A primeira impressão é a que fica, essa frase com certeza não é estranha para você. Especialmente quando estamos falando de vender um imóvel essa frase ganha ainda mais poder. O poder visual do seu anúncio pode ser o grande diferencial para realizar uma venda ou simplesmente nem conhecer o seu melhor potencial comprador.

Você não precisa criar um espaço irreal do seu imóvel e retratar fotos enganosas, mas tirar fotos com um bom apelo estético é importante.

Você não está vendendo o seu imóvel e sim os benefícios dele

Calma! Antes de começar a explicar mais a fundo eu preciso me explicar sobre esse subtítulo. Você está sim vendendo o imóvel, mas é preciso entender que quem está procurando um imóvel para comprar não está em busca de um local agradável e bonito. Ele está em busca de todo um conjunto de interesses para realizar e satisfazer as suas necessidades.

As motivações de compra de uma pessoa pode variar muito, pode ser um casal mudando para o seu primeiro apartamento, uma família buscando um imóvel maior para o novo filho que está chegando, pode ser um local mais próximo do trabalho ou da escola e até mesmo adquirir um imóvel para adquirir status social.

Por isso é importante ver as características do seu imóvel e saber explorar quais podem ser as motivações de compra que você pode trabalhar como o seu ponto forte e a partir daí criar elementos visuais que vão criar boas expectativas em seus potenciais compradores.

Adaptar o imóvel visualmente para venda já é uma atividade profissional feita pelos “Home stager”. Eles criam espaços que apelam para os desejos dos compradores, é a arte de selecionar grande peças de decoração para utilizar dentro do seu espaço, criando assim um impacto muito mais positivo.

O home staging é uma técnica de marketing, internacionalmente reconhecida, que significa literalmente “encenação da casa” , ela é utilizada pelos corretores e proprietários de imóveis.

Conheça o seu público-alvo

Você nunca deve levar para o mercado imobiliário os seus gostos pessoais, você deve buscar criar como chamamos em marketing de personas. Deve visualizar quais poderão ser os compres ou locatários que você está tentando atrair.

Um primeiro passo é criar realmente uma pessoa, desenhar ela, criar ela mesmo que seja fictícia, por exemplo: João, 30 anos, recém casado e está buscando um aportamento de dois quartos para morar com sua esposa.

Pronto, você começa a criar um conceito do seu público alvo e tem mais chances de ter uma venda bem sucedida.

Como conseguir definir a sua persona também não é uma missão impossível. Comece conversando com pessoas do ramo imobiliário e fazendo pesquisas na própria internet. Pesquise o seu bairro para entender a qual grupo demográfico e social ele pertence, muitos bairros são caracterizados por concentrar uma faixa etária bem definida, depois de coletar todos esses dados você vai conseguir ter informações suficientes para realizar um trabalho bem feito.

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Tire fotos com qualidade profissional

Você quer que o seu potencial comprador ou quem está procurando um imóvel consiga se imaginar vivendo no seu espaço não é mesmo? Mas isso é muito difícil quando você tem fotos da família em todas as paredes e toda a vida da sua família preenchendo os espaços.

Quando estamos olhando um local para comprar muitas vezes tentamos imaginar a nossa vida e os nossos móveis naquele espaço. Tente deixar o imóvel o mais neutro possível para que ele consiga praticar esse exercício dentro da sua cabeça.

Depois de tirar sua identidade de dentro do imóvel o próximo passo é cuidar da qualidade das fotos que você vai publicar. As fotos se tornam o primeiro contato com imóvel e ali ele vai tirar suas primeiras conclusões sobre ele e isso acontecerá em segundos.

tirando foto do imóvel

É muito importante lembrar que na internet o tempo do usuário é disputado com muitas outras ferramentas, ele pode estar navegando pelo Facebook enquanto ainda busca um imóvel, abrindo outros imóveis semelhantes e até mesmo buscando em diferentes plataformas.

O melhor é prender a atenção no primeiro momento para que depois você consiga conquistar o seu potencial comprador em todas as outras características e detalhes do seu imóvel.

Para te ajudar a tirar as melhores fotos possíveis do seu imóvel a Benvenuto desenvolveu o Guia definitivo de como fotografar o seu imóvel. Baixando gratuitamente o material você terá acesso a tudo que precisa desde a escolha do equipamento até como escolher o melhor ângulo para tirar a melhor foto do seu imóvel!

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Não tenha medo de tendências

Embora seja verdade que algumas tendências tem uma vida útil bem curta pode valer sim a pena arriscar. Principalmente se o tempo que você tem para alugar ou vender é bastante curto.

Se você está vendendo uma casa de praia ou algum imóvel com uma característica mais marcante é bom apostar em design bem representativo do sonho de quem pretende comprar.

 

design antigo

Um pouco de cor, mas só um pouco

O objetivo de utilizar todas essas técnicas é que você consiga melhorar o seu imóvel. Normalmente decorações ousadas e cores fortes pode ser uma aposta de risco, você pode atender exatamente o gosto do seu comprador e encantá-lo ainda mais ou pode fazer com que ele deteste o seu imóvel.

Caminhar por um local completamente amarelo pode fazer potenciais compradores esquecerem de um balcão de mármore que eles queiram colocar em sua cozinha. A última coisa que você quer quando alguém conhece seu imóvel é que ele ache o seu espaço completamente brega e que ele não veja uma saída para melhorá-lo.

Dito isto, você não deve ter medo de mudar a cor do seu imóvel. Com uma cor branca ou neutra o interessado além de ter uma visão de que aquele imóvel está mais novo pois está com uma nova pintura vai conseguir imaginar qualquer cor que ele queira colocar ali.

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Mostre como o espaço habitável é

A razão mais importante de você anunciar o seu imóvel em uma plataforma de imóveis é mostrar para o comprador ou locatário como o seu imóvel pode ser usado, para quele consiga se imaginar vivendo naquele espaço. Você deve colocar todas as peças funcionais quando possível sem que isso acabe com o espaço do local.

Se você tem uma área para praticar exercícios físicos mas ela não é tão clara em sua funcionalidade no primeiro olhar adicione itens esportivos e de ginástica para dar funcionalidade ao local.

Uma boa ideia para criar essa sensação no consumidor é colocar uma mesa de jantar ou lanche em sua cozinha e mostrar o quanto ela é espaçosa.

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Com todas essas coisas novas que você pode fazer para alterar a aparência do seu imóvel e construir um anúncio ainda mais sedutor é importante que você seja criativo e lembre-se sempre de que menos é mais. Algumas mudanças simples podem transformar o seu imóvel.

Monte um belo lugar que as pessoas estão ansiosas para viver!

Agora você precisa anunciar

Agora que você já seguiu nossas dicas e produziu um belo espaço está na hora de anunciar.

Acessando a Benvenuto você tem a chance de anunciar o seu imóvel sem pagar nada e ainda vender sem precisar pagar nenhum tipo de comissão. Tudo isso de forma rápida, cômoda e segura.

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Sobre o autor

Rafael Milagre

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CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br