudo que você precisa para criar um cinema em sua casa

casa_inteligente

Animado com o que a tecnologia pode trazer de bom para sua casa? Pois saiba que a Benvenuto utiliza dela para facilitar a sua vida na hora de vender ou comprar um imóvel!

banner13

Co-fundador da Benvenuto. Estudante de Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área comercial e marketing da Benvenuto, além de acumular experiência como gerente de projetos em empresa júnior. Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br

1 Comment

Deixe uma resposta