Os maiores medos dos compradores de imóveis é serem impedidos de comprar por algum motivo aquele imóvel que ele tanto deseja. O mais assustador é que esses medos muitas vezes são bem fundamentados.

Aqui estão algumas das questões mais comuns que mantêm compradores de imóveis acordados durante as noites e o que você poderá fazer para resolver isso.

1 – “A casa tem uma fundação rachada ou um telhado com vazamento”

Renove o seu lar, conserte e repare tudo que está na lista de desejos dos compradores. Quando eles estão em busca do imóvel dos seus sonhos, eles temem o processo de inspeção. Verifique antes se há algum problema com o telhado, mofo ou sua fundação.

A maioria das casas precisa de uma manutenção de rotina, e quando alguém realmente interessado em comprar seu imóvel ele vai fazer uma inspeção bem feita. É importante não deixar que os medos de tentar esconder os problemas faça com que você tente enganar o comprador. Cada problema pode ter seu tempo, e ser sincero e mostrar o problema ao comprador pode inclusive ser um fator favorável para você vender seu imóvel.

O trabalho de visita ao imóvel serve para se ambientar e também perceber todos os problemas que o futuro comprador percebe em seu novo lar. Caso ele se sinta incomodado com alguma questão dentro do imóvel, peça para ele explicar o quão ruim é um problema e quanto tempo ele precisa para que seja reparado ou substituído. Assim será mais fácil encontrar uma solução que agrade as duas partes na negociação.

Se surgir uma questão que precisa de uma atenção imediate, você pode negociar no preço do imóvel ou até mesmo deixar em contrato que você fará o reparo mesmo depois do imóvel vendido.

house-roof

 

2 – “Eu vou perder meu depósito”

Compradores muitas vezes fazem um depósito com o valor que é referente a entrada do imóvel. Você pode deixar o dinheiro em outra conta bloqueada e ele não será liberado sem as assinaturas de ambas as partes. Isso ajuda a garantir o negócio e a segurança do seu dinheiro.

É quase impossível para um comprador perder o seu depósito financeiro.

Se você quer oficializar todas as questões por escrito marque uma reunião e defina tudo que vai e fica no imóvel. Manter a data de entrega do imóvel e dos itens sob contrato é uma maneira de garantir a segurança dos bens em acordo.

3 – “Eu vou perder a casa, preciso comprar agora”

Se você encontra a casa dos seus sonhos, você pode querer mudar-se “para ontem”. Particularmente em mercados competitivos, quando você tem imóveis com uma excelente localização e um preço bom no mercado. Muitas casas assim que são anunciadas a venda recebem muitos interesses e compradores realmente interessados.

Se você quer muito um imóvel com essas características e esse imóvel acabou de entrar o mercado, agende uma visita o mais rápido que você puder e caso todas as questões estejam de acordo, faça uma proposta pelo imóvel. Querer visitar outros apartamentos sendo que você já encontrou o que estava procurando pode ser um erro.

Se você está um pouco receoso sobre quanto ofertar, comece com uma margem mais alta. Coloque uma proposta bem abaixo do que pretende pagar e vá negociando até chegar ao valor que na sua cabeça o negócio já estaria fechado. Mas se esse mercado é realmente muito competitivo e você não quer perder dias esperando a resposta do proprietário, faça isso em uma reunião fechada, em um único dia.

Se você estiver viajando ou ocupado demais com o seu trabalho e não quer perder a sua casa dos sonhos. Fique em contato diariamente com o proprietário, assim você mantém o interesse no imóvel e fica atualizado sobre todas as novidades que o proprietário tem para te fornecer.

perdercasa

4 – “O Corretor de imóveis tem mais interesse na venda do que em minhas prioridades”

Isso é muito comum em negociações imobiliárias. Os intermediadores do mercado imobiliário são remunerados através de comissões em suas vendas e por esse motivo colocam os seus próprios interesses financeiros a frente do negócio.

É comum você ter reclamações de compradores no mercado que estão visitando imóveis fora de sua preferências e expectativas.

Para facilitar a sua vida, você pode buscar imóveis acessando a plataforma de negociação direta da Benvenuto. Na Benvenuto é só você entrar em contato declarar interesse no imóvel e sua mensagem chegará diretamente para o proprietário para você negociar sem precisar de pagar comissão e negociando os seus próprios interesses e expectativas.

Através de uma busca simples e rápida você consegue encontrar os melhores imóveis que estão a disposição no mercado imobiliário por todo o país.

banner7

E não para por ai, você ainda poderá solicitar serviços como assessoria jurídica, fotografia, despachante, avaliação de um imóvel e financiamento imobiliário.

5 – “Nós nunca vamos encontrar uma casa a tempo para …”

A compra de imóveis não deve ser um processo feito com presso. Se você tem um prazo ou uma data para mudar você pode optar por um plano B.

Você poderá, por exemplo, alugar um imóvel enquanto a sua nova casa passa por reforma ou enquanto espera a construtora entregar o seu imóvel novo. Tente tirar a pressão da mudança colocando um plano alternativo em mente.

O início de uma compra de um imóvel é complicado. Você não vai querer se apressar em uma compra de imóvel e cometer um grave erro. É muito mais fácil você ficar por mais tempo no seu “antigo” imóvel, podendo inclusive negociar um prazo de entrega do mesmo, caso você tenha vendido. Pode ser um pouco inconveniente, mas você pode lidar com isso.

Se algo te assusta em uma casa, ou dentro do processo de compra, expresse todas as suas preocupações. O diálogo e a negociação fará com que você seja mais racional e faça melhores decisões durante o processo.

Receios e emoções podem fazer com que você cometa muitos erros de compradores amadores dentro do mercado. Vá com calma e não tenha medo de dar um passo para trás para ganhar tempo e pensar sobre as coisas. É melhor dominar o tempo para tomar decisões sábias do que o sonho da casa própria tornar-se em um pesadelo.

manual do comprador de imóveis

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br