Quando você vende o seu imóvel, você tem que ir para outro lugar, o que normalmente significa que você precisa comprar uma nova casa. Comprar e vender ao mesmo tempo traz um novo conjunto de desafios, porém se você se planejar com antecedência você pode fazer isso acontecer sem nenhum problema.

A Benvenuto separou quatro dicas para você comprar e vender uma casa, ao mesmo tempo, e com sucesso!

1. Prepare-se psicologicamente

Comprar uma casa é estressante. Vender uma casa é estressante. Quando você faz as duas coisas ao mesmo tempo, a experiência é super estressante,  o seu emocional será testado em muitos níveis. Poderá acontecer de você ter um monte de noites sem dormir, preocupado com as finanças e pela pressão da tomada de decisão. Isso já será o suficiente para você começar uma guerra familiar.

Aceitar que esse é um processo extremamente estressante vai te ajudar no longo prazo. Saber que a maioria dos proprietários passam por isso mas que há sim uma luz no fim do túnel. Planeje tudo, se possível antes, e cuide de você mesmo. Essa poderá ser uma aventura mais agitada do que a habitual.

estresse

2. Saiba o mercado onde você quer comprar

Depois de já ter o valor que você deseja vender a sua casa você vai precisar fazer o mesmo no lado da compra. O que está em sua lista de desejos? Quais são as suas prioridades? Determine as suas necessidades para entender o que seu dinheiro vai te possibilitar comprar.

Principalmente se a venda da sua casa for financiar a sua compra, você precisa ter esses valores muito bem ajustados e definidos antes de começar a procurar ou até mesmo anunciar o seu imóvel. Outro detalhe importante é definir o tempo que você pode esperar para comprar uma casa, isso também vai ajudar para contribuir no seu timing de compra e venda.

3. Conheça os seus números

Depois de entender os números para comprar e vender, você precisa conhecer as suas opções de financiamento. Muitas pessoas hoje não tem uma base financeira forte o suficiente para comprar uma casa nova antes de vender a sua própria, saber isso antecipadamente poderá te ajudar a se planejar de forma mais adequada.

Defina que tipo de pagamento você vai fazer para comprar e a faixa de preço da casa que procura.
Você vai comprar sua casa à vista? Precisará de quanto tempo para fazer o pagamento? Se for usar o financiamento bancário passe pelo processo de pré-aprovação de crédito antes de começar a procurar o seu imóvel.

comprar_numeros

4. Faça um plano

Agora que você conhece seus números, é hora de avançar com um plano e executar. O plano pode variar, dependendo das suas condições. Alguns exemplos:

  • Está comprando em um mercado competitivo? Ter que vender antes de comprar, provavelmente, não vai funcionar.
  • Vendendo em um mercado competitivo? Você pode ser capaz de negociar com o comprador para ficar mais tempo no imóvel. Com isso você vai ganhar mais tempo para comprar o seu novo imóvel.
  • Vendendo em um mercado lento e comprando em um mercado competitivo? Infelizmente, você está no pior cenário. Considere a opção de vender a sua casa primeiro e mude para um local temporário. Embora não seja o mais conveniente, pode ser menos desgastante.
  • Precisa de um local temporário? Comece pesquisando as opções agora com bastante antecedência.

Compreenda as variáveis

Há tantas variáveis ​​que podem entrar em jogo quando você vai comprar ou vender. Cada variável pode afetar o seu processo de tomada de decisão. Você precisa identificar essas variáveis e montar um planejamento, isso poderá evitar noites sem dormir, dias estressantes, ou brigas na família.

Aproveite para curtir a página da Benvenuto no Facebook e acompanhe as nossas novidades pelo Twitter.

 

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br