Quando o mercado começa a mover para um cenário mais otimista, você logo percebe. É destaques nas mídias nacionais, e as visitas em imóveis à venda começam a aumentar consideravelmente, assim como o número de vendas e ofertas nos imóveis. Nesse momento, compradores e vendedores sentem confiança para voltar ao mercado.

Apesar de não ser o atual momento enfrentado no país devido aos altos preços da construção civil, e com uma parcela da população brasileira endividada. A aquisição de crédito se torna cada vez mais difícil e com isso a demanda no mercado também cai.

Mas entender a mentalidade dos vendedores poderá ajudar quem quer comprar um imóvel a obter mais sucesso e entender melhor o processo de compra de um imóvel. O mesmo vale para vendedores. Eles devem estar conscientes dos compradores que estão visitando seus imóveis.

Aqui estão as principais verdades que os compradores de imóveis devem saber sobre os vendedores de hoje.

O mercado imobiliário mudou!

Muitos investidores acabaram fazendo grandes investimentos imobiliários acreditando na crescente do mercado, porém os preços não estão variando e os lucros nos investimentos imobiliários não são os mesmos de alguns anos atrás.

Com isso, alguns imóveis que foram comprados na planta, anos atrás, estão presos na mão de investidores que ainda esperam um bom retorno em seus investimentos.

Nessa caso, você poderá negociar um desconto no valor do imóvel devido a baixa liquidez apresentada pelo mercado nos tempos atuais. E claro, para potencializar o ganho financeiro do vendedor ele poderá vender seu imóvel diretamente pela Benvenuto.

Leia também: 12 Curiosidades sobre os novos compradores de imóveis

Vendedores muitas vezes também são compradores

Muitas vezes, os vendedores sentem a mesma quantidade de estresse ou excitação que os compradores. Isso porque eles também estão envolvidos em um processo de compra.

Alguns vendedores vendem suas propriedades para comprar outra imediatamente. Esses vendedores geralmente não são gananciosos, e querem fazer uma negociação rápida quando já encontraram o imóvel que cabe no seu bolso.

compradorevendedor

Vendedores estão cada vez mais prudentes

Vendedores estão mais cautelosos. Com a incerteza do cenário econômico e uma especulação sobre bolha imobiliária os vendedores não querem vender seu imóvel a um preço baixo e correr o risco de ficar sem potencial para uma compra futura. Com isso, as margens de negociação acabam ficando mais curtas, caso o vendedor não tenha uma motivação mais imediata para a venda do imóvel.

Leia mais: 7 Erros de quem compra o primeiro imóvel

Conselhos para os compradores de imóveis

O mercado imobiliário é um jogo, em certo sentido, em que ambos os lados esperam atingir seus objetivos, e é por isso que compreender o seu “oponente” sempre ajuda. Quando você encontrar uma casa que você gosta, descobrir quem é o vendedor, como eles chegaram lá e por que eles querem vender, poderá ser uma arma de sucesso na negociação. Não faça suposições. Dê um passo para trás. Coloque-se no lugar deles.

Vendedores não são os mesmos que eram por volta de 2009, quando muitos foram levados pela ganância da ascensão do mercado que parecia não ter fim. Muitos investidores continuaram no mercado com as mesmas expectativas, por isso não vá para este mercado sem antes entender a motivação de venda do proprietário.

Não deixe se enganar por qualquer comentário ou especulação sobre o mercado. Mesmo que você pense que eles têm uma propriedade no preço correto para a venda, o vendedor normalmente está disposto a negociar. Eles podem até mesmo serem gratos ao receber uma oferta razoável, especialmente se ela se aproximar do valor que está sendo pago no mercado.

Para te auxiliar nesse processo a Benvenuto disponibiliza o ebook grátis: Manual tático de uma boa negociação

ebook-manual-tático-de-uma-boa-negociação

 

Aproveite também para seguir a página da Benvenuto no Twitter Facebook.

2 Responses

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br