Qual a relação entre LCI e o mercado imobiliário?

LCI e mercado imobiliário estão relacionados já que toda vez que você faz um investimento LCI, você está, automaticamente, fazendo um investimento no mercado imobiliário.

O LCI é a sigla para Letra de Crédito Imobiliário. Hoje em dia, com a diversificação dos investimentos pelos brasileiros que estão preocupados com o seu futuro financeiro, muitas pessoas estão investimento em LCI.

Como investir em LCI

Basicamente, para você investir em LCI, você só precisa comprar títulos, esses títulos vão render através de juros compostos, e você vai lucrar com a diferença do que pagou em relação a sua valorização.

Existem outros tipos de títulos, e as letras de crédito imobiliário são um deles. Várias instituições financeiras os emitem para conseguir investimentos a fim de realizar empreendimentos do setor imobiliário.

O fluxo de investimento segue a seguinte ordem: uma Instituição Financeira emite títulos de LCI, você os compra, ela repassa o valor para construtoras e incorporadoras que vão construir e vender empreendimentos imobiliário.

Então, quando você pergunta qual a relação entre LCI e o mercado imobiliário? A resposta é simples: são os LCI que permitem o crescimento do mercado imobiliário. Hoje, no Brasil, são eles, principalmente, que proporcionam a construção de novos imóveis.

Vantagens do investimento em LCI

Como o crescimento imobiliário é fundamental para o desenvolvimento das cidades, o governo brasileiro incentiva esse tipo de investimento.

Para os investidores que compram LCI não há obrigação de pagar imposto de renda sobre o valor e também não há IOF, ou seja imposto sobre operações financeiras. Esses dois pontos são duas grandes vantagens na hora de decidir por qual investimento optar.

Riscos do investimento em LCI

Como todo investimento, o LCI também traz riscos. Mas, há uma instituição chamada Fundo Garantidor de Crédito que garante a sua proteção, ela protege até 250 mil reais por CPF.

Ou seja, caso a instituição financeira que te vendeu os títulos de LCI não consiga te pagar, este fundo garante o pagamento até o valor máximo citado acima.

O LCI e o mercado imobiliário em expansão

Quando o mercado imobiliário está em expansão, isso significa que as instituições financeiras vão precisar de mais investimento e para isso vão emitir mais LCI.

Dessa maneira, é possível encontrar mais ofertas e opções de títulos com taxas de juros e valores de investimento mais interessantes.

Ou seja, quando o mercado imobiliário está crescendo, os LCI crescem também.

O LCI e o mercado imobiliário em recessão

Já quando o mercado imobiliário está em recesso ou passa por um crise, a emissão detítulos LCI despenca, pois não haverá muitos novos investimentos em empreendimentos imobiliários e quando há, as oportunidades de financiamento também são menores com medo da inadimplência pelas instituições financeiras.

O crédito imobiliário vai se fechando e fica acomodado, sem grandes oportunidades para criação de novos títulos LCI. Além disso, até mesmo os investidores se sentem mais inseguros para investir em um mercado desaquecido.

Ou seja, quando o mercado imobiliário está retraído, os LCI decrescem.

Leia tambémComo fazer um bom investimento imobiliário.

LCI: Novo queridinho do mundo de investimentos

Mesmo sofrendo com as variações do mercado imobiliário, investimento LCI é o novo queridinho entre os investidores, tendo o seu boom entre 2013 e 2015. Muitos investidores encontram mais vantagem na compra de títulos de letra de crédito imobiliário.

Se você ainda não conhecia, não deixe de considerar uma boa opção para sua carteira variada de investimento.

LCI: como escolher?

Na hora de escolher um título estude bem a instituição financeira e os tipos de empreendimentos imobiliários que ela está envolvida, além disso veja as taxas de juros e as condições de pagamento. Quanto mais informação você tiver, maiores as chances de realizar um bom negócio.

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor