A prática do feng shui, originada na China, é uma análise do que faz (e não faz) a sua casa atraente e convidativa. A noção de preparo do ambiente faz parte da prática do feng shui. Tudo o que nós associamos com a construção do ambiente – de limpar a desordem, usar uma essência perfumada até enfeitar a porta de entrada – são todas estratégias de feng shui.

Feng shui é uma filosofia secular que era usada em casas e em planejamentos urbanos para criar ambientes calmos e harmoniosos e melhorar o fluxo do qi ou energia positiva, que é pensado para beneficiar os ocupantes. Em casas modernas, este fluxo é alcançado pelo layout e colocação de mobiliário e outros elementos de decoração. Ambientes livres de desordem são valorizados, e outras considerações importantes incluem a colocação de espelhos (não em frente à cama) e cores complementares. Em ambientes de estilo feng shui, os cinco elementos da madeira, fogo, terra, metal e água, são usados em combinação para alinhar um edifício, local ou cidade para um equilíbrio saudável.

Existem muitas escolas de pensamento em feng shui, mas a premissa básica é que diferentes espaços e cantos da sua casa representam diferentes áreas da sua vida, como amor, casamento, dinheiro, amigos, carreira, educação, e assim por diante. Se alguns cantos estão ausentes ou incompletos em sua casa – no caso de casas em forma de L ou T, por exemplo, essas partes de sua vida podem ser seriamente afetadas.

O feng shui busca a melhor forma de como equilibrar as energias dos ambientes para garantir a saúde e boa sorte dos que o habitam. Feng (风) significa vento e shui (水) significa água. Para a cultura chinesa, esses dois elementos são associados à uma boa saúde, assim, o bom feng shui passou a significar boa sorte, enquanto o mau feng shui simboliza má sorte ou azar.

Sua prática é baseada na visão taoístas sobre a natureza, particularmente, na ideia de que a terra é viva e está cheia de qi ou energia. As teorias do yin e yang, bem como os cinco elementos do feng shui – madeira, fogo, terra, metal e água, são alguns dos aspectos básicos de análise do feng shui que vem do taoísmo e passam a ser replicadas na construção ou descontração de ambientes, de forma a criar um ponto de equilíbrio para a casa e seus moradores.

Agora que você já conhece um pouco sobre a origem e princípios do feng shui, abaixo estão algumas sugestões para você por em prática em sua casa e deixá-la mais harmoniosa e equilibrada.

Organize os espaços para a visita se sentir bem-vinda

faixada-da-casa-feng-shui

Alguma vez você já entrou em uma festa onde todos os convidados estavam de costas para você? Isso é o que acontece quando você entra em um cômodo e tudo que você pode ver é a parte de trás do mobiliário. Uma simples disposição dos móveis pode afetar o ambiente e deixá-lo mais agradável. A dica é posicioná-los de forma que estejam voltados para a porta de entrada. Você quer que as pessoas se sintam acolhidas naquele ambiente instantaneamente, e isso faz toda a diferença.

Crie um bom fluxo de energia

Um bom fluxo de energia não é somente necessário em festividades. É importante preservar o fluxo na sua vida cotidiana. A regra é manter o espaço clean, facilitando o trânsito. Crie quartos que sejam fáceis de navegar e confortáveis – não um que você se sinta apertado e claustrofóbico. Se isso significa se livrar de algumas peças, tudo bem, porque a forma como os espaços são organizados tem muito poder sobre as pessoas, segundo a filosofia do feng shui.

Fique de olho em mensagens subliminares

Em ambientes como nos quartos, evite usar cores fortes e vibrantes, pois elas são estressantes  e energéticas. Adote cores em tons suaves e claros, já que elas são relaxantes, criando uma atmosfera calma e restauradora. Especialistas na arte do feng shui sugerem que a cama deva ser colocada, preferencialmente, no ponto mais distante da porta. Em outras palavras, você quer ser capaz de ver a porta enquanto está deitado, mas não estar alinhada com a porta. Adicione uma cabeceira sólida, de preferência em um material quente e amigável, como madeira ou couro. Evite colocar materiais de trabalho ou estudo nesses ambientes para que você possa desligar da rotina e realmente descansar.

Não deixe a energia ir pelo ralo

banheiro-feng-shui

Sanitários e ralos levam a energia de um ambiente, sendo assim, mantenha a tampa do vaso abaixada e feche os ralos quando não estiver usando. Mantenha as portas de banheiros e lavabos fechadas. Conserte eventuais vazamentos e gotejamentos. Crie um espaço bonito e organizado. Adicione sabonete, sais de banho e spots para iluminação. Adicione elementos de fogo e terra. É importante deixar esse espaço sempre bem limpo e arrumado.

Deixe a porta da frente acolhedora

A energia entra em sua casa pela porta da frente, então a convide para entrar. Faça sua porta destacar-se ao pintá-la de uma cor que contrate com a da sua casa, adicione um tapete de boas vindas e um vaso de planta. Escolha plantas com folhas arredondadas, pois as folhas pontiagudas podem parecer agressivas. Coloque objetos de proteção, de acordo com sua crença. Os espelhos também são bem-vindos nesses ambientes para afastar energias negativas.

Crie um “espaço da primeira impressão”

Crie um caminho claro para este ambiente com um tapete corrido ou com a arte atraente e acessórios. Para muitos, esse espaço é a sala de estar. Use móveis bonitos e confortáveis e os disponha de maneira que fique convidativo e de fácil acesso. Pendure objetos na mesma altura para criar linhas horizontais visuais fortes, especialmente, se o pé direito for muito alto. Case objetos de decoração com móveis para que eles estejam em harmonia.

Leia também: 3 dicas para deixar sua sala com mais espaço

Reorganize os móveis para melhorar o qi

sala-de-estar-moderna

Um arranjo nos móveis pode criar ou quebrar o fluxo de energia em um ambiente. Se a parte de trás do sofá está voltada para a entrada da sala, a energia rebate direto para fora. Opte por um sofá confortável ou uma poltrona e a coloque em direção à entrada, isso irá melhorar o fluxo de energia, fazendo as pessoas se sentirem bem-vindas. Na sala, o ideal, é abusar de cores mais fortes como o laranja ou vermelho, pois elas oferecem uma sensação de alto astral e causa sentimento de sociabilidade, pois ativa a comunicação.

Dê um jeito na bagunça

Há uma regra que é coerente em toda arrumação de casa: se livre da bagunça. A desordem impede que a energia circule por todo a casa. Desapegue daqueles livros, revistas e outros objetos que você não põe a mão há tempos. Doe móveis antigos, roupas e sapatos, tire todo o entulho que você não usa mais. Guarde somente o essencial.

Dê suporte

Grande mobiliário, como camas e sofás precisam de uma parede sólida de apoio por trás deles, por isso não coloque-os em frente a uma janela. Um grande suporte atrás de sua cama é muito importante para a colocação de um bom feng shui. Isso cria uma energia forte, protetora em torno de sua cama, lhe dá mais poder e capacidade de criar (e manter) a boa energia.

Revigore os sentidos

sino-de-vento-chines

Estimule a energia da sua casa com sons. Uma idéia bacana é adicionar sinos de vento no canto direito em frente a sua casa. Velas aromáticas e odorizante de ambientes são opções para explorar os sentidos e criar harmonia. Opte por aromas leves e frescos. Crie ambientes cleans onde a energia possa fluir naturalmente. Nos quartos, use óleo de lavanda que é bom para relaxar. Pingue uma gota em um pote de cerâmica ou no travesseiro e lençol. Faça com que os móveis e os objetos de decoração conversem entre si e abuse da luz natural do dia.

Leia também: Como decorar sua casa usando a cor laranja

Deixe uma resposta