Investir em imóveis tem muitos riscos que podem inviabilizar até mesmo os negócios mais atrativos, então você precisa se certificar de que você está abordando os perigos conhecidos e fazer o trabalho duro para reduzir os riscos de que algo se perderá com sua compra. E aqui está o ponto mais importante: Você deve iniciar todo esse trabalho antes de fazer a compra e continuar enquanto tiver a posse do imóvel.

Lado financeiro

Quando você pensar em compra de imóveis, você deve certificar-se de que essa é uma decisão financeira inteligente. Elas fazem sentido se forem de retorno positivo e fornecer uma taxa justa de retorno sobre o capital investido. Os investidores não devem adquirir propriedades de fluxo de caixa negativo no período. Se você pegar lápis, botar no papel e perceber que a sua taxa de retorno é negativa, você provavelmente percebeu que teria sido melhor investir o seu dinheiro em outro lugar em um ativo com melhor retorno.

Observe as características do imóvel

Ignorar o próprio imóvel e seus aspectos físicos não pode de maneira alguma ser uma prática nesse mercado. Muitos investidores não reparam na qualidade e características do imóvel, com uma teoria de que seria divertido e lucrativo repará-lo para vendê-lo com um lucro maior. Raramente esse cenário se torna realidade – geralmente o comprador acaba perdendo dinheiro. Isso pode funcionar para uma construtora que tem experiência em estimar os custos de reparação, mas para o investidor médio, a maior probabilidade é que você perca dinheiro.

Leia também: Os 10 maiores erros do investidor imobiliário

Escolha um financiamento de longo prazo

Certifique-se de tirar o financiamento com uma taxa de juros fixa a longo prazo. Uma quantidade significativa de dinheiro é gasto cada vez que você financia ou refinancia um imóvel, de modo a tentar fazer apenas um financiamento na compra e desfrutar da paz de espírito sabendo que você não terá que se preocupar com taxas de juros no futuro.

investimento-longo-prazo

Reveja seus documentos de título

Todo investidor tem que assegurar que o seu investimento é seguro. Muitas construtoras nos últimos anos não cumpriram prazos estimados para as obras e não entregaram vários imóveis como tinha sido combinado antes, e por uma questão legal todo o processo gerou, e ainda gera, muita dor de cabeça para alguns compradores. Essa dor de cabeça é algo que pode ser minimizada se você tomar alguns cuidados. Na hora de investir em um imóvel procure saber se há um memorial de incorporação devidamente registrado com regime especial de tributação do Patrimônio de Afetação (lei10.931/04). Desta forma o empreendimento fica apartado dos eventuais débitos da construtora, garantindo ao comprador toda a segurança do investimento.

Uma consultoria jurídica na hora de investir no seu imóvel pode ser uma boa opção, assim você pode resolver qualquer tipo de problema antes de comprar. Problemas graves costumam ser raros, mas é melhor resolvê-los antes de investir em um produto de alto valor agregado.

Investindo para obter renda com o aluguel

Se você está investindo em uma propriedade para alugá-la futuramente, certifique-se de garantir bons inquilinos e mantê-los pelo maior tempo possível. Trate-os bem, mantenha sua propriedade em ótimo estado e aborde questões para que possa resolvê-las rapidamente. Lembre-se que se você não tem um inquilino na carta da manga é bom avaliar o período que as pessoas estão demorando para alugar os seus imóveis na região, assim você já se prepara (ao menos emocionalmente) para ficar um certo período sem uma renda extra. Você vai ganhar mais dinheiro com o mínimo de incômodo ao tratar todos os seus inquilinos da forma como você gostaria de ser tratado.

Se você quiser fazer um investimento imobiliário melhor, os pontos acima são importantes de serem observados. Você estará reduzindo a probabilidade de ocorrência de problemas, na propriedade, que podem causar danos financeiros, ou te fazer gastar uma enorme quantidade do seu tempo. Se você conversar com investidores com mais experiência de mercado, que aliás é uma prática que eu recomendo fortemente, você vai ouvir muitas coisas do tipo “aprendi essa lição” e “tenho que te contar essa história”. É melhor aprender com os erros dos outros do que se arriscar e cometer os mesmos erros.

 

Ebook grátis: Manual tático de uma boa negociação

2 Responses

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br