Muitas pessoas já aprenderam que investir em imóveis não é algo tão fácil como parece. Para você que já é acostumado com investimentos, aqui estão alguns pontos importantes que você deve entender, e considerar, antes de partir para um investimento imobiliário.

1. Falta de planejamento do investimento

Esse ponto descreve cerca de 80% ou mais dos investidores imobiliários.

Eles não perdem seu tempo colocando o lápis no papel para se certificar que a receita da locação ou venda será maior do que todas as despesas com a propriedade.Uma propriedade com um fluxo de caixa negativo vai garantir um mísero retorno do investimento, na melhor das hipóteses.

2. Não trabalhar com números conservadores

Se você não coloca os números no papel você provavelmente vai trabalhar com números fora da realidade. Esses investidores superestimam a renda, e subestimam os custos associados com todas as operações de uma propriedade. Esses fatores influenciam para que o investimento resulte em retornos baixos ou até negativos no investimento para o proprietário do imóvel.

3. Calcular de forma errada os custos de reforma

A maioria dos investidores têm pouca ideia de quanto custa para reformar uma propriedade. Eles buscam pessoas do mercado e simplesmente atribuem um valor padrão para todas as reformas. Então começa a obra e rapidamente ela já está três vezes maior que o valor esperado. A dica é ser bastante conservador na hora de fazer as estimativas com relação a reforma.

4. Subestimar o tempo de reforma

Além disso, os investidores mais inexperientes e sem muito conhecimento do mercado imobiliário acreditam que uma boa reforma no imóvel pode ser feita em 30 ou 60 dias. Mas muitas vezes, leva muito mais para concluir esses projetos. É importante você conversar com pessoas mais experientes para obter uma expectativa realista do tempo de conclusão.

5. Não deixar uma margem de erro

Coloque uma margem de erro, pois há grandes chances do preço final ser mais caro, e muitas vezes esse mais caro poderá ser muito mais caro, seja qual for o custo adicional: reforma, serviços, contratos, valor do capita, etc. Assim até o seu psicológico estará mais preparado para tais eventualidades.

Leia também: Comprar ou não comprar uma casa para o seu filho estudar

6. Pensar que ações, títulos e investimento imobiliário são investimentos comparáveis

Muitas vezes as pessoas querem investir em imóveis para obter retornos melhores do que em suas ações, títulos ou sua poupança. O mercado imobiliário é um mercado único, mas que demanda lidar com alguns fatores diferentes como reformas, conhecimento de mercado, vizinhança, construção civil, etc. Não será um ativo que te permitirá investir e ficar olhando o extrato da sua conta.

Possuir imóveis, principalmente para serem alugados, pode ser algo estressante. Certifique-se de que você está preparado antes de comprar.

7. Investir sem trabalhar

Ganhar dinheiro sem nenhum trabalho por parte do investidor? Nunca! Isso não irá acontecer!

investidor-benvenuto

8. Acreditando nos lançamentos de TV

Cuidado ao investir nas propriedades em lançamento. Claro, parece fácil e lindo nos comerciais de TV! Eu mesmo adoro assistir, porém nem todos são realistas. Nem tudo que se vê na TV, ou na Internet, sobre esses incríveis lançamentos e retornos incríveis são verdades. Portanto, tome cuidado.

9. Pensar que o investimento imobiliário é de baixo risco

Definitivamente o investimento imobiliário não é um investimento sem riscos. Muitos investidores podem reduzir esses riscos fazendo todos os processos de forma prudente e adequada. Mas em sua maioria, eles não fazem nada disso, ficando expostos a uma infinidade de itens e questões que podem, por vezes, ser financeiramente muito dolorosos.

10. Acreditar no que os outros dizem sobre seus “rentáveis” investimentos imobiliários

Não há nenhuma maneira de verificar o que alguém está dizendo a você sobre como eles fazem seus investimentos imobiliários, a menos que te mostrem as suas declarações fiscais. Mas muitas vezes as pessoas gostam apenas de se vangloriar em relação aos seus investimentos, para gerar uma boa impressão. Muitas vezes as declarações de supostos investimentos “bem sucedidos” podem ser questionáveis. Faça a sua análise e tire suas próprias conclusões.

Dentre os muitos erros que os investidores podem fazer, muitos você só aprenderá na prática. A experiência vai ensinar uma infinidade de lições durante a sua carreira como investidor imobiliário.

Agora você está mais preparado para ir visitar os imóveis e decidir sobre seus investimentos! Aproveite também para seguir a página da Benvenuto no Twitter Facebook.

http://www.benvenuto.com.br/material/manual-tatico-de-uma-boa-negociacao

Uma Resposta

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br