Vender a sua casa ou apartamento pode ser um processo estressante e complicado. Tomar a decisão de vender e anunciar o seu imóvel é o primeiro passo, e até a venda pode ser que leve dias, semanas, meses ou até mesmo anos.

Tentamos tornar o processo um pouco mais calmo e simples através de uma lista, para você se preparar até a venda do imóvel.

1. Defina a sua estratégia de venda

Muitas podem ser as motivações de uma venda de imóvel, desde a necessidade de mudança por status, conforto, preocupações financeiras e até mesmo por uma estratégia de investimento. Enquanto geralmente a venda de imóveis leva alguns meses, não há um tempo correto para que seu imóvel seja vendido. Mas você pode torná-lo menor caso se prepare da maneira correta.

Tenha uma visão ampla de mercado e considere se é melhor você comprar uma nova casa antes ou depois de vender a sua casa atual.

Baixe grátis o ebook: Como preparar o seu imóvel para a venda clicando aqui.

como-preparar-o-seu-imóvel-para-a-venda-benvenuto

2. Prepare o seu imóvel

Tenha um grande cuidado e carinho por sua propriedade, e para isso faça qualquer tipo de manutenção e reparos em circulação pois isso poderá reduzir o tempo de venda e ainda pode elevar o valor do seu imóvel. Verifique se o imóvel está atraente por dentro e por fora, afinal, a pessoa que irá comprar o seu imóvel já vai visitá-lo imaginando sua família naquele local.

Para você fazer alterações importantes no imóvel é bom você verificar com algum especialista no assunto, para garantir que você não tenha que arcar com prejuízos mesmo após a venda.

3. Faça o marketing do seu imóvel

É importante que você preocupe com a publicidade do seu imóvel, apresentar ele em um anúncio online com fotos de qualidade é muito importante, afinal, o primeiro contato visual do seu potencial comprador é através das fotos. A Benvenuto preparou um Guia Definitivo de como fotografar o seu imóvel e você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

Outras maneiras de você divulgar o seu imóvel é colocar uma placa anunciando a venda no local. Essa estratégia é interessante pois o potencial comprador já sabe a localização do imóvel, que é um ponto importante em sua análise de compra.

Você pode também contratar um serviço de avaliação de imóvel profissional por uma imobiliária ou até por um agente devidamente autorizado para a realização do serviço.

Leia também: Uma avaliação bem feita pode garantir uma boa venda

Leia também: Venda sua casa e não sua personalidade

4. Quais as condições de venda do seu imóvel

Você precisa definir como deseja vender o seu imóvel e em quais condições, se irá aceitar uma permuta, um financiamento, troca por outro bem ou somente o valor à vista. É importante também consultar as tendências atuais na área do seu imóvel.

Alem disso, outro ponto muito importante é definir o seu calendário de visitas, ou seja, definir qual horário você poderá atender os possíveis compradores e também os dias.

5. Determine o valor de venda 

E claro, definir o valor que pretende receber pelo seu imóvel, esse ponto pode ser o fator que irá afetar diretamente no tempo em que você ficará anunciando o seu imóvel, por isso pesquise sua região e não busque colocar o seu imóvel fora dos valores de mercado.

Faça todas as contas e coloque tudo no papel.

6. Prepare o contrato de venda

Seu advogado ou tabelião terá de preparar um contrato de venda para a propriedade.
Isso incluirá todos os dados dos potenciais compradores e também dos proprietários, título, datas de liquidação, todas as condições da venda e o que está incluído nela (por exemplo, tapetes, mobiliário,etc.), bem como certidões e toda a documentação necessária.

Leia também: Vai vender seu imóvel? Conheça a documentação necessária

7. Pesquise no mercado

É importante saber que potenciais compradores já poderão ter visitados vários imóveis antes de conhecer o seu, e com isso já ganharam uma visão crítica sobre a região, valores e condição do imóvel.
É importante que você também tenha conhecimento de todas essas variáveis para que você consiga argumentar e levar uma boa negociação no futuro.

Siga a Benvenuto no Twitter para mais notícias e dicas. Seja nosso amigo no Facebook e se inspire no nosso Pinterest.

Gostou do artigo ou achou ele útil? Compartilhe!

Baixe grátis o ebook: Manual tático de uma boa negociação

Ebook grátis: Manual tático de uma boa negociação

Ebook grátis: Manual tático de uma boa negociação

Uma Resposta

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br