Quando você está fazendo um investimento no mercado de imóveis é importante delimitar critérios que te ajudarão a estabelecer o melhor plano de investimento. É importante ter em mente o comprometimento com o indivíduo mais importante: você! Esses pontos precisam fazer sentido para que possam te atender, e assim, garantir o seu sucesso de investimento no mercado imobiliário.

Inquestionavelmente, o caminho para cumprir com seus objetivos e obter sucesso é entender qual o valor que aquele imóvel terá. Estamos tratando aqui desde o valor econômico ao valor pessoal. Entender a estimativa do imóvel em potencial é a premissa para uma decisão estável de investimento.

Nenhum grande edifício é feito sem um planejamento cuidadoso antes do chão ser quebrado. Esse plano serve como um mapa para o desenvolvimento da estrutura, sem o qual o edifício, simplesmente, não surgirá. Da mesma forma, elaborar o seu plano de investimento em negócio imobiliário é parte integrante da sua viagem.

Se você decide pegar o carro e fazer uma viagem pelo país para um lugar em que nunca foi antes – você confiaria nos seus instintos e, simplesmente, sairia dirigindo seguindo uma direção qualquer? Provavelmente, você contaria com a ajuda de um mapa, um GPS ou um smartphone, é claro.

A razão pela qual usamos mapas é porque, muitas vezes, as estradas podem ser imprevisíveis, e o caminho certo pode parecer levar para o lugar errado. Outras vezes, o caminho errado pode parecer apontar diretamente para o seu destino. Os roteiros são criados para mostrar o caminho mais fácil, quais armadilhas evitar e coisas especiais para ver ao longo do caminho.

O mesmo princípio se aplica para investimentos no mercado imobiliário. Essa seção irá te ajudar a construir o roteiro que você irá utilizar na sua jornada.

O que seu plano de investimento deve incluir

Missão

Deve definir claramente o seu propósito e deve incluir os benefícios que o seu investimento terá. Faça sua pesquisa e chegue em uma declaração de missão sólida. Este é o “porquê” de sua viagem.

Objetivos

Onde você quer chegar? O que você deseja quer alcançar com a ajuda do mercado imobiliário? Se o sua meta é obter R$ 5.000 por mês em renda passiva – anote isso. Se seu objetivo é comprar 3 imóveis e obter lucros futuros sobre a venda  – anote isso também. Suas metas podem mudar ao longo do tempo, afetando o resto do seu plano de negócios – não tem problema. Certifique-se de estabelecer os objetivos tanto para curto prazo quanto para longo prazo. Ao definir metas menores e mais realizáveis, você sempre terá algo que espera ansiosamente para realizar – o que irá ajudá-lo a permanecer motivado.

road-trip-na-neve-plano-de-investimento

Estratégia

São inúmeros os jeitos de se ganhar dinheiro no mercado imobiliário – mas você não precisa de muitos. Você simplesmente precisa de escolher uma estratégia e torna-se mestre nisso.Essa estratégia (carro), se confiável, vai levar você até seu destino (seus objetivos). Se você escolheu trocar de casa para gerar dinheiro, a fim de economizar o suficiente para largar o trabalho – anote isso. Se deseja obter uma renda passiva através de aluguel – anote isso. Não se preocupe se você não entender ou não saiba como vai conseguir atingir tudo do seu plano. Lembre-se, seu plano de negócios vai mudar com o tempo e, à medida que aprende, vai preenchendo o plano de investimento de maneira mais detalhada.

Cronograma

Qual o seu prazo para atingir o seu objetivo? Seja realista, mas não fique com receio de alcançá-lo, também. Você quer se aposentar em 10 anos? Está planejando em largar o emprego mês que vem? Documente sua linha do tempo. Você pode fazer isso de acordo com seus objetivos, como mencionado acima.

Mercado

Defina seu mercado. Qual tipo de propriedade você está procurando? Baixo rendimento? Alto rendimento? Áreas comercias? Como um novato, escolha uma área que se sinta confortável. A maioria dos novos investidores deve planejar investir numa distância curta até em casa, em vez de investir em uma longa distância (a não ser que sua localização torne impossível). Isso o tornará um especialista na área, a partir daí ficará mais fácil analisar ofertas e oportunidades. Irá também ajudá-lo a conhecer os players da área, o que acabará por facilitar contatos e parceiros e, novamente, oportunidades.

Critérios

Antes de você sair e começar a olhar por ofertas, você precisa estabelecer os critérios em que essas ofertas devem encaixar. Você vai querer definir seu valor de empréstimo, fluxos de caixa, valor máximo de compra, prazo máximo, etc. Uma das lições mais importantes que você pode aprender é se ater a seus critérios e se afastar de qualquer acordo que fuja deles. É muito fácil se tornar emocionalmente ligado a um acordo, mas restringindo-se aos seus critérios, você tira o lado emocional da jogada.

Flexibilidade

yoga-flexibilidade

Se você não está encontrado o suficiente que o atendam, você pode mudar seu mercado e/ou estratégia. Essa parte do plano de investimento é uma das mais importantes a se compreender e definir. Muitos novos investidores ficam animados e acabam comprando na primeira oportunidade.

Ao ter critérios claramente definidos, você é capaz de rejeitar, facilmente, 99% das propriedades que não são um bom negócio.

Plano de marketing

Como você vai encontrar as melhores ofertas listadas? Através de agentes, pesquisas online, encaminhando e-mails para listas ou outros meios de se encontrar oportunidades?

Leia também: Benvenuto: a imobiliária do futuro

Financiamento

Como é que você está planejando em adquirir seus negócios? Você está usando financiamento privado ou através de bancos, private equity, arrendamento, ou algum outro método mais criativo? Encontrar financiamento é muitas vezes um desafio no atual mercado, e dinheiro privado é uma ótima solução.

Aprenda a atrair dinheiro privado, de modo que você sempre terá um fluxo constante de financiamento quando as oportunidades aparecerem, e elas irão.

Leia também:  Financiamento de imovéis: entenda como funcionam algumas opções

Como você vai fazer seus negócios

 Como você irá transformar a compra de um imóvel em lucro? Defina os passos. Certifique-se de documentar todas as suas fontes de receita e despesa e se preparar para o inesperado. Tenha preparado também várias estratégias de saída, em caso da primeira não sair como o planejado.

Estratégia de saída & plano de reserva

 Ter várias estratégias de saída claramente definidas é uma das partes mais importantes de seu plano de investimento, especialmente para novos investidores. Como você vai sair do negócio? Quais são seus planos de reserva? Alocar, vender, trocar? Qual é o game-over? Isso precisa estar claramente definido.

Finanças

Inclua uma descrição pessoal sobre onde estão suas finanças hoje. Você está começando com nada? Documente sua atual situação e a mantenha atualizada. Conforme você vai avançando com seus investimentos, é sempre importante ter às mãos suas finanças completas e atualizadas.

Um negócio sem um plano é um plano sem negócio

smartphone-sendo-GPS-roteiro

Uma última coisa, lembre-se que seu roteiro e plano de investimento são guias, e não regras. Um plano de negócio tem por objetivo dar direcionamento e motiva-lo a segui-lo. Quando se tem um plano de negócios bem definido, de sua execução até a linha de chegada se tornam mais alcançáveis.

É quase impossível seguir um roteiro financeiro ou imobiliário perfeitamente. Enquanto você pode traçar seu curso com cuidado e precisão extrema, ainda há muitas forças externas em jogo. No entanto, seu roteiro foi projetado para mantêm-lo na direção certa a uma velocidade correta. Você pode se deparar com buracos, ruas sem saída, e até mesmo algumas avarias pelo caminho. Contudo, se você se ater ao mapa criado por você, você passará por esses problemas e chegará no seu destino.

Enjoy the ride.

contato@benvenuto.com.br

conhece-a-benvenuto

Deixe uma resposta