Comprar e ter a posse do imóvel é sempre um investimento de risco. Ao conversar com especialistas para fazer uma compra segura, você vai ouvir que deve fazer a sua “diligência” na compra dos seus bens, mas o que isso realmente significa? O que é due diligence?

A verdade é que não existe uma maneira simples e rápida para fazer sua diligência. Esse processo é demorado e poucas pessoas tem alguma ideia do que fazer. Então aqui você aprenderá o que significa e alguns dos passos que você deve considerar e executar.

O que é due diligence?

Due diligence significa tomar cuidado, realizar cálculos, revisar documentos, adquirir seguros, etc. Essencialmente, faça a lição de casa com todos os imóveis que você pretende comprar. Se houver algum problema com o imóvel (isso significa um alto risco e um custo potencial) você poderá cancelar o seu contrato de compra e, assim, procurar um imóvel melhor.

Aqui estão apenas alguns dos passos que se aplicam a ambas as propriedades de moradia e também imóveis de investimento, embora alguns só podem ser aplicados a um.

Conheça o mercado

Certifique-se de que você está sabendo realmente o que o mercado tem para oferecer. São muitas as pessoas que olham apenas alguns imóveis. Você deve olhar, analisar, várias propriedades antes de comprar e criar comparativos com os pontos que são decisivos para você.

Tenha conhecimentos básicos, como o preço médio da região, a localização do imóvel, o trânsito e o comércio em volta. Todas essas são variáveis importantes que, se você tiver conhecimento, poderão otimizar o seu processo de compra.

Avalie o financiamento imobiliário

Verifique se a taxa de juros cobrada é justa e está em consonância com os concorrentes do mercado. Provavelmente menos de 20% das pessoas analisam duas propostas para o seu financiamento imobiliário, faça simulações e busque as melhores condições de crédito para você efetuar a compra do seu imóvel.

A primeira coisa a se fazer é obter o crédito, a aprovação do financiamento, antes de procurar, e encontrar, o imóvel do seus sonhos. É possível entrar com o pedido de financiamento no banco antes de encontrar um imóvel. Se tiver o financiamento aprovado pelo banco, ele fornecerá uma “carta de crédito”como garantia de que você terá o dinheiro aprovado no financiamento para fechar um futuro negócio, desde que a documentação do imóvel esteja em ordem e que o atual proprietário não tenha pendências financeiras. Fazendo isso você evita frustrações, como a de encontrar o imóvel dos seus sonhos mas não conseguir financiá-lo, e ainda te ajuda a fazer uma busca com mais foco.

Leia mais: 8 Dicas para quem está pensando em financiar um imóvel

Coloque os números no papel

Se você está comprando um imóvel para investir, é imprescindível que você pegue o lápis e coloque todos os números no papel. Como você saberá que está fazendo um bom investimento se ainda não fez todas as contas e comparou com as outras oportunidades do mercado?

Investir em imóveis tem muitos riscos que podem inviabilizar até mesmo os negócios mais atrativos, então você precisa se certificar de que está abordando os perigos conhecidos e fazer o trabalho duro para reduzir os riscos de que algo se perderá com sua compra. E aqui está o ponto mais importante: Você deve iniciar todo esse trabalho antes de fazer a compra e continuar enquanto tiver a posse do imóvel.

Leia mais: Como fazer um melhor investimento em imóveis

duediligence

Conheça toda a propriedade

Provavelmente você já visitou o imóvel que deseja comprar, mas você fez todas as observações necessárias para morar nele amanhã? Já sabe tudo que precisa ser feito no imóvel? Já mensurou o custo de colocar o imóvel da maneira que você deseja? Reformar um imóvel pode ser extremamente caro e arriscado, por isso é muito importante obter as estimativas para esse trabalho antes que você tome a decisão de avançar na compra. Uma maneira de você reduzir o risco e obter os valores é levar profissionais do mercado para fazer essa avaliação junto a você.

Segurança

Você checou se o imóvel possui alguma apólice de seguro e se ela é necessária? Quanto vai te custar? Algumas áreas podem estar em regiões perigosas e a segurança é um ponto fundamental. Principalmente se tratando de casas, o custo de segurança com alarmes, cercas elétricas e câmeras de segurança podem elevar o custo total do imóvel. Procure fazer o orçamento de tudo que irá precisar.

Documentação

E por último e talvez o mais importante, analisar toda a documentação. Para fazer uma compra segura e evitar dores de cabeça e noites sem dormir é fundamental que você analise toda a documentação do proprietário e do imóvel. Certifique-se que não há nenhum entrave jurídico que possa prejudicar a sua compra.

Aprenda mais aqui: Saiba toda a documentação necessária para comprar um imóvel

Esses são apenas alguns dos muitos itens que compõem a devida diligência na compra de imóveis. Lembre-se, você tem que fazer isso antes de fechar a compra da sua nova propriedade. Se você deixar de fazer as suas próprias tarefas, problemas que poderiam ter sido evitados podem surgir, e podem fazer com que você tenha uma experiência imobiliária nada agradável.

http://www.benvenuto.com.br/material/manual-tatico-de-uma-boa-negociacao

8 Responses

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br