Para começar, seja Benvenuto! Pensando em ajudar todas as pessoas que estão pensando em comprar imóveis em BH eu decidi escrever esse Guia completo para que você não perque nem mais um segundo do seu tempo. Ao final do guia você vai saber exatamente como realizar uma boa compra.

Benvenuto significa bem-vindo em italiano

A missão desse artigo é realmente te ajudar nas suas decisões, e se você ao final quiser escolher a Benvenuto, que bom, vai ser um orgulho trabalhar com você. Caso contrário, espero que você absorva o máximo de informações e faça a melhor compra que você poderia ter feito.

Imóveis em BH

Comprar um imóvel em BH não é uma tarefa fácil, provavelmente a compra de um imóvel é a maior compra que você fará em toda sua vida não é mesmo?

De acordo com a matéria da Exame.com a “Maioria dos que buscam imóveis em BH desconhece etapas da compra”. Entre mil usuários entrevistados, 65,7% declararam ter pouco ou nenhum conhecimento sobre o passo a passo para a compra do imóvel, e 60,2% não sabem quais são as etapas para fechar o contrato.

Se você está cogitando comprar um imóvel ou já está decidido leia até o final para que não se arrependa depois.

É o momento certo para comprar um imóvel?

Gostaria de iniciar o artigo com essa reflexão. Será que agora, final do ano de 2017 é um bom momento para adquirir um imóvel? Eu posso dizer que se você está empenhado e vai seguir o guia que preparei, com certeza você fará uma boa compra.

O momento é sim muito bom para comprar um imóvel e eu não estou falando somente porque sou dono de uma imobiliária, quero te convencer através de uma linha racional, até porque eu não consigo dizer o mesmo para quem está vendendo.

O único ponto ruim é a dificuldade em contrair um novo financiamento imobiliário mas com a redução da taxa de juros isso tende a melhorar.

Mercado ofertante

Vamos lá, o mercado atual está ofertante, ou seja, possuímos uma grande quantidade de imóveis em BH sendo anunciados.

Mas pera Rafael, e a crise?

Exatamente! Você já ouviu falar que as maiores oportunidades surgem em momentos de crise? Pois é! Com a crise muitas pessoas precisam de cortar gastos e utilizar dos recursos que estavam imobilizados. E uma ótima maneira de fazer isso é vendendo imóveis.

Com isso, temos um mercado que compete pela venda, e essa competição faz com que você tenha uma grande quantidade de oferta, o que leva a uma maior margem de negociação.

Eu não estou falando que você vai conseguir descontos estratosféricos em todos os imóveis em BH.

Mas em uma análise simples de oferta e demanda é fácil perceber que a oferta hoje é muito maior do que a demanda por imóveis. Com isso, quem está vendendo por necessidade acaba tendo que abaixar o preço do seu imóvel.

Então você está no seguinte cenário:

  • Muita opção dentro do mercado de BH, você vai conseguir encontrar um imóvel dentro do seu perfil à venda.
  • Muita oferta de imóveis em BH, você tem uma boa margem de negociação.
  • Banco Central indica redução na taxa de juros, o que facilita a aquisição de um novo financiamento. (fonte: O Globo)

Bom, agora que fiz um panorama rápido do mercado de imóveis em BH vamos à prática.

Comece com o planejamento

Se você está começando a busca por um imóvel o primeiro passo é saber exatamente o quanto você vai poder investir. Não adianta nada ir ao mercado, pesquisar e visitar se você não sabe ao certo quanto vai poder gastar.

Planejamento financeiro

Se está procurando para comprar é bom que primeiro defina primeiro as suas necessidades:

  1. Você precisa vender para comprar?
  2. Vai ser preciso colocar o seu imóvel na negociação?
  3. Precisa de um financiamento em bh?
  4. O seu dinheiro já está disponível?

Normalmente essas são as quatro e mais comuns opções na hora de comprar um imóvel.

1 – Você precisa vender para comprar?

Essa é a realidade de 75% dos clientes do mercado imobiliário de 2017 em Belo Horizonte. Se você precisa vender antes, faça isso! Não se preocupe em ficar visitando imóveis em BH antes de vender o seu.

Use a internet! Faça buscas, pesquisas, vá namorando e conhecendo mais do mercado. Assim você não vai criar expectativa em cima de um imóvel dos sonhos que poderá não estar à venda antes de você vender o seu.

O mais importante quando está esperando vender um imóvel para comprar outro é ter o seu imóvel anunciado em um preço de venda.

Pode parecer a mesma coisa, mas é completamente diferente, hoje em quase todas as oportunidades, o preço de venda é diferente do preço anunciado. Então não perca tempo. É preferível aproximar o seu imóvel no preço de venda para atrair mais clientes e ser mais rígido na hora de negociar.

2 – Vai ser preciso colocar o seu imóvel na negociação?

Uma outra alternativa para quem ainda não possui o recurso em mãos e também muito comum no atual mercado imobiliário de BH é a tentativa de uma permuta.

Se você possui um imóvel até 50% do valor que você pretende adquirir é bem possível que você consiga sim adquirir um novo imóvel colocando o seu como parte do pagamento.

Vou confessar algo bem triste, alguns clientes querem permutar imóveis em BH querendo que a outra parte devolva dinheiro, isso pode até acontecer, mas saiba que você está ganhando na loteria. Não trabalhe suas expectativas para essa possibilidade.

O que é preciso para permutar um imóvel?

Para uma negociação envolvendo permuta de imóveis em BH eu sugiro as seguintes características:

  • Imóvel na mesma região (centro-sul, leste, pampulha, etc.)
  • Imóvel que vai entrar no negócio representando no máximo 50% do valor.
  • Imóveis em bh com uma boa liquidez. (boa localização, imóvel no valor de mercado)

É preciso entender que com uma permuta você diminui bastante o seu leque e não se torna um comprador poderoso no mercado, você ainda tem os recursos em mãos mas agora a quantidade de possibilidades reais para fechar um negócio caiu bastante.

O que você não deve fazer

O maior problema de quem pretende permutar um imóvel é valorizar o imóvel para entrar na negociação.

Muitas vezes a outra parte pega o imóvel na negociação para realizar uma revenda, e ela não fará isso se o seu imóvel não estiver no preço que permita a revenda imediata. É permuta é uma negociação que necessariamente precisa ser uma relação win-win.

Ou seja, todos precisam ganhar ou provavelmente não terá negócio.

3 – Precisa de um financiamento em BH?

Faça pré-aprovação do seu crédito imobiliário. Na Benvenuto realizamos o serviço de análise sem custo nenhum para os nossos clientes.

Esse passo é necessário antes de qualquer outra coisa, pois agora com o valor que você tem em mãos você pode iniciar sua pesquisa e se encantar com lindos imóveis em BH que estão dentro do seu potencial de compra.

Você deve ter ouvido que recentemente o sistema de financiamento do Brasil sofreu algumas alterações, e isso realmente aconteceu. Com a crise econômica brasileira a Caixa Econômica está com recursos reduzidos para manter os seus empréstimos e devido à isso aconteceram algumas mudanças.

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional decidiram adaptar alguns pontos fundamentais dos financiamentos CEF (Caixa Econômica Federal):

  • Utilizando o modelo SAC, é possível financiar até 80% de um imóvel novo (pagando 20% de entrada) e 70% de um imóvel usado (pagando 30% da entrada);
  • Na tabela Price, o valor da entrada cai para 60% no sistema Pró-Cotista e 70% para Carta de Crédito FGTS;
  • As parcelas precisam dar conta das taxas de juros e da correção monetária.

Leia também: Quais os caminhos para financiar um imóvel fora da Caixa Econômica

Ou seja, você precisa ter mais recursos para conseguir um financiamento, fora isso, a rigidez na análise de documentação para adquirir um financiamento aumentou desde que o mercado se tornou mais inadimplente.

Mas se você vai precisar de financiamento a melhor forma é entender qual o melhor cenário para a sua situação, e a Benvenuto pode fazer isso por você!financiamento bh

4 – O seu dinheiro já está disponível?

Se o seu dinheiro está aplicado ou preso em outra operação financeira, até mesmo imobilizado, faça o planejamento de quando você pretende adquirir um novo imóvel e já programe a transferência de recursos.

Agora se você já está com os recursos disponíveis: Parabéns, você está nos melhores dos mundos e realmente tem o poder de compra no mercado imobiliário de BH.

Planejamento do imóvel

Pronto! Você já sabe como vai enfiar a mão no bolso para comprar um imóvel em BH! Agora está na hora de planejar e organizar as suas necessidades.

Muitas pessoas já sabem o que estão buscando, mas quando colocamos todas as ideias no papel tudo se torna bem mais claro.

Faça um exercício comigo, se imagine morando no imóvel perfeito para você hoje, dentro da sua capacidade financeira atual:

  • Qual o tamanho do imóvel?
  • Qual a idade do imóvel?
  • Quantos quartos no mínimo ele precisa ter?
  • Quais construtoras eu gosto em Belo Horizonte?
  • Por que eu quero comprar um novo imóvel em BH?
  • Qual a posição do imóvel? De fundo? de Frente?
  • Quantas vagas de garagem?
  • Precisa ter área de lazer? Como deve ser a área externa do prédio ou casa?
  • Apartamento perto do Centro? Casa em condomínio?
  • Distância do trabalho, distância da escola, distância da academia.

Todas as respostas para as suas prioridades vão decidir por si só qual imóvel você procura.

Mas se você não quer ter esse tipo de trabalho, fique tranquilo, a Benvenuto criou uma ferramenta perfeita para você entender qual imóvel você pretende comprar:

Ferramenta: Benvenuto – O imóvel do meu sonho

o imóvel do seu sonho

 

Outro ponto muito importante na hora de definir as suas necessidades é saber priorizá-las. Isso são duas coisas diferentes.

Você pode querer uma piscina em sua nova casa, mas você provavelmente poderá viver sem uma. É preciso categorizar os itens de pesquisa e a prioridade deles.

Para isso eu criei um checklsit para te ajudar, você pode fazer o download dele clicando aqui:

Hora da pesquisa

Agora que você já possui os recursos e já sabe o que está procurando no mercado é hora de iniciar as suas buscas online!

O mundo já é digital

Buscas na internet por compra, venda ou aluguel de unidades no Brasil cresceram 44% no primeiro semestre/17, quando comparadas com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Google.

As procuras por aquisições de imóveis em BH cresceram 71%, enquanto a busca por aluguel teve alta de 21%.

71% procuram por tecnologia de acordo com Adriano Nasser, líder na área de parceria estratégica do Google, pelo menos 71% dos usuários começa a busca por um imóvel por sites e aplicativos.

A tomada de decisão já acontece online.

A internet revolucionou o mercado imobiliário de BH permitindo que os compradores buscassem e visualizassem as casas e apartamentos com todas as suas informações antes mesmo de realizar a visita.

Na Benvenuto nós fazemos exatamente isso, aperte o play e visite esse apartamento de 4 quartos no bairro Funcionários sem sair de casa:

A pesquisa online revolucionou o mercado e você consegue em poucos minutos encontrar várias categorias de preço e diferentes imóveis em Belo Horizonte.

Nós da Benvenuto tentamos facilitar muito esse contato online, pois acreditamos que assim você terá um maior poder de decisão e poderá encontrar exatamente o que está procurando.

Investimos em fotografia profissional em 100% dos nossos imóveis em BH para que você tenha a melhor experiência. Em alguns imóveis de Belo Horizonte (como demonstrado acima) você pode acessar a realidade virtual.

 

imóveis em bh

Na hora da pesquisa, fique atento aos 5 pontos:

  1. Fotos de qualidade
  2. Descrição detalhada do imóvel
  3. Custos envolvidos na compra
  4. Localização (ao menos aproximada)
  5. Informações sobre os bairros e regiões

Visite os imóveis

Com esses passos realizados você com certeza está bem mais próximo de uma negociação segura e poderá fazer um investimento que se justifique.

Para visitar um imóvel em BH você poderá agendar com um corretor de imóveis, ou no caso da Benvenuto, com um Agente Benvenuto que conhece o imóvel e poderá te conduzir com todas as informações e poderá solucionar todas as suas dúvidas além de te conduzir por um processo seguro.

Faça a sua análise pensando na justificativa da sua proposta

Um ponto importante e que todo bom negociador domina é que quanto maior tempo você se envolver dentro de uma negociação você consegue um número maior de informações aumentando o seu poder dentro dela.

Portanto, se você está visitando imóveis acima do seu orçamento já pode analisar quais itens podem justificar uma proposta abaixo do preço.

Claro que no mercado imobiliário você também tem que se preocupar com o “timing” do negócio para não perder uma oportunidade para a concorrência dentro do mercado, a vantagem é que no mercado atual os proprietários não estão recebendo tantas propostas em um curto intervalo de tempo.

Visite não só o imóvel, mas faça um passeio pelo bairro

Quando for comprar um imóvel em BH, não fique restrito somente a conhecer o imóvel.

A localização é o fator mais importante para a valorização de um imóvel. Se é um bairro que você não tem tanta familiaridade peça o Agente para realizar uma volta pelo bairro com você.

Enfatize o que você precisa e valoriza, se gosta de ir à academia, ter padaria e supermercado perto, morar perto do trabalho, enfim, deixe bem claro quais suas necessidades.

Pense a longo prazo

Quando você conhecer o imóvel, pense em como a região está crescendo, e se esse ativo vai sofrer valorização nos próximos anos. Com certeza a região em torno do imóvel pode influenciar sua decisão de compra.

Defina seu calendário de visitas

Com pouco tempo para fazer tanta coisa é comum ter que os nossos clientes remarquem as suas visitas. Muitas vezes porque mais um integrante da família também precisa visitar.

Tente definir quais dias você sairá de casa para conhecer os imóveis que você está interessado em BH, vai facilitar o contato com seu Agente e você já sairá de casa com a cabeça mais tranquila, sem ficar pensando naquele relatório que você tem que entregar para o chefe.

Na Benvenuto, para facilitar, você pode colocar o seu calendário à disposição do seu Agente e até mesmo já colocar a data que pretende fazer a visita após declarar interesse no imóvel.

Agora que você já encontrou o imóvel e já visitou você deve ir para o próximo passo.

Produza os seus próprios relatórios

Coloque tudo que você está vendo e analisando no papel.

Olhar para suas anotações é uma ótima maneira de tomar uma decisão racional para a compra do seu imóvel em BH.

Esses dados vão te fornecer informações sobre o mercado e ajudar a definir o preço que você vai pagar pelo imóvel que mais gostou.

A maneira mais interessante de fazer isso é construir o seu relatório com os seguintes itens:

  1. Qual sua estratégia de compra? Coloque os itens indispensáveis que você precisa encontrar no imóvel;
  2. Avalie todas as suas condições de compra e compare com as opções ofertadas;
  3. Determine o valor máximo que você pode pagar e se preciso aprove o seu financiamento;
  4. Prepare um contrato de compra e venda. Caso você negocie diretamente contrate um advogado especializado;
  5. Faça pesquisas de mercado para saber informações sobre m² e o preço de venda dos imóveis similares.

Estabeleça suas metas

Além do preço e da localização do imóvel tem outras coisas que você precisa definir. Coloque algumas metas para comprar ou alugar um imóvel:

  • Quanto tempo vou ficar visitando os imóveis em BH?
  • Depois que gostar de um imóvel quero fechar o negócio em quanto tempo?
  • Vou querer uma avaliação precisa daquele imóvel?
  • Qual a data que pretendo assinar a escritura do imóvel?

Se você possui uma situação ainda mais complicada como depende de uma compra e venda ao mesmo tempo ou precisa de realizar uma troca ou permuta esse passo se torna ainda mais importante para você realizar uma negociação imobiliária de sucesso.

Faça sua proposta

Pronto! Agora você está preparado para realizar uma proposta no imóvel que você está interessado.

O principal na hora de informar a proposta é você alinhar com seu Agente o cronograma que deseja fechar o negócio e qual a sua condição de pagamento.

Forneça toda a documentação para que a negociação ocorra da maneira segura para ambas as partes.

Se sua proposta for recusada, calma!

Depois de cumprir todos esses passos nos imóveis que você já estava interessado pode ser que você não consiga fechar negócio. Isso acontece por alguns motivos:

  • Proposta inferior ao que o proprietário desejava
  • Problema de documentação no imóvel
  • Irregularidade financeira

Mas calma, esse não é o fim do mundo e existem outros imóveis em Belo Horizonte à venda no mercado.

Principalmente no atual mercado imobiliário de Belo Horizonte.

Mesmo se a economia andar mal as pessoas vão continuar mudando de emprego, se divorciando, mudando para perto da família, mudando para perto do trabalho, vão continuar tendo filhos e até mesmo lidando com a morte.

Todas essas situações resultam em movimentações de venda, compra e aluguel dentro do mercado imobiliário.

Não se desespere e não fique com pressa, você nunca vai conseguir comprar um imóvel igual compra uma calça ou um café dentro da padaria.

Aprenda com suas negociações passadas e utilize suas experiências para realizar bons negócios no futuro.

Documentação necessária

Fique tranquilo, a Benvenuto vai te dar toda a assessoria jurídica necessária para comprar um imóvel em BH.

Comprar um imóvel é uma tarefa que exige muita seriedade em todos os processos, afinal estamos falando de um bem de alto valor agregado que muitas vezes representa o seu próprio sonho, não é mesmo?

A parte jurídica merece uma atenção extra na hora de comprar o seu imóvel e a confecção do contrato pode ser a parte mais burocrática. É necessário que todos os documentos estejam presentes pois a sua ausência pode acarretar em atraso de todo o processo.

Todos no processo precisam apresentar a documentação, portanto, segue a lista de documentos abaixo:

Documentos do comprador (pessoa física)

  • Cópia da Cédula de Identidade (RG);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do Comprovante de Residência;
  • Cópia do Comprovante de Estado Civil;
  • Cópia da Escritura de Emancipação registrada (se menor de 21 anos);
  • Certidão de Nascimento (se solteiro).

Se você é casado, seu cônjuge deve apresentar os mesmos documentos citados acima e ambos devem apresentar em conjunto a cópia da Certidão de Casamento, observando o regime:

  • Comunhão Parcial de Bens na vigência da Lei (somente certidão);
  • Comunhão Universal de Bens antes da vigência da Lei (somente certidão);
  • Comunhão Universal de Bens na vigência da Lei (com pacto);
  • Separação Obrigatória de Bens (com pacto);
  • Separação Total de Bens (com pacto);
  • De participação final dos aquestos (com pacto).

Se você tem uma União Estável, deve apresentar a cópia da escritura pública de pacto antenupcial, caso o casamento tenha se realizado em data após  Dezembro/1977, com regime de comunhão total ou de separação de bens.

Se você é Separado ou Divorciado, deve apresentar a cópia da Certidão de Casamento com Averbação, ou Termo de Audiência.

Caso você seja um estrangeiro não residente no Brasil, deve apresentar:

  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do Passaporte;
  • Cópia da Procuração Pública para pessoa física residente no Brasil, com poderes de compra e venda de imóveis e cláusulas específicas para notificar e citar procurador extra e judicialmente;
  • Cópia de RG e comprovante de residência do procurador.

Vai comprar financiado?

Aqui está toda a documentação que precisa para aprovar seu crédito:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovação de renda, conforme a profissão;
  • Comprovação do estado civil atualizado.

Outro tipo de documentação e contrato que é utilizado na negociação de imóveis é o contrato de compra e venda.

comprar imóvel em bh

Contrato de compra e venda

O contrato de compra e venda nada mais é do que um documento que estabelece obrigações para os lados por ele envolvido.

Para o vendedor ele gera a obrigação de transferir o imóvel, e para o comprador a obrigação em relação ao pagamento.

O Código Civil brasileiro descreve um contrato de compra e venda da seguinte maneira: “Pelo contrato de compra e venda, um dos contraentes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro”.

Apesar de ser um contrato dispensável, ou seja, não obrigatório, é comum de ser encontrado em operações de compra e venda de imóveis com o objetivo de propiciar maior segurança às partes no tocante ao preço ajustado e à forma de pagamento.

De modo geral o consenso das partes, estipulado no momento do fechamento do negócio, deve ser formalizado por meio de um instrumento contratual adequado, por isso recomenda-se orientação de um advogado para confeccioná-lo.

Registro do imóvel

A aquisição da propriedade se dá, juridicamente, no Brasil mediante o registro do título translativo do domínio no serviço registral imobiliário competente, estabelecendo, assim, uma presunção relativa quanto ao seu titular.

Via de regra, o título em questão é a escritura, que prevê a transferência da propriedade por ato entre as partes.

Identificação das partes

O contrato de compra e venda deve ter, sempre, a identificação completa das pessoas, jurídicas ou físicas, que dele participam.

Sobre essas pessoas é necessário especificar documento, estado civil, profissão, endereço de residência (domicílio ou sede), e a representação quando for o caso.

É importante se atentar para o fato de que o cônjuge do vendedor também deve participar do contrato, com exceção das pessoas que forem casadas em regime de separação total de bens.

Por outro lado, o comprador poderá assinar o contrato sozinho, mas também é possível que haja exceções quando, por exemplo, houver financiamento imobiliário ou utilização de hipoteca como garantia.

O contrato deve também conter a descrição completa do imóvel, conforme a matricula.

Fique atento às vagas de garagem

Vale lembrar também que, várias vezes, as vagas de garagem são um imóvel à parte e possuem matrículas próprias, que devem constar no contrato.

O preço acordado também deve constar no contrato, e deve ser expresso em moeda corrente nacional.

Forma de pagamento

Também deve ser expressa a forma de pagamento, as eventuais condições ajustadas e o vencimento de cada prestação em caso de parcelamento.

É uma prática muito comum estabelecer uma relação entre as parcelas para pagamento do bem com o cumprimento das obrigações do vendedor, relacionando-as com a entrega da documentação, entrega das chaves, ou confecção da escritura, por exemplo.

Essa medida visa diminuir os riscos inerentes da negociação, aumentando a segurança do negócio.

Caso haja financiamento

Caso haja financiamento, o contrato deve prever expressamente a consequência para a hipótese de este ser denegado por qualquer razão, mediante solução exequível pelas partes, que pode ser a dissolução do contrato com a devolução atualizada do sinal ou o pagamento do restante do preço de outra forma e com outros recursos.

É importante mencionar, no contrato, se o imóvel será vendido por inteiro, no estado em que se encontre, ou ainda se é importante ao negócio em questão a metragem e confrontações da mesma, como por exemplo em propriedades rurais.

Possíveis cláusulas de rescisão e quebra de contrato devem estar expressamente definidas no contrato.

Imóvel na planta

Se o imóvel for comprado na planta, é necessário ainda acrescentar alguns itens específicos para essa ocasião: prazo de início e de entrega da obra (incluindo valor de multa por atraso), índice e periodicidade de reajuste, formas de correção do saldo e das prestações, prazo de carência (período em que o incorporador poderá desistir do empreendimento).

Use o especialista

Como visto aqui, mesmo os itens básicos de um contrato de compra e venda de imóvel já podem gerar muitas dúvidas e incertezas nos compradores e vendedores, fora os itens que devem ser analisados de acordo com a situação.

Por isso, é extremamente recomendável que não se utilize padrões de contrato, e peça ajuda de um especialista, no caso, o advogado.

Aqui na Benvenuto, você pode ficar tranquilo que produzimos um contrato que não vai te dar nenhuma dor de cabeça!

contrato de compra e venda Benvenuto

O que vai e o que fica?

Nas transações imobiliárias, existem algumas nuvens cinzentas que muitos compradores e vendedores desconhecem.

Uma das principais é em relação aos bens pessoais, para isso o correto a se fazer é prever no contrato de compra e venda o que será deixado no imóvel para o novo proprietário e o que será levado no imóvel.

Não é correto assumir que os móveis da propriedade serão de sua posse, se você quer algum objeto fale durante a negociação do imóvel, e já coloque o pedido e os itens por escrito.

Os móveis podem ser vendidos separadamente

Às vezes, os vendedores decidem que eles podem deixar algumas coisas mas não querem se desprender dos objetos de graça, o que é comum. Com isso, o comprador poderá fazer uma oferta separada ao valor do imóvel para comprar os objetos que deseja.

O meu conselho para você

Seja o mais detalhista possível desde o início. Se há algo em especial que você gosta e quer ter certeza se vai continuar no imóvel, pergunte ao proprietário na visita ao imóvel. Se eles concordarem em deixar algum objeto, coloque por escrito.

Lembre-se do ITBI

O ITBI é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis em BH por Ato Oneroso Inter Vivos instituído no Município de Belo Horizonte pela Lei 5.492/88.

Quem paga o ITBI?

De acordo com o artigo 6º da Lei 5.492/88, que regulamenta o Imposto sobre Transmissão Onerosa de Imóveis em BH “Inter Vivos”, o tributo deve ser pago pelo comprador do imóvel. Nos casos de permuta, cada um dos envolvidos na troca responde pelo pagamento do tributo, de forma solidária.

Como calcular o ITBI?

Aqui em Belo Horizonte a alíquota é de 3%. Ou seja, um imóvel de R$1.000.000,00 você vai precisar pagar R$30.000,00.

Se tiver mais dúvidas sobre o ITBI, clique aqui para acessar o portal da PBH.

Conclusão

Gostou do artigo? Ficou mais fácil agora comprar o seu imóvel?

Esperto e que agora o processo tenha ficado muito mais claro na sua cabeça.

Coloco a Benvenuto e os nossos Agentes à sua disposição para comprar um imóvel em BH. Grande abraço!

 

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br