O indivíduo que tem um apartamento de 70 m² e aplicação financeira com valor similar ao do imóvel, deve usar o dinheiro para comprar imóvel maior ou outro do mesmo tamanho? A resposta mais adequada é “nenhuma das alternativas”.

Atualmente, investir em imóveis diretamente só se mostra adequado se ele for para moradia. E, mesmo se for para moradia, gastar a reserva não é recomendável. Se você procura um imóvel maior para melhorar o bem-estar, a melhor alternativa é vender o anterior e comprar um novo financiado em seis meses. Assim, é possível ter duas vantagens: isenção de IR e manutenção de liquidez. Caso o imóvel seja o único possuído, comprando outro maior no intervalo de 180 dias o investidor tem o benefício da isenção de IR sobre o ganho de capital na venda do imóvel anterior. Além disso, comprando de forma financiada, o investidor não abre mão da reserva de liquidez.

A manutenção de reserva de liquidez é de extrema importância para fazer frente a emergências como perda de emprego ou problemas de saúde. Uma analogia atual sobre o reflexo da não manutenção de uma reserva – mas com outro recurso escasso – é com a água. O consumo da reserva de qualquer bem escasso sempre cobra seu preço no futuro.

Leia também: Como fazer um melhor investimento em imóveis

Se o imóvel for adquirido para investimento, o investidor deverá repensar seu portfólio. Assim como ter um portfólio de ações formado por uma só empresa carrega um risco específico significativo, o mesmo acontece com imóveis. Possuindo apenas um imóvel, os riscos de vacância e de ter de arcar com despesas de condomínio e impostos não são diluídos. Os benefícios da diversificação são amplamente reconhecidos e também devem ser aplicados no mercado imobiliário. Para pessoa física, o melhor instrumento para adquirir um portfólio diversificado de imóveis e ainda ter o benefício de isenção de IR sobre aluguéis é o fundo de investimento imobiliário, que ainda proporciona liquidez ao portfólio.

Por Michael Viriato, publicado originalmente em Insper Conhecimento

http://www.benvenuto.com.br/material/manual-tatico-de-uma-boa-negociacao

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br