Comprar um imóvel pode ser um processo muito complexo, é essencial que você tome decisões inteligentes para construir uma riqueza inteligente e ter propriedades que se adaptem as necessidades de longo prazo. Se você está pensando em efetuar uma compra ou mudar de vida, certifique-se de executar os seguintes passos antes de começar.

1 – Está comprando para morar?

Um imóvel não é um ativo de mercado com liquidez, ou seja, dificilmente você vai conseguir comprar e vender um imóvel rapidamente. As estatísticas apontam que para você ter uma valorização no seu imóvel você precisa ficar com ele pelo menos sete anos (se não for dez ou mais). Caso contrário, você estará perdendo dinheiro em uma transação imobiliária.

Outro ponto importante é saber se você vai ficar na propriedade por um longo tempo para já poder chamar de lar, caso vá ficar pouco tempo no imóvel que está procurando você tem que fazer as contas para saber se não vale a pena alugar.

2 – Vai precisar de financiamento?

Antes mesmo de procurar um imóvel, se você não tem os recursos suficientes e vai precisar de um financiamento, faça a pré-aprovação do seu crédito junto a um profissional no mercado. Dessa forma, se houver qualquer empecilho durante a liberação do valor, você poderá trabalhar para resolver as pendências ou buscar um imóvel que encaixe em seu orçamento.

Nesse processo, o representante imobiliário vai qualificá-lo com base na sua renda e crédito para saber qual faixa de preço você poderá pagar. Hoje você encontra em muitos sites calculadoras de financiamento, porém elas não poderão prever situações específicas e isso poderá comprometer todos os seus planos.

comprando

3 – Exerça seus direitos

Você também precisará fazer a due diligence na hora de comprar, levantar todos os riscos e evitar cair em alguma armadilha no mercado. Recentemente muitas pessoas tiveram problemas ao comprar o imóvel na planta com construtoras. Verifique toda a documentação da construtora e do imóvel e fique por dentro para garantir os seus direitos como consumidor.

Leia tambémO que os compradores precisam saber sobre os atuais vendedores

4 – Quem tem boca vai a Roma

Pergunte aos seus amigos e familiares, e faça algumas pesquisas on-line para encontrar alguns imóveis para começar a ter referência de mercado. Uma boa dica é entrevistar pelo menos três compradores de imóveis nos últimos dois anos e perguntar a eles sobre a sua experiência e quais erros você deve evitar.

roma

5 – Saiba o perfil de imóvel que vai comprar

Saber exatamente qual tipo de imóvel, condição de pagamento e as características que pretende é muito importante na hora de comprar o seu imóvel.

Na plataforma da Benvenuto você poderá cadastrar as suas preferências respondendo rápidas perguntas e a plataforma poderá realizar um match entre os seus interesses e os imóveis cadastrados.

pergunta

Fácil não é mesmo? Então procure seu imóvel dos sonhos clicando aqui.

6 – Não tenha pressa

Você deve estudar todo o local antes de comprar um imóvel. A compra de um imóvel provavelmente vai ser a maior aquisição da sua vida. Depois de fechar e assinar toda a documentação você não poderá voltar atrás.

Essa é a hora de pegar o carro e colocar toda a família para dar um passeio pelas ruas do bairro, ir até a padaria mais próxima e até mesmo bater um bom papo com o vizinho. Você não vai querer mudar para uma casa linda em uma rua com um alto índice de criminalidade não é mesmo?

Não se apresse na hora da compra, segure a emoção e faça todo o dever de casa.

hora

7 – Seja realista

Não existe “promoção imperdível” no setor imobiliário. Se você está de frente com um preço absurdo ou algo de outro mundo você com certeza vai descobrir alguns meses após a compra feita na empolgação que não era lá essas coisas…

promocaoimperdivel

8 – Busque o conhecimento

Comprar uma casa pode ser uma ótima estratégia de longo prazo para acumular riqueza, mas também pode vir a ser uma decisão que trará muitos arrependimentos. É um processo bem mais complicado e por isso você precisa ir atrás do conhecimento.

Para a maioria de nós comprar uma casa é a compra mais cara da nossa vida. Fazer as escolhas certas podem resultar em economia de tempo, dinheiro e dores de cabeça futuras. O que a Benvenuto percebeu estudando o mercado imobiliário, e conversando com as pessoas que atuam nesse mercado, é que muitas vezes a grande dificuldade das pessoas é o desconhecimento de todos os processos para comprar o seu imóvel. Se você for um novato na compra de uma casa ou já tiver comprado uma casa antes, fique tranquilo pois o processo será o mesmo.

bannercomprador

Esse e-book traz tudo que você precisa para comprar o seu imóvel e realizar o seu sonho de ter a casa própria.

Corra atrás o tanto quanto possível para planejar e realizar  todos os passos para comprar o seu imóvel.

Já passou por alguma dificuldade na hroa de encontrar o seu imóvel? Deixe nos comentários a sua experiência e siga a página da Benvenuto no Twitter e Facebook.

 

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br