Compradores e vendedores normalmente planejam o fechar um negócio até uma certa data. Se você já colocou esse acerto em contrato pode ser que envolva uma pena pecuniária ou vai te exigir algum tipo de negociação. Em outros casos o atraso acontecerá sem nenhum problema.

O fechamento do negócio poderá ter um múltiplo efeito. Se um vendedor está vendendo e comprando simultaneamente, depender de fechar um negócio poderá impactar fortemente a sua vida. Ele vai depender dos prazos e vai ficar refém de vender para comprar ou vice-versa.

Quando isso acontece e você está próximo de fechar uma negociação ou simplesmente cria expectativa em cima de um negócio, os ânimos inflamam. Por esse motivo, você precisa ter isso em mente quando assinar um contrato, seja como comprador ou vendedor de um imóvel.

Para evitar esse tipo de desgaste tente não se comprometer com uma data se você ainda depende de alguma variável ou tem alguma dúvida se vai conseguir cumprir o prazo.

Uma vez que você já tem uma data para fechar o negócio, preparamos cinco passos para que o seu processo não se torne uma dor de cabeça!

Se mantenha alerta para evitar problemas

Se o imóvel já está sob contrato, o comprador deve verificar a sua saúde financeira e estar atento a qualquer tipo de mudança transacional.

Tanto o vendedor ou comprador precisam identificar potenciais problemas antes que eles aconteçam e já tem um plano alternativo em prática para resolvê-los. Por esse motivo a due diligence deve acontecer não só antes mas durante todo o processo.

Due Diligence é o procedimento abrange as áreas tributária, contábil, trabalhista e previdenciária, onde se busca documentos e certidões com reflexo patrimonial.

Quer aprender mais sobre Due diligence no mercado imobiliário? Leia aqui

Due diligence on black blackboard with businessman

Papelada em mãos

No atual mercado, a maioria das pessoas utilizam um financiamento para realizar a compra do seu imóvel. Para isso você pode optar por várias opções no mercado e encontrar a melhor taxa ou plano que se adapte a sua realidade.

Mas um grande erro de muitas pessoas no mercado é achar que uma simulação feita com o banco já é a sua carta de financiamento aprovada. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, tenha em mãos sua carta de crédito aprovada por uma instituição financeira e fique atento a data de vencimento. Algumas pessoas perdem negociações por não ficarem atentas à data de encerramento do crédito concedido.

5 maneiras de evitar atrasos na hora de comprar ou vender um imóvel

Essa também é a hora de você buscar qualquer impedimento com o nome da pessoa que você está negociando ou resolver algum problema relacionando o seu próprio nome. Essa análise feita em cima da hora de assinar um contrato pode atrasar sua negociação.

Cuidado com surpresas do vendedor na última hora

Os vendedores às vezes podem causar surpresas de última hora por não ser capazes de sair de sua casa a tempo. Com isso a sua mudança ficará prejudicada em alguns dias ou semanas e o seu planejamento vai por água abaixo.

Se você está dependendo de reparos combinados antes de assinar um contrato, coloque um prazo para esses reparos. Não importa se ele será pequeno ou uma reforma grande, você precisa combinar um dia e deixar tudo isso assinado em um contrato.

Time concept

É comum que os compradores fiquem insatisfeitos com com os resultados dessas pequenas reformas. Se você quer que o trabalho fique realmente bom e aconteça sem nenhum atraso a nossa dica é que você acompanhe o trabalho de perto.

Mantenha suas finanças estável

Se você está perto de comprar um imóvel não faça modificações grandes em suas finanças. Comprar um carro ou solicitar um novo cartão de crédito pode ser que altere as suas condições de financiamento e alterem a sua capacidade de fechar o negócio. É importante manter a estabilidade financeira nesse período.

Nove em cada dez atrasos poderiam ter sido evitados através de um maior planejamento. Ter um maior controle em cima de todas as variáveis vão te ajudar a garantir um negócio fechado no prazo que você espera.

Se você já antecipou que não vai conseguir fechar um negócio no tempo que espera, notifique as partes envolvidas e tente resolver o problema a frente o mais rápido!

Contrate um serviço profissional

Para te auxiliar em todos esses processos, como mudança, consultoria e principalmente assessoria jurídica você pode ir ao mercado e solicitar o serviço para que você tenha menos tempo e menos dor de cabeça para cuidar de tudo isso.

Na plataforma da Benvenuto você pode acessar a página de serviços e solicitar o serviço de assessoria jurídica ou financiamento colocando apenas os seus dados e seu endereço. Além de claro, você poder negociar os seus imóveis diretamente.

Já passou por alguma situação semelhante? Compartilhe suas experiências nos comentários.

banner

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO & Founder da Benvenuto, acumula experiência no mercado imobiliário a mais de 4 anos. Adora futebol, tecnologia e startups :) Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br