Provavelmente já passou por sua cabeça ter sua própria casa, talvez você já passou por esse processo ou está morando em um imóvel alugado mas o importante agora é perceber que você precisa fazer várias considerações antes de assinar um contrato e fechar um negócio.

Comprar uma casa não é como comprar um celular novo ou uma calça nova. Antes de você começar a avaliar todas as opções do mercado e partir definitivamente para a compra de um imóvel você precisa entender antes todos os processos.

Na hora de comprar um imóvel você não tem um ato de compra e sim uma jornada com vários desafios e dificuldades que você terá que vencer até chegar o tão feliz dia que você pedirá uma pizza e se mudará para a sua nova casa para comemorar!

Essa jornada acontece respeitando uma linha de tempo, e para desfrutar melhor de uma linha de tempo de sucesso você precisa conhecer todos os passos que um comprador deve tomar. E por esse motivo a Benvenuto está aqui para auxiliar os potenciais compradores de imóveis.

1º Passo – Defina como você vai comprar o imóvel

familia comprando imovel

Definir o quanto você pode pagar por um imóvel e como você vai pagar esse imóvel é super importante na hora de dar o primeiro passo dentro do mercado imobiliário.

Quando você vai a uma balada, ou até mesmo comprar novas roupas você sabe até quanto pode gastar e qual será a forma que você pretende pagar. No mercado imobiliário isso não é diferente. Você precisa definir qual o valor máximo que você consegue chegar e como você pretende organizar suas finanças.

Vai precisar de financiamento?

No Brasil as maiorias das transações acontecem utilizando algum tipo de financiamento, então se você vai precisar de financiar um imóvel o primeiro passo é ir atrás da aprovação do seu crédito imobiliário. Com a recente crise econômica do nosso país os bancos estão sendo mais rígidos para aprovar os cadastros e a CEF está reduzindo o valor máximo emprestado aos seus clientes. Por isso a nossa dica é: fuja de simuladores online e vá ao banco para pegar sua carta de pré-aprovação do crédito imobiliário.

Quais as condições que você precisa no imóvel?

Outros fatores importantes em um imóvel é por exemplo o valor do seu condomínio. Muitas negociações caem por conta do condomínio, principalmente as negociações no mercado de aluguel. Alguns imóveis possuem um condomínio muito superior em relação aos imóveis da região e isso pode influenciar e muito na sua renda mensal.

Não fique atendo somente para definir o valor do imóvel, defina também o valor máximo que você pretende pagar por um condomínio.

E qual a condição você precisa para a entrega do imóvel? 6 meses? 12 meses? Imediatamente? A programação da mudança é essencial antes de você ir ao mercado. Se você precisa de um imóvel imediatamente precisa que o vendedor também tenha essa disponibilidade, o que muitas vezes pode não acontecer, como no caso de estar vendendo mas dependendo de uma próxima compra.

Detalhes importantes

Alguns detalhes de negociação também são muito importantes. Você aceita ou pretende fazer uma permuta no imóvel que deseja? Já defina todas essas variáveis antes mesmo de ir ao mercado.

2º Passo – Defina qual imóvel você vai comprar

tipo de casa

Saber qual o tipo de imóvel e quais características é algo que você não pode deixar de levar em conta. Está procurando uma casa? apartamento? cobertura? área privativa? lote para construir? loja para o seu comércio? Qual o tipo de imóvel e quais as características que ele deve ter? Vamos ao próximo passo!

Defina os detalhes do imóvel

O imóvel que você busca é um imóvel antigo? novo? em lançamento ou na planta? A idade e o estado do imóvel influencia inclusive no seu valor.

Agora você precisa ter uma ideia, mesmo que não seja exata, de quais itens são essenciais na hora de definir o imóvel que você vai comprar. Coloque em ordem de prioridade para você e assim você vai conseguir chegar em um planejamento ideal respondendo essas perguntas:

  • Qual a idade máxima do imóvel?
  • Tem alguma construtora de preferência?
  • Quantos quartos, banheiros, salas e vagas de garagem precisam ter?
  • A posição do imóvel influencia na sua decisão? Precisa de ser um imóvel de frente pra rua?
  • Qual o tamanho do imóvel que estou procurando? Por volta de 100m²?
  • O imóvel fica em qual andar? O prédio possui elevador?

Essas são as principais questões que você precisa definir na hora de ter suas condições em mente. Muitas pessoas já fazem todas essas considerações internamente. Mas colocar todas elas em um papel ou arquivo de computador depois de ter refletido e conversado com as pessoas interessadas vai te ajudar ainda mais a definir o que você realmente está procurando.

Quais características o seu imóvel precisa ter?

passo2

As características de um imóvel são diversas, podemos citar uma enormidade de fatores que influenciam muito ou em nada no poder de decisão dos compradores sobre os imóveis.

Essas características são muito seguidas por tendências e as construtoras baseiam nessas características para construir os novos imóveis e tentar atender a maioria das necessidades. Por esse motivo é comum você perceber o aumento de áreas de lazer, vagas de garagem e do próprio elevador nos imóveis com uma data de construção mais recente.

Com tantos itens a disposição e para que você não deixe nenhum de fora nós preparamos uma tabela para você definir o que é indispensável, o que seria bom ter e o que não é prioridade na busca por seu imóvel perfeito.

Você pode imprimir o arquivo abaixo e montar a sua estratégia, gostou?

tabela

3º Passo – Vá até o mercado e pesquise muito

casal pesquisando imóvel

O processo de comprar um imóvel acontece muitas vezes a longo prazo. Você começa a considerar uma compra ou uma mudança e vai amadurecendo essas decisões e se familiarizando com o mercado e percebendo novas tendências.

Um imóvel muitas vezes é a maior compra que você vai fazer em toda sua vida e por esse motivo a atenção que você da a essa compra é maior do que comprar qualquer outro bem.

Nos últimos anos, a maneira como as pessoas recorrem ao mercado imobiliário para procurar e comprar imóveis também mudou. Se antes os seus avós iam de porta em porta ou buscavam em classificados impressos por um imóvel que estava no mercado e conseguiam visualizar poucas unidades e tinham que decidir apenas sobre o que eles tinham conhecimento isso mudou.

A internet revolucionou também o mercado imobiliário permitindo que os compradores buscassem e visualizassem as casas e apartamentos e todas as suas informações antes mesmo de entrar em qualquer um deles. A pesquisa online revolucionou o mercado e você consegue em poucos minutos encontrar várias categorias de preço e diferentes imóveis.

Isso permite que você rapidamente saiba qual a movimentação do mercado e os preços praticados de acordo com o seu interesse. Com a busca online você pode aplicar filtros e encontrar de forma muito próxima o que você deseja.

Sabendo dessa necessidade de mercado, a Benvenuto criou um sistema de busca para encontrar o seu imóvel em Belo Horizonte.

Monte sua lista de imóveis favoritos e acompanhe de perto para te auxiliar na tomada de decisão.

Você precisa visitar os imóveis

Não existe compra de imóvel sem visitar, não dá para fazer uma compra online de um imóvel. Você precisa ir até ao local, conferir o acabamento, ver se a localização te agrada e fazer todas as considerações que você deseja sobre o imóvel que deseja.

Nesse momento, colocamos um Agente Benvenuto exclusivo para realizar o atendimento e acompanhar todas as etapas da negociação.

Defina o seu calendário de visitas

Sabemos que a compra de um imóvel é algo planejado muitas vezes não só por você mas por toda a família. É comum fazer várias visitas ao imóvel que você gostou e levar uma parte da família para conhecer e fazer uma vistoria completa em todo o imóvel.

Para que sua agenda não fique conturbada, marque em seu calendário em quais dias e horários você está apto para visitar os imóveis e já deixe o proprietário ciente das suas necessidades.

Na Benvenuto, você pode colocar o seu calendário à disposição do seu Agente e até mesmo já colocar a data que pretende fazer a visita após declarar interesse no imóvel.

Agora que você já encontrou o imóvel e já visitou você deve ir para o próximo passo.

4º Passo – Analise toda a documentação

analisando documentação

Fique tranquilo, a Benvenuto vai te dar toda a assessoria jurídica necessária para comprar um imóvel em Belo Horizonte.

Comprar um imóvel é uma tarefa que exige muita seriedade em todos os processos, afinal estamos falando de um bem de alto valor agregado que muitas vezes representa o seu próprio sonho, não é mesmo?

A parte jurídica merece uma atenção extra na hora de comprar o seu imóvel e a confecção do contrato pode ser a parte mais burocrática. É necessário que todos os documentos estejam presentes pois a sua ausência pode acarretar em atraso de todo o processo.

dos no processo precisam apresentar a documentação, portanto, segue a lista de documentos abaixo:

Documentos do comprador (pessoa física)

  • Cópia da Cédula de Identidade (RG);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do Comprovante de Residência;
  • Cópia do Comprovante de Estado Civil;
  • Cópia da Escritura de Emancipação registrada (se menor de 21 anos);
  • Certidão de Nascimento (se solteiro).

Se você é casado, seu cônjuge deve apresentar os mesmos documentos citados acima e ambos devem apresentar em conjunto a cópia da Certidão de Casamento, observando o regime:

  • Comunhão Parcial de Bens na vigência da Lei (somente certidão);
  • Comunhão Universal de Bens antes da vigência da Lei (somente certidão);
  • Comunhão Universal de Bens na vigência da Lei (com pacto);
  • Separação Obrigatória de Bens (com pacto);
  • Separação Total de Bens (com pacto);
  • De participação final dos aquestos (com pacto).

Se você tem uma União Estável, deve apresentar a cópia da escritura pública de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data após  Dezembro/1977, com regime de comunhão total ou de separação de bens.

Se você é Separado ou Divorciado, deve apresentar a cópia da Certidão de Casamento com Averbação, ou Termo de Audiência.

Caso você seja um estrangeiro não residente no Brasil, deve apresentar:

  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do Passaporte;
  • Cópia da Procuração Pública para pessoa física residente no Brasil, com poderes de compra e venda de imóveis e cláusulas específicas para notificar e citar procurador extra e judicialmente;
  • Cópia de RG e comprovante de residência do procurador.

Vai comprar financiado?

Aqui está toda a documentação que precisa para aprovar seu crédito:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovação de renda, conforme a profissão;
  • Comprovação do estado civil atualizado.

Outro tipo de documentação e contrato que é utilizado na negociação de imóveis é o contrato de compra e venda.

5º Passo – Saiba tudo sobre o contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda nada mais é do que um documento que estabelece obrigações para os lados por ele envolvido. Para o vendedor ele gera a obrigação de transferir o imóvel, e para o comprador a obrigação em relação ao pagamento. O Código Civil brasileiro descreve um contrato de compra e venda da seguinte maneira: “Pelo contrato de compra e venda, um dos contraentes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro”.

Apesar de ser um contrato dispensável, ou seja, não obrigatório, é comum de ser encontrado em operações de compra e venda de imóveis com o objetivo de propiciar maior segurança às partes no tocante ao preço ajustado e à forma de pagamento. De modo geral o consenso das partes, estipulado no momento do fechamento do negócio, deve ser formalizado por meio de um instrumento contratual adequado, por isso recomenda-se orientação de um advogado para confeccioná-lo.

A aquisição da propriedade se dá, juridicamente, no Brasil mediante o registro do título translativo do domínio no serviço registral imobiliário competente, estabelecendo, assim, uma presunção relativa quanto ao seu titular. Via de regra, o título em questão é a escritura, que prevê a transferência da propriedade por ato entre as partes.

O contrato de compra e venda deve ter, sempre, a identificação completa das pessoas, jurídicas ou físicas, que dele participam. Sobre essas pessoas é necessário especificar documento, estado civil, profissão, endereço de residência (domicílio ou sede), e a representação quando for o caso. É importante se atentar para o fato de que o cônjuge do vendedor também deve participar do contrato, com exceção das pessoas que forem casadas em regime de separação total de bens. Por outro lado, o comprador poderá assinar o contrato sozinho, mas também é possível que haja exceções quando, por exemplo, houver financiamento imobiliário ou utilização de hipoteca como garantia.

O contrato deve também conter a descrição completa do imóvel, conforme a matricula. Vale lembrar também que, várias vezes, as vagas de garagem são um imóvel à parte e possuem matrículas próprias, que devem constar no contrato. Quando as vagas possuem matrícula separada, sugere-se apenas a menção do endereço com referência à matrícula, especificando o número desta e o respectivo serviço registral competente.

O preço acordado também deve constar no contrato, e deve ser expresso em moeda corrente nacional. Também deve ser expressa a forma de pagamento, as eventuais condições ajustadas e o vencimento de cada prestação em caso de parcelamento. É uma prática muito comum estabelecer uma relação entre as parcelas para pagamento do bem com o cumprimento das obrigações do vendedor, relacionando-as com a entrega da documentação, entrega das chaves, ou confecção da escritura, por exemplo. Essa medida visa diminuir os riscos inerentes da negociação, aumentando a segurança do negócio.

Caso haja financiamento, o contrato deve prever expressamente a consequência para a hipótese de este ser denegado por qualquer razão, mediante solução exequível pelas partes, que pode ser a dissolução do contrato com a devolução atualizada do sinal ou o pagamento do restante do preço de outra forma e com outros recursos.

É importante mencionar, no contrato, se o imóvel será vendido por inteiro, no estado em que se encontre, ou ainda se é importante ao negócio em questão a metragem e confrontações da mesma, como por exemplo em propriedades rurais.

Além de todas essas informações, é indispensável constar a declaração dos vendedores acerca da aquisição, ou seja, da origem da propriedade.  Bem como se pende sobre o imóvel algum ônus, como penhora, hipoteca, etc.

Possíveis cláusulas de rescisão e quebra de contrato devem estar expressamente definidas no contrato.

Se o imóvel for comprado na planta, é necessário ainda acrescentar alguns itens específicos para essa ocasião: prazo de início e de entrega da obra (incluindo valor de multa por atraso), índice e periodicidade de reajuste, formas de correção do saldo e das prestações, prazo de carência (período em que o incorporador poderá desistir do empreendimento).

Como visto aqui, mesmo os itens básicos de um contrato de compra e venda de imóvel já podem gerar muitas dúvidas e incertezas nos compradores e vendedores, fora os itens que devem ser analisados de acordo com a situação. Por isso, é extremamente recomendável que não se utilize padrões de contrato, e peça ajuda de um especialista, no caso, o advogado. Caso não tenha um advogado de confiança que possa te ajudar no mercado imobiliário, não se preocupe! Os clientes da Benvenuto podem utilizar nossa rede de parceiros jurídicos com descontos exclusivos.

Aqui na Benvenuto, você pode ficar tranquilo que produzimos um contrato que não vai te dar nenhuma dor de cabeça!!

6º Passo – Negocie com a imobiliária do futuro

A Benvenuto  é uma imobiliária online que reúne os melhores talentos do mercado imobiliário com a tecnologia para transformar a experiência de comprar e vender imóveis.

Uma Resposta

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br