Projetar e fazer crescer um jardim na sua casa é muito mais fácil do que você pensa. É simplesmente incrível conhecer o tanto de novas coisas que você pode fazer com uma combinação bem escolhida de vasos e plantas.

Você pode por exemplo mudar a entrada da sua casa com lindas plantas, criar pontos focais no pátio da sua casa, colocar algumas ervas e legumes em pequenos espaços e até mesmo criar um jardim em sua cobertura e em locais onde você nem imaginava.

jardim lindo em casa

Busque inspiração para começar

Agora que você já sabe que quer mudar o seu jardim ou criar o seu do zero, chegou a hora de se inspirar. Felizmente, as ideias estão em toda parte.

Se você está inspirado em um ambiente rústico e antigo você pode emparelhar uma mistura de gramíneas ornamentais e flores silvestres com um barril ou tonel antigo como um recipiente.

Está pensando em algo tropical? Use e abuse das cores, as cores colocam um ar de vida ao seu ambiente e vão fornecer o clima verão e alegre que você quer dentro da sua casa.

Você poderá até mesmo colocar combinações criativas com ervas, vegetais e frutas como morangos.

08

Para uma rápida adaptação do seu ambiente para um clima frio utilize petúnias, cravo da índia e combine com arbustos para adicionar um tom de drama.

Leia também: 5 coisas grátis que você pode fazer agora para deixar sua casa linda

Escolha as plantas

Se você está tentando criar uma aparência verdadeira de um jardim, é super importante utilizar uma variedade de plantas e flores coloridas com uma folhagem atraente para construir camadas diferentes. Normalmente combinações em recipientes com três tipos diferentes de plantas podem servir para preencher o espaço.

tipos de plantas

Colocar na sombra ou no sol?

Você não precisa se apagar a plantas que ficam bem juntas visualmente, elas têm de viver bem juntas também. Algumas plantas vão precisar de um sol constante para florescer o seu melhor, enquanto outras vão ter um resultado quando crescidas pela sombra. Você precisa pesquisar um pouco e conhecer cada tipo de planta que está pensando em colocar no seu espaço.

05
  • Pleno sol: Precisa de mais de seis horas de sol por dia. Esta categoria é a mais versátil, e inclui a maioria dos anuários, perenes, legumes e ervas.
  • Parte do tempo na sombra: Gosta de quatro a seis horas de sol por dia. Plantas como essas você pode encontrar: heuchera, impatiens, begônias e cóleus, embora essas também funcionam somente em sombras.
  • Sombra total: Requer menos de quatro horas de sol por dia. Caladiums, Fatsia, e a maioria das plantas de casa e plantas de folhagem que conseguem prosperar com poucas condições de pouca luz.

Leia também: 4 principais benefícios das casas inteligentes

Preste atenção na sua água

Outra consideração muito importante para o seu recipiente de plantas no jardim é a umidade, embora seja bem fácil controlar a água do que a luz do sol que a planta recebe é preciso ter atenção. Se você tem dificuldade nesse quesito monte uma agenda para lembrar-se de molhar suas plantas e fazer com que elas continuem crescendo belas e fortes.

menino regando a planta no jardim

 

Você também pode adicionar turfa ou fibra de coco para o seu substrato antes do plantio para ajudar a segurar o seu recipiente para uma melhor umidade. Escolha um recipiente com um furo de drenagem para que a água possa escapar sem estagnação que pode resultar no apodrecimento das suas plantas.

Crie um lindo jardim com recipientes

Criando um jardim de recipiente é tão fácil que até mesmo o seu filho mais novo poderá fazê-lo.

jardim com recipiente
Aqui está o passo a passo para criar o seu:

  1. Regue as plantas que você vai utilizar, assim suas raízes não vão ficar danificadas durante o plantio.
  2. Encha um recipiente quase todo porém certifique-se que ele tenha espaço para escoar.
  3. Coloque as plantas para fora dos recipientes e gentilmente organize as raízes dentro do recipiente.
  4. Preencher as lacunas com mais substrato de modo que mantenha o nível com a superfície do solo das plantas. Remova qualquer excesso de mistura no recipiente.
  5. Lembre-se de cuidar da água e da iluminação correta para as suas plantas.

Tenha cuidado e saiba aproveitar o espaço

Na maioria dos casos, cuidar do seu jardim não é tão simples como simplesmente regar as suas plantas. Seu apartamento poderá impor limites para o tamanho das plantas e algumas vezes você terá que remover flores ou folhas.

Se você mora em um apartamento uma boa oportunidade é buscar por um jardim vertical como esse:

jardimvertical

Se você planeja manter sua combinação de recipiente juntos há mais de um ano, use um fertilizante para manter as plantas saudáveis.

Quando as flores começam a declinar basta substituir por novas e solo fresco. Com uma gestão adequada, um jardim em recipiente pode durar muito tempo.

E agora? Depois de conferir todas essas dicas está pronto para montar o próprio jardim dentro de casa? É hora de botar em prática as novas ideias. E claro, se você estiver procurando um novo local para o seu jardim você pode encontrar o imóvel do seu sonho no site da Benvenuto através de uma negociação direta com o proprietário.

banner

Uma Resposta

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br