Se você é um comprador ou um investidor imobiliário, encontrar o seguro residencial certo para sua casa desempenha um papel importante na proteção de seus ativos de longo prazo.

Entre aquela papelada interminável e longas pesquisas comparando várias políticas, encontrar a cobertura certa para suas necessidades pode tornar-se uma tarefa cansativa e estressante.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a saber com precisão se encontrou o seguro residencial certo para proteger seus ativos de longo prazo, isto é, seus investimentos financeiros e te livrar que futuras dores de cabeça.

Verdade seja dita

sao-paulo-predios-landscape

A compra de um imóvel é certamente um dos maiores investimentos que uma pessoa ou família podem fazer, ainda sim, pouca são as pessoas que se preocupam em fazer um seguro para proteger seu ativo.

Os gastos com a compra do imóvel já são grandes, adicione a isso, gastos com reformas, compra de eletrodomésticos, móveis e por aí vai. Os investimentos são altos, daí a importância de identificar e contratar o melhor seguro residencial para proteger seus bens adequadamente.

Grande parte dos brasileiros optam por não fazer um seguro residencial. Por quê? Diante de um orçamento cada vez mais apertado, a maioria das pessoas evitam gastar com despesas que elas não consideram essenciais. Entre assegurar seu imóvel ou automóvel, elas acabam escolhendo pelo seguro de carro.

Há uma percepção que os seguros residenciais sejam caros. Quando colocados na ponta do lápis, o custo médio do seguro residencial é inferior ao do seguro do carro. Enquanto para o seguro de automóveis, a taxa pode variar entre 5-20% do valor do carro, no caso do seguro residencial, a taxa anual varia entre 0,1% e 0,3% sobre o valor do imóvel.

Identifique os riscos que seu imóvel está exposto e quais os bens que  realmente necessitam de cobertura, assim você não pagará mais do que precisa. Os planos de cobertura mais solicitados são contra incêndios, roubos e danos elétricos.

Guia básico de seguro para o seu imóvel 

O seguro é um instrumento legal que permite aos segurados garantir, por meio de um segurador, a compensação econômica por um evento futuro e incerto – como roubo, incêndio ou acidentes. Esse evento é denominado risco. Para garantir que essas perdas sejam compensadas, o segurado paga um prêmio, que é o valor proporcional ao risco corrido para o segurador. Este valor é usado para pagar as indenizações e cobrir os custos e lucros da seguradora. Em troca dessa remuneração, o segurador assume os riscos.

O prêmio é baseado num cálculo de probabilidades, feito mediante uma observação da ocorrência dos eventos no passado. Por isso, ele deve ser proporcional ao risco de os eventos acontecerem.

A franquia é uma participação obrigatória do segurado na apólice, dedutível a cada evento coberto pela seguradora. Essa participação tem o objetivo de diminuir o preço do seguro.

Então, como posso assegurar meu imóvel?

casa-protegida-seguro-mão-cuidado-seguro-residencial

Há muitas maneiras de se poder assegurar um imóvel a partir do momento da compra, como um seguro realizado entre locatário e proprietário, um seguro de título imobiliário até garantias para o imóvel.

Alguns desses protegem os bancos, e outros nos protegem, mas muitos que protegem os bancos podem, indiretamente, nos proteger também. Por exemplo, em caso de uma catástrofe, como uma casa que pegou fogo, se sua companhia de seguros pela reconstrução da casa ou paga o empréstimo, este não só protege o capital do banco, mas também o protege contra a responsabilidade de cobrir os custos.

Assim como os investidores imobiliários, dependendo de conjuntos de habilidades e tolerância ao risco, todos nós temos diferentes estratégias para a transferência de risco e utilização de seguros. Isso pode incluir tudo. Você pode se assegurar de praticamente tudo hoje, desde grandes catástrofes como terremotos e inundações, até invasões e incêndios.

Conheça suas opções

A etapa mais importante na sua busca por um seguro residencial é pesquisar suas opções. Você não sabe com certeza se está recebendo a melhor cobertura com o melhor preço, ao menos que você compare as políticas e as cotações de preços cobrados por várias empresas.

Os preços variam amplamente entre as companhias devido ao fato de que cada empresa utiliza um algoritmo diferente para calcular os prêmios de seus clientes. Assim, através de pesquisa de mercado e comparação entre os produtos que cada um oferta, você pode economizar centenas de reais a cada ano no seu seguro residencial.

Você pode economizar tempo fazendo uma pesquisa online, onde é possível também o preço médio dos seguros oferecidos. No entanto, dedicar um pouco do seu tempo para falar com os representantes das companhias de seguro pessoalmente, você poderá obter um orçamento mais preciso, com base na sua pontuação de crédito, a localização, o tipo de casa e as necessidades de cobertura.

Às vezes, é benéfico olhar para levantamentos das melhores companhias de seguros, os quais são conduzidos com bases em avaliações de consumidores anteriores que avaliam suas políticas e experiências.

A empresa de menor porte com um preço melhor pode parecer atraente mas esse efeito pode não valer a pena no longo prazo. Lembre-se que as grandes operadoras são mais propensas a investir em equipamentos de resposta a emergências e tecnologia, que lhes dá uma vantagem perante as companhias de pequeno porte. Enquanto você pode pagar um pouco mais pelo prêmio, no caso da escolha de uma companhia maior, é mais provável que você receba uma resposta mais rápida dessas empresas.

Leia também: Entenda o seguro fiança ou seguro de aluguel

Principais coberturas do seguro residencial

As principais coberturas oferecidas pelas operadoras de seguros incluem ações contra incêndio, explosão e fumaça que cobre bens que foram danificados por fogo, explosão de gás e queda de raio. Cobrem também o impacto de veículos terrestres e aéreos que é recomendado para quem mora em casa. Se houver algum acidente causado por veículo, o seguro vai cobrir os prejuízos. As operadoras também oferecem o serviço referente a quebra de vidros, essa cobertura é válida para quebra de objetos como vidros, mármores e espelhos que fazem parte de móveis.

O de Responsabilidade Civil Familiar que cobre incidentes causados a terceiros. Também de danos elétricos cobrindo danos causados por raios que caíram na rede elétrica, ou até mesmo, aqueles causados por descargas elétricas, como por exemplo: estabilizadores, no-breaks, etc. O de subtração de bens que irá cobrir bens furtados, conforme o valor limite da apólice. Porém, é preciso ter vestígios de roubo, como por exemplo: janela arrombada. Nesse caso, recomenda-se incluir na apólice, todos os objetos de alto valor agregado. E, por fim, em caso de perda ou pagamento de aluguel, se houver ocorrência de sinistro, o segurado é  ressarcido para que ele possa pagar o aluguel de uma moradia temporária.

Compre o pacote

\casa-garagem-carro-fusca-seguro-residencial

Ao procurar por um seguro residencial, peça a operadora se eles estão dispostos a agregar a cobertura de sua casa e a do seu carro. Muito das operadoras brasileiras oferecem esse tipo de pacote.

Embora os descontos para pacotes possa variar de operadora para operadora, abrir uma apólice de seguro multi-linha ao integrar a cobertura da sua casa e de seu automóvel juntos, você pode economizar de 3-22%.

Converse com um especialista

Você pode ter mais sorte para encontrar a melhor política ao conversar com um agente de seguros independente que trabalha com diferentes operadoras. Uma vez que estes não estão subordinados a uma empresa específica, dessa forma, você sabe que vai encontrar a melhor cobertura para suas necessidades particulares.

Um conselho para se encontrar o melhor plano de cobertura é se assegurar que todos seus questionamentos e dúvidas sejam sanados. Agilize seu processo de entrevista respondendo a algumas perguntas:

  • Qual o tipo de propriedade que você está assegurando?
  • Quantos moradores há na casa?
  • Qual a metragem do imóvel?
  • A casa possui sistema de monitoramento?
  • Qual o valor aproximado dos bens pessoais que deseja proteger em caso de perda?

Entreviste a corretora

reunião-pessoas-apple-iphone-cafe-escrevendo

Qual a sua pontuação de crédito? Que tipo de imóvel você está assegurando? As perguntas parecem ser são infinitas, e, por vezes, encontrar uma apólice de seguros para o segurado pode parecer um pouco como uma entrevista. No entanto, não se esqueça de perguntar sobre os seus questionamentos também.

Se você está falando com um agente independente ou um associado de uma operadora específica, lembre-se de pedir as respostas para a seguinte lista de perguntas. Não sabendo as respostas pode se revelar um erro caro mais tarde.

  • O que está incluído na política?
  • Quais são os limites para a cobertura de bens pessoais?
  • Qual é a cobertura de responsabilidade?
  • Qual é a perda de cobertura de uso?
  • O que a cobertura que você oferece para inundações e questões relacionadas com o clima?

Entenda a cobertura

Entenda a sua cobertura antes de assinar. As pessoas tendem a pensar em suas apólices de seguro de casa como uma rede de segurança grande e tendem a pegar tudo o que irá protegê-los de qualquer tipo de desastre ou emergência. A triste verdade é que muito é negligenciado e não são cobertos por políticas padrão, como desastres naturais, por exemplo.

Se você vive em uma área propensa a buracos ou deslizamentos de terra, você precisaria pagar um adicional para poder cobrir eventuais acidentes. Danos de inundação também não são assegurados pelo seguro padrão, isto é, aquele de menor valor.

Fale com um agente sobre qualquer uma dessas coberturas adicionais que você possa precisar antes de finalizar sua apólice de seguros.

Encontrando o melhor seguro residencial

pai-filho-descanso-praia-relax-segurança-seguro-residencial

 

Embora entrevistar as empresas prestadoras do serviço e selecionar através de um pente fino o que cada uma oferece pode parecer um aborrecimento agora, você será capaz de descansar mais facilmente depois que escolher a sua cobertura, sabendo que você terá a ajuda e suporte necessários na eventualidade de um desastre.

Selecionando o seguro residencial ideal para o seu investimento lhe trará paz de espírito, sabendo que seu ativo está protegido.

Como você escolheu seu seguro? Qualquer coisa que você gostaria de acrescentar a essas dicas?

Deixe seus comentários abaixo!

Deixe uma resposta