Ao procurar um imóvel, é muito comum ficar em dúvida entre imóveis novos ou usados. Do ponto de vista de imóveis usados, eles são sempre boas opções pra quem tem pressa em se mudar ou quer aproveitar um bom preço em relação a um imóvel similar porém novo. Mas você sabe quais pontos observar ao comprar um imóvel usado? Não? Então veja a seguir as 12 principais dicas sobre o que observar no imóvel usado antes de comprar:

Estrutura

  1. Faça uma visita ao imóvel em um horário do dia em que tenha bastante luz, isso irá possibilitar que você reconheça possíveis imperfeições.
  2. Olhe atrás de móveis e quadros para observar a existência de algum problema oculto como rachaduras ou infiltrações.
  3. Observe os pisos e as portas. A presença de pó, principalmente de madeira, pode ser indício da presença de cupim. Nesse caso é importante verificar a estrutura da região afetada pelos cupins, e se atentar que esse problema pode indicar a necessidade de dedetização periódica.
  4. Verifique os elementos do circuito elétrico: disjuntores, tomadas e interruptores. Veja se há resíduos de superaquecimento, manchas escuras, fios com isolamentos danificados.
  5. É importante lembrar que imóveis antigos podem ter uma instalação elétrica que não suporte a demanda de aparelhos eletroeletrônicos utilizadas hoje em dia ( o que pode impossibilitar a instalação de ar condicionados por exemplo). Se for possível chame um profissional para avaliar a instalação pra você.
  6. Abra chuveiros, torneiras e válvulas do imóvel para observar o funcionamento do encanamento. Água com coloração avermelhada ou turva pode representar tubulação antiga ou falta de manutenção no reservatório de água.
  7. Repare no teto e nas paredes, coloração escura pode representar infiltrações.
  8. Segurança é sempre importante: observe, em caso de prédios, se o edifício tem porteiro, e se tem, observe como você foi abordado ao chegar. Pergunte também se a portaria funciona 24 horas por dia. Verifique a existência de câmeras de segurança, isso da mais proteção e segurança aos moradores.

Localização

  1. Faça também uma visita a noite ao local, assim você poderá saber como é o movimento da redondeza a noite.
  2. Observe a localização e a vizinhança do imóvel. Verifique a infraestrutura do bairro, se possui padarias, supermercados, escolas, ou seja, observe o comércio do bairro. Observe também os serviços públicos que atendem a região, como o transporte público por exemplo. Visando a segurança, procure analisar a iluminação da rua e se existem terrenos baldios por perto.
  3. Se está interessado em uma vizinhança mais tranquila, bares e casas noturnas podem ser um ponto negativo. Se for o caso, converse com vizinhos sobre como a presença desses estabelecimentos influência na tranquilidade e no dia a dia.

Documentação

Além da estrutura, é muito importante verificar documentação do imóvel. Como por exemplo certidões negativas e matrícula atualizada. Para saber tudo sobre a documentação acesse nosso post aqui!

Atentando-se a todos os detalhes do imóvel, além de evitar problemas futuros, você ainda obtém condições de negociar melhor! E como aqui na Benvenuto a negociação é feita diretamente com o proprietário, seu ganho pode ser ainda maior! Quer saber melhor como isso pode te ajudar na negociação, além de saber as melhores dicas? Baixe agora o nosso e-book gratuitamente:

ebook-manual-tático-de-uma-boa-negociação

Uma Resposta

Deixe uma resposta

Tags

Sobre o autor

Victor Bicalho

Facebook Website

Co-fundador da Benvenuto. Estudante de Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área comercial e marketing da Benvenuto, além de acumular experiência como gerente de projetos em empresa júnior. Anuncie seu imóvel grátis na Benvenuto: http://www.benvenuto.com.br