Assim como quase tudo na vida a primeira vez é sempre a mais difícil não é mesmo? Comprar imóvel não é diferente, com o desconhecimento de todo o mercado, características e detalhes, cometemos alguns erros. Mas existem alguns erros comuns que você pode facilmente evitar na hora de comprar o primeiro imóvel. Separamos 7 deles para você:

1 – Evite as emoções

Todas as pessoas do mundo podem te alertar para retirar a emoção no processo de compra do imóvel, mas não importa, a compra da sua primeira casa vai sim ser repleta de emoções! Você será até ingênuo achando que pode ser um sujeito totalmente racional e que sua decisão não terá uma parte emocional.
Mas apesar disso você pode (e deve) manter suas emoções sob controle, você terá que ter certeza do que está comprando e terá que analisar todos os riscos e problemas antes de efetuar a compra.
Pergunte aos seus amigos e familiares para ter um ponto de vista externo, eles vão te ajudar a manter a sua linha de pensamento. E caso você se apaixone por uma casa na primeira visita (amores a primeira vista acontecem!) vá para casa com aquela voz na cabeça e lembre-se de que esta é uma enorme compra. Não se impressione pela embalagem, é muito importante ler as pequenas letrinhas!

Leia também: 15 Pecados do negociador de imóveis brasileiro

2 – Cuidado com o orçamento

Quando você for comprar a sua primeira casa é preciso tomar muito cuidado com os seus reais limites financeiros. Quando você está olhando outros compradores e imóveis incríveis, é fácil que sua adrenalina suba de modo com que você precise de alguns milhares de reais que não possui.
Exercitar a sua disciplina financeira é um papel super importante para quem está na compra do primeiro imóvel. A casa perfeita não será consolo quando você tiver contas para pagar se você não tiver dinheiro para arcar com os custos. Então vá com calma e muito cuidado para não se empolgar!

3 – Não é somente o valor do imóvel

O preço do imóvel é apenas o começo. Você precisa levar em consideração todos os custos dos processos da compra de imóveis. Impostos, taxas legais e gastos com reformas ou construções devem ser todos levados para o papel antes da compra.
Certifique-se que você analisou todos os custos no primeiro ano de imóvel para que você não seja pego por uma desagradável surpresa no orçamento.

4 – Faça uma pré-aprovação do seu financiamento

É muito comum pessoas fazerem apenas algumas simples simulações na internet e começarem a olhar apartamentos acreditando que tem o real poder de compra. Porém você estará dando o primeiro passo para uma grande decepção! É necessário que você faça uma pré-aprovação de crédito com uma análise principalmente do seu comprometimento de renda, muitas pessoas tem um bom salário e um alto potencial de compra porém a sua rende já está toda comprometida. Com isso o valor que você poderá adquirir em um financiamento poderá ser muito menor do que o esperado. Resultado? Uma grande decepção por não poder comprar o imóvel dos seus sonhos!

5 – Tenha paciência!

Se você está procurando o seu primeiro apartamento por um tempo (acredite, muitas pessoas demoram para encontrar o seu imóvel) você pode chegar em um ponto de se cansar de procurar. Coisas como encontrar o apartamento que deseja e perdê-lo quando está quase fechado é algo comum no mercado, então não se desespere. Se você está realmente cansado ou sem paciência para procurar sua casa, dê um tempo, esfrie sua cabeça e depois de algum tempo volte revigorado. Com certeza isso fará com que você não fique com remorso por uma compra que não era tão desejada.

6 – Seja um Sherlock Holmes

Se tem uma das coisas que você precisa fazer na compra do seu primeiro imóvel é prestar atenção em todos os detalhes, você poderá salvar dinheiro e principalmente a sua vida. Fiação defeituosa, mofo e infiltrações são elementos que podem passar despercebidos em uma primeira visita mas que com certeza fará com que mude pelo menos a sua oferta naquele imóvel. Ou seja, faça a busca por todo o imóvel procurando defeitos ou possíveis reformas para serem adicionadas a sua planilha de custos.

7 – Leve uma pessoa próxima ao local

Visitar o imóvel sozinho pode ser bom para você ter a sua impressão e evitar que pessoas falem demais na sua cabeça e te convença do que nem você mesmo acredita. Porém levar pessoas de sua confiança te ajudará a ter uma visão diferente do local e também a prestar atenção em alguns detalhes que poderão passar despercebidos por você.

Agora você está mais preparado para ir visitar os imóveis e decidir sobre a escolha do seu primeiro imóvel! Aproveite também para seguir a página da Benvenuto no Twitter e Facebook.

Ebook grátis: Manual tático de uma boa negociação

Ebook grátis: Manual tático de uma boa negociação

2 Responses

Deixe uma resposta