Depois de meses ou até mesmo anos procurando imóveis em sites e plataformas on-line você precisa começar a visitar os imóveis, sua hora chegou! Você identificou várias casas que selecionou para conhecer e está empolgado, assustado e bastante ansioso. Relaxa, isso é normal.

Para tornar as visitas mais fáceis e tranquilas a Benvenuto separou os passos mais importantes para você não se esquecer de nenhum passo na hora da inspeção ao imóvel.

1 – Tenha confiança que o seu trabalho de pesquisa foi feito

Já estou assumindo que para começar a visitar os imóveis você fez todos os passos anteriores como buscar os imóveis no mercado e selecionar aqueles que realmente despertam o interesse.

O primeiro passo em sua visita é já ter uma disposição a pagar em mente, mesmo que não seja um valor exato você pode definir um intervalo ou um limite que você poderá pagar por um imóvel. Se vai precisar de financiamento é mais interessante ainda que você comece a visitar somente depois de aprovar o seu crédito para evitar qualquer tipo de decepção.

Essa é a hora que você tem que ser confiante, você já sabe o que quer e agora está partindo para o próximo passo com a certeza de que suas preferências já foram atendidas na primeira busca pelo imóvel perfeito.

Leia também: Porque a inspeção do imóvel é tão importante na hora de comprar

Tenha confiança que o seu trabalho de pesquisa foi feito

2 – Tenha o máximo de informações possíveis antes de fazer sua oferta

Se você conheceu o imóvel e ele atende todas as suas expectativas e necessidades você está pronto para fazer a sua primeira oferta. Para você conseguir chegar na melhor oferta que você pode fazer é preciso entender todas as variáveis possíveis para que você consiga justificar para si mesmo todo o seu investimento.

  • Tente descobrir se há outras propostas do mercado por aquele imóvel
  • Descubra por quanto tempo esse imóvel está anunciado, caso ele esteja anunciado a muito tempo é provável que você consiga uma maior margem para negociação.
  • Entenda por quais motivos o proprietário está vendendo ou alugando aquele imóvel
  • Saiba quais os pontos fortes e os pontos fracos daquele imóvel
  • Avalie todo o material de acabamento do imóvel
  • Busque por infiltrações e locais mofados
  • Tente comparar o preço que você está comprando com o preço de venda de imóveis similares
  • Estado de construção do imóvel, construtora, pintura, etc.

Com esses passos realizados você com certeza está bem mais próximo de uma negociação segura e poderá fazer um investimento que se justifique.

Um ponto importante e que todo bom negociador domina é que quanto maior tempo você se envolver dentro de uma negociação você consegue um número maior de informações aumentando o seu poder dentro dela. Claro que no mercado imobiliário você também tem que se preocupar com o “timing” do negócio para não perder uma oportunidade para a concorrência dentro do mercado, principalmente em tempos difíceis o proprietário não deixará de vender seu imóvel por uma outra proposta atraente.

Para entender melhor sobre como negociar o imóvel que você está interessado aproveite para baixar o nosso ebook grátis:

http://www.benvenuto.com.br/material/manual-tatico-de-uma-boa-negociacao

3 – Faça seus próprios relatórios

Produza relatórios, olhar para suas anotações e os números é uma ótima maneira de tomar uma decisão racional para a compra do seu imóvel. Esses dados vão te fornecer informações sobre o mercado e ajudar a definir o preço que você vai pagar pelo imóvel.

A maneira mais interessante de fazer isso é construir o seu relatório com os seguintes itens:

  1. Qual sua estratégia de compra? Coloque os itens indispensáveis que você precisa encontrar no imóvel
  2. Avalie todas as suas condições de compra e compare com as opções ofertadas
  3. Determine o valor máximo que você pode pagar e se preciso aprove o seu financiamento
  4. Prepare um contrato de compra e venda
  5. Faça pesquisas de mercado para saber informações sobre m² e o preço de venda dos imóveis similares

Se você está com dificuldade de fazer relatórios a Benvenuto preparou um checklist para te auxiliar de maneira prática. Você pode baixá-lo clicando aqui.tabela

4 – Faça um tour pela região do imóvel

Um dos fatores mais importantes quando você está comprando um ativo como um imóvel é a sua localização. Muitas vezes as pessoas só conhecem o bairro da sua nova casa depois que elas mudam de endereço. Isso pode gerar algumas dores de cabeça como descobrir que não tem linhas de ônibus para locais que você precisa se locomover, difícil acesso a supermercado e ausência de alguns serviços que você pode precisar como uma escola próxima para o seu filho.

Claro que agora você deve colocar suas preferências em jogo e caso você queira ter uma academia por perto é isso que você deve priorizar em sua busca.

Depois de visitar um apartamento que você gostou você já pode começar essa volta ao bairro, assim você poderá já marcar uma nova visita para avançar em uma negociação ou até mesmo já desistir do imóvel por causa da sua localização.

A valorização é outro ponto que a localização pode influenciar em sua decisão, se você está adquirindo um ativo é importante entender quais variações de preço ele poderá ter nos próximos anos e com certeza a região em torno do seu imóvel vai ter um grande papel nesse aspecto.

5 – Estabeleça metas

Além do preço e da localização do imóvel tem outras coisas que você precisa definir. Coloque algumas metas para comprar ou alugar um imóvel:

  • Quanto tempo vou ficar visitando os imóveis?
  • Depois que gostar de um imóvel quero fechar o negócio em quanto tempo?
  • Vou precisar de liberar o financiamento?
  • Vou querer uma avaliação precisa daquele imóvel?
  • Qual a data que pretendo assinar a escritura do imóvel ou o contrato de locação?

Se você possui uma situação ainda mais complicada como depende de uma compra e venda ao mesmo tempo ou precisa de realizar uma troca ou permuta esse passo se torna ainda mais importante para você realizar uma negociação imobiliária de sucesso.

Estabeleça metas

6 – Lembre-se, existem outros imóveis

Depois de cumprir todos esses passos nos imóveis que você já estava interessado depois de fazer as suas buscas e declarar o seu interesse pode ser que você não consiga fechar negócio. Mas calma, esse não é o fim do mundo e existem outros imóveis a veda ou disponíveis para você alugar.

Mesmo se a economia andar mal as pessoas vão continuar mudando de emprego, se divorciando, mudando para perto da família, mudando para perto do trabalho, vão continuar tendo filhos e até mesmo lidando com a morte. Todas essas situações resultam em movimentações de venda, compra e aluguel dentro do mercado imobiliário.

Não se desespere e não fique com pressa, você nunca vai conseguir comprar um imóvel igual compra uma calça ou uma roupa dentro do shopping. Aprenda com suas negociações passadas e utilize suas experiências para realizar bons negócios no futuro.

Gostou das nossas dicas? Visitou o imóvel para negociar diretamente com o proprietário? Deixe nos comentários a sua experiêcia 🙂

manual do comprador de imóveis

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br