Futebol e mercado imobiliário possuem muitas coisas em comum, a principal delas é que ambos já tiveram dias melhores.

Se o futebol brasileiro já foi o melhor do mundo o mercado imobiliário também já viveu seus dias de ouro. Infelizmente sofremos com valores que não condizem com a renda média do Brasileiro, um custo alto de crédito e uma enorme oferta de imóveis para uma demanda cada vez mais incapaz.

Já no futebol sofremos com a elitização, altos custos dos ingressos e uma média de público cada vez mais baixa.

Pode não ser o caus, mas a verdade é que o cenário atual desses dois mercados não é o melhor. Mas se você está pensando em comprar um imóvel, algumas habilidades de um técnico de futebol poderão te ajudar a fazer as escolhas certas no mercado.

Tudo começa com um bom planejamento

Tanto para o time de futebol para a escolha do imóvel ideal, você precisa se planejar!

Antes da temporada começar você precisa saber quais peças são necessárias para montar um elenco forte por toda a temporada, analisar o que você possui e ver as posições que precisam de reforços e ir ao mercado para suprir as necessidades é algo que todos os clubes do campeonato brasileiro fazem em todo início de temporada (ou ao menos deviam fazer).

Se você está comprando um imóvel, essa parte é fundamental, olhar para dentro de casa e entender o motivo da sua compra é essencial para começar com o pé direito.

Já sabe qual tipo de imóvel comprar? Ótimo! Agora é hora de pegar o caderninho e anotar como vai realizar as tarefas, comece estudando o mercado, analisando qual imóvel está fora do preço e qual está com uma boa localização. Já monte o seu calendário de jogos (ops, calendário de visitas) e saiba qual vai ser a sua disponibilidade durante a temporada.

planejamento tatico

Atenção ao caixa

Você não terá uma tolerância às dívidas como os clubes brasileiros. Então é melhor você se preparar.

Pior do que seu time não ter dinheiro para contratar ninguém é você não ter o dinheiro para pagar a prestação do apartamento que vence no final do mês.

Essa é a hora que as finanças ganham prioridade. Definir o orçamento pra contratações é importante para não extrapolar e se comprometer.

Na hora de comprar o imóvel, se você vai utilizar de um financiamento, o primeiro passo é fazer uma pré-aprovação do seu crédito. Assim você poderá ir ao mercado sabendo exatamente até quanto poderá gastar sem comprometer a saúde financeira da sua casa.

Saiba o que está disponível no mercado

Não adianta querer comprar algo que não está a venda. Além de perder tempo você vai frustrar seus torcedores, sua mulher e seus filhos.

Agora que você já definiu a sua motivação de compra, o tipo de imóvel, o planejamento de visitas e está com a sua aprovação de crédito é hora de começar a fazer o trabalho que um bom olheiro faz para um clube de futebol.

Comece pesquisando no mercado todas as suas necessidades, fique atento aos números e comece a criar padrões para sua busca. Com tudo bem definido, é provável que você encontre o que estava procurando e comece a negociar um imóvel já tendo a tranquilidade de um trabalho anterior bem feito.

Assim como no futebol, uma negociação pode ser bastante complicada, ela poderá levar horas, dias e até semanas.

Para te auxiliar nessa etapa a Benvenuto preparou um ebook grátis para você. Baixe agora o Manual tático de uma boa negociação.

bannermanual

Escale o seu time corretamente

Não adianta ter as peças necessárias no elenco se você não souber priorizar quem está bem.

Algumas peças são mais importantes que outras em determinadas funções. Se o seu time precisa atacar e fazer gol você provavelmente vai precisar escalar um bom atacante.

O mesmo serve para os imóveis, saber as suas maiores necessidades é importante na hora de dar preferência para as características essenciais para aquele imóvel. Se você não abre mal de jogar com um centro-avante ou de um elevador, a sua busca no mercado deve seguir por esse caminho.

Leia também: 12 curiosidades sobre os novos compradores de imóveis

Evite ao máximo especulações de mercado

Chega janeiro e começa especulações a todo momento, sempre aparece aquele nome de um craque na mídia, você se empolga todo e se depara com aquele jogador da terceira divisão em seu lugar sendo apresentado. Frustante não é mesmo?

Anelka foi especulado pelo Atlético-MG mas não chegou a jogar pelo clube.

Essa frustração é muito parecida com a de um comprador de imóveis ao ver aquele preço incrível anunciado e conhecer o verdadeiro imóvel. Com certeza alguns imóveis apresentam alguns anúncios sedutores mas que não valem o seu investimento. É muito importante avaliar os índices de m² da região, localização e até mesmo o histórico da construtora para fazer uma avaliação correta do imóvel.

Aqui é trabalho

Como o técnico Muricy Ramalho costuma dizer: “Aqui é trabalho”. Essa frase serve para os dois mercados.

Muricy trabalho

Muricy Ramalho foi tri-campeão brasileiro pelo São Paulo

Se você está querendo comprar um imóvel e quer deixar todo o trabalho na mão de um terceiro ou intermediador você não terá resultados satisfatórios.

Comprar um imóvel não é comprar uma calça ou blusa, você está comprando um bem de alto valor agregado e por isso é preciso que você conheça e entenda os processos para que seu resultado seja vitorioso.

Está comprando para investir? Foco no potencial

Comprar um imóvel para investir é fácil? Com certeza não. Assim como investir em um jogador com potencial também não é nada fácil. Mas com certeza esses dois investimentos apresentam muitos pontos em comum.

Você precisa fazer uma avaliação completa mantendo o foco, garantir um retorno financeiro positivo do seu investimento. Para isso, um investidor analisa se aquele jogador tem as características necessárias para ao longo dos anos desenvolver e ganhar um maior valor de mercado.

Investiria nesse menino chamado Neymar? Foram necessários anos, mas o retorno financeiro chegou

Investiria nesse menino chamado Neymar? Foram necessários anos, mas o retorno financeiro chegou

O que é muito semelhante ao mercado imobiliário, esse é um investimento de anos, você precisa investir em um imóvel com alto potencial de valorização durante os anos para fazer sua aposta. Um bom indicador para um investimento imobiliário é o desenvolvimento da área do imóvel. Fique atento aos novos empreendimentos e a valorização histórica do m² da região.

Faça o dever de casa para sair campeão

No futebol não existe uma receita de bolo, mesmo com um planejamento muito bem feito e uma equipe qualificada você pode não alcançar o objetivo de ser o campeão. Mas com certeza uma boa classificação na tabela você vai garantir.

Isso também acontece no mercado imobiliário, por mais que você monte um planejamento, pesquise e trabalhe forte você poderá ficar sem o imóvel dos seus sonhos. Algum gol impedido, algum detalhe de negociação pode impedir que você fique com aquele imóvel perfeito. Mas com certeza, seguindo todos os passos você vai comprar um imóvel que vai satisfazer os desejos da sua família e vai efetuar uma boa compra sem muita dor de cabeça.

campeao

Gostou da comparação? Acha mais algum ponto parecido no mercado imobiliário? Compartilhe com a Benvenuto a sua experiência!

A Benvenuto é uma plataforma que permite a negociação direta com segurança. Comece a busca pelo seu imóvel agora clicando aqui.

bannercomprador2

Uma Resposta

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br