Se você está procurando sua primeira casa para morar, é comum que você procure primeiro por um imóvel para alugar, afinal comprar uma casa pode ser intimidante além de muito caro. Então se você está querendo alugar um imóvel, siga estes passos para garantir que tudo termine bem.

Determinar o quanto você pode pagar aluguel

A regra de ouro no caso é que 30 a 40 por cento do seu salário líquido deva ser usado, mas a melhor maneira de abordar essa questão é determinar o quanto você pode gastar com aluguel e ainda ter uma qualidade de vida satisfatória.

Há muitas maneiras de economizar com o aluguel. Você pode dividir com os amigos, alugar um lugar menor, procurar uma república, morar em um local mais afastado do centro e ainda insistir com seus pais para ficar em casa mais um ano, as vezes também da certo.

Essas idéias realmente parecem mesquinhas e não parecem atraentes não é mesmo? Mas o valor economizado do aluguel poderá te ajudar até mesmo a juntar o dinheiro para comprar o seu primeiro apartamento.

Defina suas preferências

Considere a distância para o trabalho e onde você gasta o seu tempo durante o seu dia, trajetos longos além de gastar tempo custam dinheiro e causam stress. Também determine se você quer viver em uma área central ou prefere ficar mais afastado de lojas, restaurantes e afins.

Além disso, pensar que tipo de imóvel deseja. Você não se importa de morar em um edifício antigo ou quer todas as comodidades modernas? elevador é essencial? você fará festas com os amigos? defina todas as suas necessidades em um local antes de começar a procurar.

Uma vez que você já montou um checklsit com todos os pontos que você deseja no novo imóvel, você pode começar a fazer suas pesquisas e encontrar uma residência adequada.

aluguel

Pesquise os custos extras

Ao avaliar os seus custos, vai perceber que o aluguel não será seu único custo com habitação. Você precisa considerar outras despesas como consumo, aparelhos a gás ou elétricos, conta de água, luz e outras despesas que geralmente eram pagas pelo papai ou pela mamãe e você nem tinha conhecimento.

Tente montar uma planilha com todos os seus custos: água, estacionamento, internet, tv a cabo, etc. Se o aluguel que você está procurando é uma casa de família, todos esses custos terão um grande peso ao final do mês.

Demonstre interesse

Muitas vezes os proprietários já tem propostas ou pessoas que estão interessada em alugar o seu imóvel. Por isso se você está interessado no imóvel eu recomendo que demonstre o seu interesse de imediato para que você possa avançar em uma negociação futura.

Leia também: Sim, é bom você fazer a primeira oferta!

Ser sincero, demonstrar suas necessidades e apresentar os documentos necessários podem garantir um aluguel mais rápido caso você tenha pressa.

Tornando oficial

Você pode ser capaz de negociar termos e taxas de aluguel com o proprietário. Seu sucesso dependerá da demanda para o imóvel e das suas habilidades de negociação. Tenha cuidado, se há muitas pessoas que disputam um imóvel. o proprietário poderá fechar o imóvel dos seus sonhos com outra pessoa.

Uma vez que você está de acordo com as condições de aluguel, certifique-se de ler todos os contratos e todos os documentos antes de assiná-lo. Se você não está confortável com a linguagem dos contratos ou precisa de um maior esclarecimento, discuta isso no início do processo, assim você poderá desistir de uma proposta unilateral.

Caso precise de uma maior assistência recomendamos que você contrate um advogado imobiliário ou conte com a ajuda de uma administradora de imóveis.

Hora da mudança

Na hora da mudança, documente via fotos e descrição no papel quaisquer problemas com a propriedade, como tapetes manchados, telha quebrada, área mal pintada ou aparelhos que não funcionam. Enviar essas questões para o proprietário pode te proteger em uma eventual saída.

Mas é claro que um pouco de preparação e educação sempre será o melhor caminho para ter uma excelente experiência no mercado imobiliário.

Aproveite para curtir a página da Benvenuto no Facebook e acompanhe as nossas novidades pelo Twitter.

http://www.benvenuto.com.br/material/manual-tatico-de-uma-boa-negociacao

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br