Apesar de fazer uma inspeção em uma propriedade que você está pensando em comprar pode parecer um pesadelo ela é sem dúvida a coisa mais importante que você pode fazer se tratando da sua diligência.

Se você me perguntar quais são as despesas mais caras na hora de comprar uma propriedade para investimento eu te direi:

1 – Reparos inesperados
2 – Péssimos inquilinos (se for um imóvel alugado)

A despesa com péssimos inquilinos é uma discussão mais demorada e para outro artigo, porém sobre reparos inesperados, aqui vamos nós!

A finalidade de fazer uma inspeção no imóvel

Eu não queria precisar falar isso… mas ok, vou dizer. A finalidade de fazer uma inspeção em um imóvel é para confirmar a verdadeira condição do imóvel antes de comprá-lo. Sim, eu sei, é um pouco óbvio que uma inspeção faça isso. Eu te digo que, no entanto, um monte de pequenas coisas cercam toda a verdade sobre a condição de um imóvel. Além disso, você notou que eu coloquei em negrito a palavra antes? Essa é uma palavra-chave que você terá que lembrar!

Estou surpreso com quantas vezes eu ouvi as pessoas se perguntando se elas devem mesmo verificar todo o imóvel que estão pensando em comprar. Mas eu também estive surpreso em saber que essas pessoas se deparam com valores e números que elas nunca esperavam pagar por um conserto em seu imóvel. Hmm quer dizer que… Sim! Quero te dizer que quando você está olhando para um imóvel que pretende investir os seus custos não são exatamente esses, o custo da reforma precisa estar incluso para saber se esse é ou não um bom negócio. Você precisará de números mais concretos.

Executando uma análise em todo o imóvel é a melhor maneira de conseguir ou pelo menos uma ideia do trabalho que as reformas e melhorias vão te dar. Não deixe isso para o segundo passo, reparos podem ser extremamente caros! E lembre-se que eu não estou me importando se você estar comprando um imóvel para alugar, para morar nele ou qualquer outra coisa. Se você está comprando um imóvel por qualquer natureza que seja, você deve verificar ele por completo!

Se você está investindo, o seu lucro é basicamente o quanto você recebeu na venda menos todos os seus gastos naquele imóvel, se você tiver gastos que não esperava, e eles forem algo além do que você imagina você pode ter um lucro cada vez menor e o pior do mundos, o seu investimento se tornar um prejuízo.

inspeção

Como fazer a inspeção do imóvel

Se você está comprando o seu primeiro imóvel ou sente que não possui experiência o suficiente para fazer uma análise completa do imóvel você pode levar alguém mais experiente em sua visita e até mesmo mais pessoas para ouvir opiniões diferentes. Uma pessoa que já passou por vários processos de compra de um imóvel poderá ter uma melhor visão por já ter enfrentado problemas posteriores à sua compra.

Leia tambémO que é Due diligence no mercado imobiliário?

Monte sua checklist

Uma boa dica para fazer a inspeção do imóvel é montar um checklist com tudo que você achar que vale a análise, separe primeiro por cômodos: cozinha, sala, quarto, varanda, banheiro… e já coloque alguns pontos que você quer analisar como: piso, qualidade dos móveis, iluminação, janelas, portas, telhado, encanamento, mofo nos armários, enfim tudo que você queira tomar cuidado na hora de comprar. Colocar no papel além de ser uma atividade que vai te dar um resultado mensurável vai te fazer não esquecer de nada muito importante!

checklist

O que fazer com o Relatório de Inspeção

Bom agora que você já fez a checklist já visitou o imóvel e montou suas anotações você tem em mãos um relatório de inspeção do imóvel, com o que provavelmente você terá de mexer e o que está OK. E agora o que fazer?

O que você faz com esse relatório, depende do imóvel que você está tentando comprar. Se você está tentando comprar um imóvel como investimento, isso vai te dar uma maior precisão do custo que você terá. Se você está comprando um imóvel para alugar, isso vai te dar uma clareza de quanto tempo você poderá anunciá-lo. E por último, se você está comprando para morar, você saberá o tamanho da dor de cabeça e das discussões de marido e mulher que vai ter que enfrentar até a tão sonhada mudança definitiva.

Resumo

  • A inspeção da propriedade é fundamental para qualquer imóvel que você comprar! Não importa o que você está fazendo com ele.
  • Nunca, nunca comprar um imóvel para investir se você não tiver a melhor estimativa do quanto os reparos vão custar. Mesmo com a mais exata estimativa, alguns reparos podem custar mais, portanto dê uma margem!
  • Considere reparações inesperadas que você não viu no imóvel.
  • Lembre-se: Qualquer propriedade que você compre, quaisquer reparos feitos antes de fechar uma propriedade são contabilizados para o vendedor. Quaisquer reparos feitos depois de fechar com um imóvel será por sua conta!

Você tem uma história de inspeção para contar? Foi uma história de terror? A inspeção de um imóvel já te ajudou na hora de comprar? Compartilhe o seu conselho com a Benvenuto!

http://www.benvenuto.com.br/material/manual-tatico-de-uma-boa-negociacao

2 Responses

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br