Na última sexta-feira a Exame publicou uma matéria dizendo que o preço médio dos imóveis subiu 0,55% em Setembro. Essa informação vai na contra mão da ideia de que há uma bolha imobiliária, que poderá estourar a qualquer momento.

Os dados foram divulgados no Índice FipeZap, na sexta feira. E a divulgação mostrou também que o mês de Agosto apresentou alta de 0,68% em relação a Julho.

Esses pequenos aumentos, que ficaram na mesma margem da inflação, mostram que os preços dos imóveis estão praticamente estagnados, acompanhando a inflação. Portanto ao contrário do que alguns diziam, as chances de os preços dos imóveis no país sofrer um queda brusca está cada vez menor, levando se em conta o comportamento atual. Pode até ser que os preços venham a sofrer uma queda, mas se isso ocorrer será de maneira suave e gradativa.

O índice indicou que em Setembro, Rio de Janeiro e São Paulo registraram alta de 0,4%, um pouco abaixo da inflação, medida pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPCA), que foi de 0,43%. O índice também divulgou que no acumulado dos noves meses do ano o indicador subiu 5,4%, o que representa um percentual 0,9 pontos acima do esperado para a inflação no mesmo período, reforçando ainda mais a ideia de que “o estouro de bolha imobiliária” é cada vez mais difícil de ocorrer.

Crescimento abaixo da inflação

De modo geral os preços apresentam um pequeno aumento real, como mostrado acima, porém em algumas cidades o preço já sobe menos que a inflação. São elas:

  • Brasília: recuo de 0,99% no ano
  • Recife: 3,99%
  • Porto Alegre: 3,41%
  • Curitiba: 0,97%
  • Contagem: 3,29%
  • Santos: 2,49%

Conte com a ajuda da Benvenuto

Na Benvenuto a negociação é feita diretamente entre o proprietário e o comprador, com isso não há o pagamento de comissão para intermediadores, o que abre uma margem de pelo menos 5% para negociação do preço do imóvel. Isso por si só já representa uma grande economia de dinheiro, mas não para por aí! Na Benvenuto o cliente tem todo um suporte, com informações importantes, dicas e serviços de parceiros que o permitem conduzir o processo de compra/venda da melhor maneira possível, o que pode acarretar em ainda mais economia.

Quer começar agora? Baixe o nosso e-book “Como preparar o seu imóvel para a venda” e saiba como alavancar a venda, e até mesmo conseguir um preço melhor no seu imóvel.

como-preparar-o-seu-imóvel-para-a-venda-benvenuto

 

Acredita na bolha imobiliária? Acha que os imóveis vão manter seus preços estáveis? Acredita em um pequeno aumento nos preços? Independente do que aconteça, na Benvenuto a economia é certa na hora de comprar o imóvel do seus sonhos!

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Victor Bicalho

Facebook Website

Co-fundador da Benvenuto. Estudante de Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área comercial e marketing da Benvenuto, além de acumular experiência como gerente de projetos em empresa júnior. Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br