Fazer negócios no mercado imobiliário é realmente uma maratona, não uma corrida de 50 metros, por isso vai exigir perseverança. Só porque um negócio não deu certo agora não significa que você perdeu. Muitas vezes, o negócio vem de volta, e finalmente, fecha.

Me lembro de uma situação que presenciei no mercado imobiliário: o vendedor era mais velho e estava querendo vender a sua casa que estava alugada. Contratou uma imobiliária e colocou o seu imóvel a venda, mas sua ganância fez com que o inquilino mudasse, a perda repentina do capital mensal fez com que ele tivesse a motivação necessária para reconsiderar.

Depois de um tempo a pessoa que tinha visitado aquele imóvel entrou em contato e ele disse: “Ok, vamos fazer acordo mas eu quero negociar diretamente e sem problemas!”. A venda foi feita mas todo esse processo levou cerca de dez meses.

Histórias como estas são muito comuns no mercado imobiliário. Muitas dos melhores negócios que você pode fazer, pode ser que não seja nesse momento, mas ele volte para você se souber aproveitar. Aqui estão duas boas práticas para você não perder boas oportunidades:

Dica # 1: Mantenha os registros e anotações dos seus negócios

Muitas vezes eu nem lembro o que eu fiz na semana passada, se você é um homem de negócios, provavelmente não vai se lembrar também aquele apartamento que você viu no mês passado. Para combater o cansaço de memória, você deve anotar e registrar todas as visitas e conversas em uma planilha simples de Excel ou em eu Evernote. Assim você poderá armazenar todas as suas interações de visita ao local ou conversa com o vendedor e pode voltá-las e relembrar todas as negociações sempre que precisar.

Se você não lembra nem de consultar as suas anotações uma outra medida que você pode começar a tomar é de anotar lembretes na sua agenda ou se você utilizar o Google Calendar para te lembrar de voltar e conferir suas tarefas.

Dica # 2: Mantenha o contato com o vendedor

Programe também em seu calendário os follow up’s, ou seja, quando você vai voltar a falar com o vendedor novamente para prosseguir em uma negociação ou simplesmente saber se aquele imóvel que você visitou ainda está a venda para quem sabe receber um sim para aquela proposta anterior que tinha sido rejeitada. Se você tem muitos imóveis para fazer isso quem sabe um e-mail no lugar de um telefonema resolva a sua falta de tempo.

Seu objetivo é estar sempre informado sobre os imóveis que já se interessou e também fazer com que os vendedores lembrem de você, pois caso mude de ideia, você vai ser uma das primeiras pessoas para quem eles vão ligar.

Dica # 3: Leia o manual completo do vendedor de imóveis

Ebook manual completo do comprador de imóveis

A Benvenuto preparou um material para você conhecer todas as etapas e processos para comprar o seu imóvel e você pode fazer o download gratuito clicando aqui.

No ebook você vai aprender como definir todas as suas necessidades, encontrar o imóvel perfeito e ainda negociá-lo corretamente.

Conclusão

Não abandone um negócio só porque ele está sendo negociado com outro ou sua proposta foi rejeitada. Faça os registros dos imóveis que te interessou e mantenha contato com os vendedores até que o imóvel seja vendido. Se você fizer a sua parte, você com certeza vai colher enormes recompensas.

Tem alguma história de um caso caso perdido que terminou em um final feliz? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Rafael Milagre

Twitter Facebook Email Website

CEO da Benvenuto. Real Estate company in Brazil. Apaixonado por empreender e buscando revolucionar o mercado imobiliário www.benvenuto.com.br