10 dicas para apostar na decoração de banheiros pequenos

By On
banheiro pequeno iluminação capa

 A decoração de banheiros pequenos pode parecer um desafio para muitos. A ideia é otimizar os espaços e torná-los funcionais, além disso, charmosos. Cada elemento da decoração deve ter um propósito e ser útil de uma forma ou de outra para criar um ambiente agradável e harmonioso.

Confira estas 10 dicas para você repaginar seu banheiro pequeno:

Decoração para banheiros pequenos

Iluminação

Traga o máximo possível de luz para o ambiente. Os banheiros pequenos bem iluminados vão parecer mais espaçosos que ambientes escuros, afinal, cômodos pequenos necessitam de muita luminosidade, seja natural ou artificial.

  • Nas paredes: Clores claras são ideais para banheiros pequenos, elas dão amplitude para o espaço. Já os tons mais escuros cortam o ambiente fazendo-o parecer menor.
  • Luzes: Um único ponto de luz no teto cria sombras, por isso, faça um apanhado conciliando a luz natural da janela, iluminação no teto e iluminação atrás de espelhos ou nas laterais, por exemplo.

iluminação de banheiros done right

Espelhos

Ambientes pequenos ficam mais amplos com um simples espelho, assim, instale um espelho maior do que você normalmente iria utilizar no seu banheiro. A luz refletida irá ampliar seu banheiro pequeno tornando-o mais espaçoso. Os espelhos são úteis não só para checar o visual, eles podem ser uma verdadeira peça de design. As luzes refletidas ajuda a fazer com que os espaços fiquem maiores, ganhando em amplitude. Então, mesmo que no seu banheiro pequeno possa caber um mini espelho, isso faz toda a diferença.

Como organizar meu banheiro pequeno?

A escolha certa de móveis e alguns truques simples ajudam a otimizar o espaço e deixá-lo mais bonito.

  • Use as paredes: Muitas vezes esquecidas, as paredes podem servir para pendurar objetos. Utilize porta-trecos para colocar escovas de dentes, pincéis de maquiagem, entre outros objetos.
  • Nichos: São ótimos para organizar e guardar objetos decorativos e itens do dia-a-dia. Além de te ajudar na organização do espaço, você também terá um banheiro decorado e charmoso.
  • Espaço extra: Colocar uma prateleira sobre a porta do banheiro pode ser uma boa opção para guardar objetos que não são usados diariamente.

nichos para organização de banheiros pequenos

Esconda o tapete do banheiro

Ter um tapete de banheiro no chão o tempo todo pode fazer seu banheiro pequeno parecer ainda menor. Guarde o tapete quando não estiver usando e expor o piso, dessa forma, o espaço parecerá ser maior.

Cor de destaque

O próximo passo é escolher as cores de destaque que serão usadas para decorar seu banheiro pequeno. No caso de ambientes pequenos, os tons claros devem predominar nas paredes, pois elas trazem leveza e proporcionam uma sensação de amplitude ao local. A ideia é seguir as tendências de tonalidade nas ferragens do banheiro e nos objetos de decoração.

Estrutura de banheiros pequenos

Portas

As portas mais comuns e tradicionais ocupam muito espaço, tomando o ambiente e limitando a decoração. A utilização de portas de correr em banheiros pequenos é prática e ajuda a otimizar o espaço. Aliada da decoração, as portas de correr se deslocam sutilmente na horizontal e podem ser usadas em todos os tipos e tamanhos de ambientes.

banheiros pequenos com porta de correr

Pisos

Mesmo que suas paredes e teto sejam em tons claros, um piso escuro negará o efeito e, assim, irá demarcar exatamente o tamanho do banheiro. Quem opta por reformar o apartamento ou construir uma casa possui uma infinidade de opções de pisos a escolher para o banheiro. Os pisos em porcelanato são os mais procurados por profissionais e clientes, uma vez que são duráveis, resistentes, não são escorregadios, além de possuir diversas texturas, cores e medidas.

Box

O box para banheiro influencia na estética do ambiente e precisa ser escolhido com muito critério. A utilização de portas de chuveiro de vidro transparente fazem seu banheiro pequeno parecer maior, enquanto, o vidro fosco quebra o espaço e faz parecer menor do que já é. O mesmo vale para uma moldura em volta do vidro. Em banheiros pequenos, dê preferência à box com porta de correr de duas ou três folhas para facilitar a entrada e saída.

Banheiros pequenos dimensão box vidro

Cubas

Para banheiros pequenos, as mais indicadas são as redondas porque elas costumam ser menores e se adequam perfeitamente a qualquer tipo de pia.

Vasos Sanitários

Para banheiros pequenos, o ideal são os vasos sanitários com válvula de descarga pois eles ocupam menos espaço que os vasos sanitários com caixa acoplada, uma vez que o sistema de descarga fica instalado na parede. Como o sistema hidráulico fica dentro da parede, a manutenção é mais complicada. A água sai com mais pressão e em maior volume para dispensar os dejetos.

O modelo com caixa acoplada pode ser um pouco mais caro do que o modelo tradicional. Esse modelo é acompanhado por uma caixa que oferece uma quantidade de água em reservatório e dispensa a água em uma quantidade menor do que o outro modelo. Por esse motivo, o vaso sanitário com caixa acoplada gasta menos água, sendo mais sustentável. Em contra partida, ocupa mais espaço no ambiente.

Leia mais: 8 apartamentos pequenos e decorados para morar em Belo Horizonte

Banheiros pequenos tem solução

Os banheiros pequenos são um desafio na hora de decorar mas isso não significa que não podemos brincar com a arquitetura e decoração do lugar. Com apenas algumas mudanças no seu banheiro é possível torná-lo um ambiente harmônico e agradável e, ainda sim, aproveitar do espaço.

Espero que essa lista te inspire a transformar seu banheiro pequeno e deixá-lo do jeitinho que você quer!

Até a próxima!

Atua com Inbound Marketing. Aficionada por chás, música e viajar. Você pode encontrá-la jogando squash ou lendo um bom livro.

Deixe uma resposta