Investimento LCI e mercado imobiliário estão diretamente ligados. Isso porque a LCIs, nada mais são que Letras de Créditos Imobiliários. O investimento se tornou comum para quem deseja adquirir um móvel, seja para moradia familiar ou para retorno de investimento, além do que, o aumento desse investimento estimula um aquecimento no mercado imobiliário.

Para melhor compreensão sobre esse tipo de investimento, vamos entender melhor do que se trata e como funciona.

LCI

O que são as LCIs?

De uma maneira mais simples e de fácil compreensão, a LCI é parecida com o CDB, ou seja, se trata de um empréstimo feito para a instituição bancária.

Logo, não existe compra de LCI, mas investimento, uma vez que quem as possui é o credor e quem as emitiu, passa a ser o devedor, o que no caso é o banco contratado.

Com a LCI, é possível investir no mercado imobiliário, com especificações do resgate expressas no contrato, e receber de volta o valor emprestado, mais uma parcela de juros, que por sua vez é variável e não possui um padrão, sendo discricionário de cada instituição bancária.

Em outras palavras é como se o banco lhe entregasse uma nota promissória, garantindo que pagará o valor que acaba de receber, mediante o acréscimo de juros.

Vantagem do LCI

Uma grande vantagem da LCI é que você faz o investimento e fica isento do imposto de renda, o que justifica o motivo do seu crescimento no mercado financeiro, em relação ao tradicional CDB.

Assim como seu irmão mais velho (o CDB), a LCI está amparada pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos, que, no caso de uma crise financeira e falência da instituição bancária, garante ao credor o resgate de até R$250 mil.)

Logo, a regra é a mesma para outros investimentos: evite ter títulos que superem esse valor, apenas para se precaver para o dia de amanhã.

Como investir em LCI?

Além do investimento pessoal feito pela própria pessoa sozinha, existem  consultoras que auxiliam na escolha e administram dos investimentos do cliente, tendo em vista a maximização dos resultados. Dentre elas existem os bancos tradicionais ou as fintechs.

Os bancos, muitos já conhecem. Oferecem vários serviços, incluindo o presencial, que pode se tornar moroso em alguns casos. Dentre as ofertas bancárias estão o cartão de crédito, poupança, empréstimo, entre outros.

Outro detalhe é que os bancos costumam ter taxas de juros mais baixas e fixas, ou seja, uma instituição bancária tradicional não discute os juros da LCI com o credor, exceto em casos muito excepcionais.

Logo, o interessado acaba aceitando aquilo que foi imposto, previamente, em cláusula contratual.

Por outro lado, existem as fintechs como alternativa. Elas vêm crescendo muito no mercado e a justificativa é bem justa: a qualidade.

Em uma fintech, o investidor obtém todos os serviços ofertados por um banco, mas ganha algumas vantagens em relação ao negócio tradicional.

Leia também:O seu plano de investimento no mercado imobiliário

Mais vantagens

Dentre as vantagens pode-se dizer que a comodidade é a principal, pois todo o processo de contratação é feito online, evitando filas, burocracia, tem acompanhamento e administração 24h e até mesmo a insegurança de ir em um banco em uma época tão perigosa, por conta da violência urbana.

Após a contratação, o investidor ainda tem o auxílio de especialistas que informam, caso seja necessária alguma alteração ou adequação no investimento.

Outra vantagem é que por serem empresas online, elas não precisam de toda a estrutura física dos bancos convencionais, logo, podem ofertar juros maiores.

Por fim, com essas mesmas fintechs, você pode montar o plano de investimento que melhor atenda às suas expectativas ou as expectativas de seu negócio. É mais flexível.

Para o investimento, existem muitas fintechs que são especialistas em LCI, CDB e tantos outros créditos do mercado, sendo a Magnetis é uma delas.

Por fim, o investimento em LCI e a escolha pelo modo como será feito seja, por uma fintech ou banco é muito pessoal. Todas as sugestões feitas visão mostrar como o investimentos LCI, isto é, indiretamente/diretamente no mercado imobiliário, podem fazer seu 2017 e demais anos mais felizes.

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br