Texto feito por Linha 2 Arquitetura. Saiba mais em linha2arquitetura.com.br

O QUE É UM PARKLET?

Talvez você já tenha visto mini-praças ocupando as ruas de BH. Essas pracinhas se chamam Parklets ou Varandas Urbanas e tem uma história bastante recente, datada de 2007. Começaram de maneira informal, num evento chamado Park(ing) Day em São Francisco, nos EUA e aos poucos foram caindo nas graças de várias cidades. Aqui em Belo Horizonte eles chegaram em 2015 e tem uma proposta bastante simples: funcionam como uma extensão da calçada ocupando o espaço de vagas de estacionamento através de equipamentos urbanos como bancos, mesas, jardineiras, bicicletários, carregadores de celular e postes para iluminação. Os parklets vieram pra ficar e já caíram nas graças de muita gente. E não sem motivo!

PA005_EP_IM01_FachadaDaRua_R00

CINCO MOTIVOS PARA CONSTRUIR UM PARKLET!

  1.        …contribuir para uma cidade coletiva e humana

Acima de tudo os parklets são espaços público para lazer, descanso e interação de pessoas. Construindo um parklet, você estará contribuindo para sua cidade o encontro, a aproximação e a colaboração entre todos.

  2.        …cooperar para uma cidade agradável

Através da criação de mais área “verde, você estará contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e para uma cidade mais bonita. Além disso, os parklets tem forte conexão com o ciclistas e pedestres e incentivam o uso de transportes alternativos.

  3.        …estimular o comércio local

Mais ciclistas e pedestres significam mais pessoas circulando na frente das lojas. Os números indicam que mais de 80% dos estabelecimentos associados a um parklet têm aumento de fluxo, sendo que quase metade desses usuários se deslocam não mais do que 500metros de suas casas ou trabalho. Em algumas cidades, esses usuários afirmam que sequer teriam descido à rua se não fossem pelos parklets!

  4.        …atrair a atenção para o seu estabelecimento.

O parklet passará a ser um ponto de referência das pessoas que passam pela área, além de ponto de parada e encontros bem na frente da sua porta. Um parklet é capaz de aumentar as vendas em até 20%. Além disso, mais de um terço dos usuários costumam fazer compras não planejadas. Os parklets ainda possibilitam a repercussão do seu negócio nas mídias sociais de maneira espontânea.

  5.        …promover à sua marca.

Você ira agregar à sua marca o desenvolvimento socioambiental da cidade. Além de atrair a atenção daqueles que valorizam a sua contribuição para a cidade, o seu parklet pode ser um espaço de promoção associado com os seus valores.

PA005_EP_IM02_VistaFrontal_R00

COMO FAZER O MEU PARKLET?

O passo a passo é simples:

  1. Procure um de nossos arquitetos. Qualquer vaga na rua pode receber um parklet, mas há algumas restrições.
  2. Conte-nos suas ideias. Com a ajuda de nossa equipe, vamos elaborar o desenho que mais se adequa às suas necessidades.
  3. Deixe conosco a burocracia. Depois que você aprovar o nosso projeto, é a vez de encaminharmos tudo para a prefeitura. Mas não se preocupe, a gente faz tudo para você!
  4. É hora de construir. Com o orçamento adequado ao sue bolso, seu parklet será fabricado e instalado no lugar que você pediu.
  5. É hora de inaugurar. Já imaginou o parklet cheio de gente, na frente do seu estabelecimento?
L2_DIV_Parklet_InfográficoEmail_V01

COMPARTILHE

Um parklet pode ser bancado por empresas, estabelecimentos comerciais, organizaçãos não-governamentais, associação de moradores e mesmo pessoas físicas. Pra começar, basta a vontade de trazer uma praça até vocês! Por isso, não se acanhe e envolva outras pessoas e negócios. Começe a compartilhar a ideia e ajude a fazer uma cidade melhor!

 

Texto feito por Linha 2 Arquitetura. Saiba mais em linha2arquitetura.com.br

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor