Assim como todo processo, sempre terá algum ponto que tem mais importância e relevância na hora de se tomar a decisão. Durante meus estudos de marketing aprendi que conteúdo é rei. Você pode produzir inúmeros textos e artigos, porém se não houver um conteúdo relevante para o seu público você não atingirá o seu resultado. No mercado imobiliário também temos um rei e ele se chama localização.

Não adianta, você pode perguntar para investidores e compradores experientes que você vai obter em sua maioria a mesma resposta: a localização supera tudo. Você poderá modificar muitas coisas em sua casa, seus móveis, a pintura, o estilo, mas nunca poderá alterar a localização do seu imóvel.

Algumas ruas e bairros mudam ao longo do tempo, e mais melhoram do que pioram. Então se você se propôs a comprar um apartamento, acredito que você está procurando o melhor bairro ou rua que esteja, ajustado ao seu orçamento e à região de sua preferência. Porém tenho algumas dicas que considero muito importantes, aqui estão elas:

Como comprar em um excelente bairro com um preço inferior

A casa pode estar perto da escola do seu filho ou no bairro mais top da cidade, mas se for em uma rua movimentada ou tiver uma grande movimentação comercial barulhenta, o valor da sua casa poderá ser significativamente menor do que os valores das casas vizinhas. Se você quer estar bem localizado, morando em um bom bairro e não quer pagar um valor tão alto, comprar uma casa com características um pouco indesejáveis poderá ser uma opção.

Uma boa localização faz valer a pena

Se você tem um imóvel em uma boa localização, ninguém poderá tirar isso de você. Investidores de imóveis e construtores sabem que se você tem um imóvel em uma boa localização você tem um grande investimento. É cada vez mais comum ver casas antigas bem localizadas sendo vendidas por um alto preço para dar lugares a novos e grandes empreendimentos.

Se você quer comprar uma casa bem localizada para morar não tenha medo de ter um pouco de trabalho, pois mesmo que essa casa precise de uma boa reforma todo o trabalho poderá ser recompensado por uma localização privilegiada.

localização_benvenuto

A localização dentro de um prédio é importante

Escolher um apartamento com maior liquidez também é importante. Muitas vezes, em um prédio muito grande alguns imóveis são mais fáceis de serem vendidos devido a sua localização no prédio.

Alguns andares mais baixos muitas vezes acabam capturando muito o som do ambiente, como o de uma quadra de esportes ou do salão de festas. Se você está comprando um imóvel na planta poderá valer mais a pena pagar um valor superior para se localizar melhor no prédio, pois se você precisar vendê-lo daqui a alguns anos poderá encontrar um comprador mais rapidamente.

Leia também: As estratégias por trás das vendas de imóveis
Leia também: 12 Curiosidades sobre os novos compradores de imóveis

Comprar em um bairro inferior pode ser uma boa aposta

Algumas pessoas preferem estar fora de um bairro mais tradicional, optando pela compra em um bairro em transição. É verdade, essas áreas mudam rapidamente nos dias de hoje e poderá ser um grande investimento. Mas não há como ter uma previsão 100% acertiva sobre as mudanças dos bairros. É importante analisar alguns fatores como obras, desenvolvimento do comércio e os futuros empreendimentos projetados para aquela região. Ou seja, comprar em um bairro inferior poderá ser uma aposta válida pensando no longo prazo.

Conheça os fatores que influenciam no preço do seu imóvel

Quando estamos falando de influenciar no preço é super importante que todo comprador de imóveis tenha o conhecimento que não é somente a localização do imóvel que vai modificar o valor do imóvel.

Mas sim, ela é a mais importante. De acordo com o índice da revista Zapimóveis uma simulação demonstrou que o ponto número um que influencia no preço é sim ela: a localização.

Mas se você quer saber todos os pontos, vamos à lista:

  1. Localização 25%
  2. Segurança 15%
  3. Vagas de garagem 15%
  4. Lazer (piscina, churrasqueira,etc) 10%
  5. Elevador 9%
  6. Sol da manhã 7&
  7. Andar 6%
  8. Varanda 5%
  9. Vista 4%
  10. Infraestrutura de tecnologia 4%

Localização, a campeã

Claro que isso pode variar de acordo com cada imóvel. Um apartamento perto de uma região com com hospitais, shopping centers, escolas, padarias e supermercados a localização pode ter uma influência ainda maior no preço do imóvel.

Em segundo lugar: segurança!

Como sabemos temos um alto índice de roubos, assaltos e sequestros no nosso país. E uma das coisas que mais pretendemos proteger e cuidar é o nosso lar e a nossa família. Por esse motivo casas, ruas e bairros que apresentam uma maior segurança para os proprietários conseguem um preço melhor.

Vagas > quartos

Além da segurança a vaga de garagem já passou a ser mais importante até mesmo que os próprios quartos. Isso se deve a própria evolução das cidades que cresceram cada vez mais para suas periferias e o transporte público que no Brasil ainda é algo ineficiente acaba aumentando a demanda por mais vagas particulares.

Leia também: A importância das vagas de garagem no mercado imobiliário

Crescimento das cidades e suas periferias

É comum agora se referir as grandes cidades brasileiras como grande Belo Horizonte ou grande São Paulo, as cidades cresceram tanto que as regiões da periferia acabaram se tornando parte da cidade.

Nessas regiões o preço do metro quadrado costuma ser mais em conta mas o que causa grande dificuldade é a distância ao centro, onde se localiza as principais atividades econômicas da cidade.

O mesmo acontece em grandes condomínios fechados de alto luxo que concentram um grande valor no metro quadrado para dispor de tranquilidade, acesso a infraestrutura e principalmente segurança.

condominio-fechado

Casa excelente, localização ruim

Comprar uma excelente casa em um local mais afastado pode ser uma decisão muito arriscada, resultando em graves consequências financeiras. Você pode não ter valorização do seu capital, ou recuperar o seu investimento mesmo depois de anos vivendo na casa. É por isso que esse tipo de compra só é mais adequada para o longo prazo ou para investidores mais experientes.

É difícil separar o sentimento, a emoção da compra, quando você está comprando o seu futuro lar, mas se você é um comprador, faça com que sua mente considere o lado do investimento ao tomar a decisão de compra.

Gostou? Deixe registrado o seu atual momento nos comentários e siga a página da Benvenuto no Facebook.

Você também pode baixar o nosso ebook grátis: Manual tático de uma boa negociação

http://www.benvenuto.com.br/material/manual-tatico-de-uma-boa-negociacao

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br